Jatene sanciona lei que reduz duas florestas estaduais na Calha Norte

Publicado em por em Oeste do Pará, Oriximiná, Política

Simão Jatene sanciona lei que reduz duas florestas estaduais na Calha Norte
Floresta estadual de Faro, localizada no Baixo Amazonas. Foto: Socorro Almeida

O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), sancionou a lei aprovada pela Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) que altera os limites de duas flotas (florestas estaduais) na região da Calha Norte – de Faro e Trombetas.

A sanção foi publicada na edição de hoje, 12, do DOE (Diário Oficial do Estado).

A flota de Faro foi reduzida de 613.868 hectares para 525.434,0975 hectares – redução de 14%, enquanto que a flota de Trombetas ficou menor 4% – de 3.172.978,3230 para 3.025.667,1816 hectares.

As áreas excluídas das duas flotas (desafetação) serão destinadas ao uso das comunidades quilombolas de Cachoeira Porteira (Faro) e Ariramba (Trombetas).

Flota de Faro

A floresta estadual de Faro está localizada na Calha Norte do rio Amazonas, no Pará. Essa região abriga o maior bloco de unidades de conservação e terras indígenas do mundo.

Cerca de 98% de sua área é coberta por florestas bem conservadas. É cortada por extensos rios, como Nhamundá e Mapuera. As atividades econômicas praticadas na flota são agricultura, pesca, coleta de castanha-do-pará, extração de madeira e pequenas criações de gado e animais de pequeno porte.

ARIRAMBA

o território quilombola Ariramba está localizado do município de Óbidos. O Incra identificou 27 famílias remanescentes de quilombos residente na área.

Leia também:
Plantio de soja em área desmatada na Amazônia aumenta 4 vezes desde 2012


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *