
Uma empresa de engenharia com sede em Santarém (PA), bairro da Aldeia, foi declarada vencedora em licitação de aluguel de veículos para Prefeitura de Mojuí dos Campos, oeste do Pará. O dono é sobrinho do prefeito.
Apesar do grau de parentesco público e notório entre os dois, o pregoeiro Brian Santos habilitou a Aeli Lima Serviços de Engenharia Ltda a participar do processo licitatório no dia 15 deste mês. Ela ganhou um dos lotes – aluguel de uma caminhonete, cabine dupla, motor 2.0, ano 2020, a diesel e “devidamente licenciada”.
Criada há pouco mais de 1 ano, a Aeli Engenharia pertence a Alessandro Machado Lima Alves, sobrinho do prefeito (e advogado) Marco Antônio Machado Lima (MDB), único homem da família de 4 filhos da ex-vereadora de Santarém Beth Lima.

A licitação deflagrada pela Secretaria Municipal de Gestão Administrativa já foi concluída. Ou seja, todas as etapas, internas e externas, foram devidamente finalizadas.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Pelo aluguel do veículo, o sobrinho do prefeito irá receber a quantia de R$ 7.400,00 todos os meses. O contrato assinado tem duração de 1 ano.
— LEIA também: Mãe de secretário trabalha em escritório de advocacia contratado sem licitação por R$ 360 mil
Procurada, a assessoria do prefeito Marco Antônio disse que “não houve nenhuma ilegalidade” nesse processo licitatório. Sobre a participação do sobrinho do gestor destacou que “não há impedimento legal, pois o artigo 9 da lei 8.666 [Lei de Licitações] não veda participação de parentes, ainda que em primeiro grau”.
“Registra-se que o certame foi público, com a participação de 9 empresas disputando item a item a apresentar a proposta mais vantajosa para a Prefeitura de Mojuí dos Campos”.
Ata da licitação: empresa do sobrinho

Assine e participe, comente no canal do Blog do Jeso no Telegram.
Quanta “coincidência” ou “sorte”, eram nove concorrentes e justamente o parente do prefeito foi quem apresentou a proposta “mais vantajosa” para o município de Mojui. Será o Benedito?