5 dicas do que os pais não devem publicar em redes sociais de seus filhos

Publicado em por em Educação e Cultura, Internet

Professor da Ulbra em Santarém enumera os cuidados que os país devem adotar para blindar os filhos

5 dicas do que os pais não devem publicar em redes sociais de seus filhos, Internet e crianças

por Clayton Santos (*)

Clayton, professor

Atualmente, é comum encontrar um usuário da internet que está conectado a uma ou várias redes sociais, muitas das vezes, compartilhando fotos, pensamentos e informações.

Infelizmente, algumas pessoas levadas pela ingenuidade, acabam por expor demais suas vidas na Web e, principalmente, a dos seus filhos, comprometendo a segurança deles. Vale ressaltar que ingenuidade e segurança não combinam.

Muitas das vezes, existem aqueles tios, primos, avós, padrinhos e amigos “babões” que adoram compartilhar uma foto do seu filho, sem a prévia autorização. Cuidado!

Converse com eles para que evitem tais exposições. Cabe alertar que, mesmo sem saber, essa exposição excessiva das crianças pode contribuir com tentativas de golpe, pedofilia, sequestro e até mesmo bullying.

Então, vejam algumas dicas do que não postar em redes sociais:

1. Não mostrem as partes íntimas do corpo: Não é nada legal postar fotos de crianças tomando banho ou exibindo partes íntimas do corpo. Isso contribui para o risco de pedofilia. Pessoas mal-intencionadas buscam imagens de crianças peladas na internet e divulgam em sites de conteúdo impróprio.

2. Evitem postar fotos dos filhos com o uniforme escolar: Isso evita que estranhos identifiquem a rotina da criança. Tais informações contribuem para o planejamento do sequestro.

3. Não divulguem fotos/filmes que mostrem a casa ou ambiente de trabalho dos pais: Evitem fotos em que a fachada da sua casa, o nome da rua ou pontos de referências fiquem evidentes. Isso revela a rotina das crianças e dos pais.

4. Não divulguem fotos de criança perto de objetos de valor: Isso pode chamar atenção para os bens materiais da família. Ou seja, ninguém precisa saber que seu filho ganhou um smartphone novo ou qualquer outro objeto de valor e nem mesmo saber o que você possui dentro de casa.

5. Não postem fotos constrangedoras ou engraçadinhas: Algumas fotos engraçadinhas podem, no futuro, constranger seu filho, tornando-o alvo de bullying. Ao mesmo tempo, como nas redes sociais há a facilidade de copiar e compartilhar imagens, algumas delas podem acabar se tornando “memes” e viralizar na internet.

O mundo virtual é repleto de coisas boas. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para não cair em armadilhas, uma vez que cibercriminosos estão atentos a tudo isso.

Portanto, seria ideal que as pessoas utilizassem as redes sociais não somente para expor suas rotinas, mas construir um mundo melhor através do compartilhamento de informações relevantes.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

* É professor universitário do Ceuls/Ulbra, em Santarém.


Publicado por:

3 Comentários em 5 dicas do que os pais não devem publicar em redes sociais de seus filhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *