
Os deputados presentes na sessão de quarta-feira (11) discutiram amplamente e aprovaram projeto de autorização de empréstimo bancário proposto pelo governo Helder Barbalho (MDB).
À unanimidade, em segundo turno, o projeto de lei 234/2019, de empréstimo no valor de R$ 537 milhões foi aprovado. A matéria retornará à pauta da Alepa na próxima terça (17), para votação em redação final.
Pela justificativa, as operações financeiras vão garantir recursos para a execução de várias ações, como investimento nas areas da Saúde, desenvolvimento urbano, saneamento e mobilidade, além de infraestrutura, logística e turismo.
Bem como na aplicação em projetos de implantação de sistemas de drenagem e pavimentação urbana em vários municípios do Pará, além de melhorias na malha rodoviária do estado.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Dilema: enfrentamento
Apesar de algumas posições contrárias, o projeto foi aprovado por maioria dos parlamentares, que entenderam a importância dos recursos financeiros para aplicação em obras essenciais nas áreas de saúde, logística, infraestrutura de estradas e terminais hidroviários.
Para o deputado Bordalo (PT), as operações de créditos são fundamentais para garantir a execução de obras importantes no Estado.
“O Pará vive uma situação delicada. Nós temos uma herança de quase 20 anos de abandono e que não pode ser desprezada em nome de alguns detalhes na tramitação de projetos. Não podemos deixar de votar a favor porque a população precisa de água, saneamento, educação, saúde, estradas, pontes e nós precisamos enfrentar esse dilema com investimentos”, justificou.
“O governo federal está cortando recursos, então é preciso que nós estejamos preparados para dar ao governador do Pará as condições necessárias para trabalhar”.
A deputada Paula Gomes (PSD) votou favorável ao projeto e ressaltou que os recursos financeiros vão promover obras importantes no setor turístico.
“A bancada do PSD votou a favor desse empréstimo e está junto ao governo para que ele possa ter condições de realizar obras de infraestrutura, serviços de saneamento básico para o interior do estado. Nós tivemos 20 milhões destinados ao município de Salinas para construção da orla da praia do Atalaia. Esses recursos vão garantir melhor infraestrutura aos turistas e fomentar a economia da nossa região”, destacou.
Com informações da Alepa
— LEIA também: Henderson reestreia com derrota: PSL pede vistas do projeto de R$ 123 milhões
É a repetição da história do Pará em “bárbaras” mãos, acredito em um final infeliz para o Pará
Jeso, existe um erro nessa redação: “…teve o consenso da maioria…” Nesse caso a redação correta é: ” o projeto teve a aprovação da maioria dos deputados”. Consenso é a representação do todo, não em parte, mesmo que essa parte represente a maioria.
Apenas uma contribuição…..
Corretíssimo, professor. Vou corrigir o texto. Grato.