Secretária na equipe nacional do MEC

Publicado em por em Educação e Cultura

Lucineide Pinheiro (à esq.) na reunião técnica do MEC em Brasília. Lucineide Pinheiro (à esq.) na reunião técnica do MEC em Brasília

Programa do governo federal, a ser tocado pelo MEC (Ministério da Educação), o Mais Educação no Campo tem as digitais da santarena e mestra Lucineida Pinheiro, titular da pasta de Educação e Desportos (Semed) do governo Maria I e II.

Ela foi convidada e participou no início da semana (1º e 2) de uma reunião em Brasília que discutiu a implantação do programa.

Só Lucineide e mais 3 secretários municipais em todo o país integraram a equipe comandada por Jacqueline Moll, diretora de Currículo e Educação Integral do MEC, e que contou ainda com a participação do pesquisador Miguel Arroyo.

O Mais Educação no Campo se propõe a fortalecer a diversidade e agricultura familiar, com políticas específicas para a especificidade do campo e prevê a educação integral, com diversas atividades, como esporte, artes, cultura e lazer, em espaços da própria escola ou da comunidade.

– O programa será uma forma de trabalhar a sensibilidade na formação humana e tornar as manifestações culturais mais intensas nas escolas rurais, que é uma decisão do governo Dilma – afirma a secretária.

Leia também:
Celso Amorim, o novo ministro da Defesa.


Publicado por:

18 Responses to Secretária na equipe nacional do MEC

  • Caro Jeso,
    Conheci a professora Lucineide Pinheiro na Universidade Federal do Pará onde cursei pedagogia e ela foi uma das professoras que além de me ensinar as lições que um profissional precisa aprender me ensinou com suas palavras e ações que educação é missão de vida, é escolha pessoal e profissional. Não tenho nenhuma dúvida de que a Educação Municipal caminha a passos largos e é referência a nível nacional pela determinação e competência que a professora Lucineide tem para liderar a equipe de profissionais da Secretaria de Educação. Não quero entrar no mérito da questão política partidária, pois respeito as decisões da professora sobre esta questão assim como tenho certeza de que ela respeita as decisões que o nosso partido toma. Professora, que seus olhos continuem a brilhar ao falar da educação em Santarém, que seu coração pulse de felicidade e de prazer em servir o povo de Santarém por meio da educação. Conte comigo nesta missão.

  • Olá Jeso,

    Em resposta aos comentários de Lucas e Conceição Pereira, informamos que a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Santarém (Semed) desconhece atitudes que garantam mau tratamento aos usuários, considerando que todas as demandas da sociedade são atendidas e respondidas.

    Na secretaria existem divisões, setores e coordenações que respondem por áreas específicas, visando acelerar o processo de atendimento as comunidades. A secretária Lucineide Pinheiro atende semanalmente diretores de escolas da área urbana e rural, acompanhando as atividades pedagógicas e respondendo as solicitações, além de atender diariamente lideranças comunitárias, associações e conselhos que buscam informações ou soluções de problemas.

    Desconhecemos qualquer tipo de maus tratos por nossos servidores ou morosidade no atendimento na pasta da educação municipal, pois atender bem a comunidade é nosso objetivo e de todo o governo.

    Assessoria de Comunicação
    SEMED – Santarém

  • Acredito que os méritos, competência e respeito estão presentes no trabalho da Profa. Lucineide Pinheiro. Ouvi e não foi apenas uma vez de pessoas ligadas diretamente ao Ministério da Educação que os olhos da professora secretária brilhavam quando falava da educação do município de Santarém. E brilhavam e ainda brilham, mesmo diante de tantos desafios, porque foi possível perceber o potencial que a educação tem na transformação da vida das pessoas e da sociedade. O Mais Educação do Campo vai trazer impactos significativos em termos de qualidade para as escolas da região rural, principalmente, aqui da Amazônia. Este é um fato novo no cenário educacional que não podemos perder de vista: efetivação de políticas educacionais de ampliação da jornada escolar considerando as peculiaridades das escolas do campo. Mais Educação deve levar em consideração o contexto das escolas enraizadas neste solo no coração da Amazônia que fazem um mosaico diferenciado das escolas urbanas. Existem saberes, paisagens, povos, mitos, crenças, etnias, floresta, culinária, cultura, profissionais da educação, estudantes, famílias que precisam ser consideradas. Saber que nós temos a Prof. Msc. Lucineide Pinheiro participando dessas discussões no âmbito do MEC nos confere a certeza que temos uma pessoa que representa à altura os anseios e inquietações amazônicas, pois, a sua origem, história, produção intelectual estão intimamente ligadas a este chão. Parabéns Professora e que Deus a abençoe sempre!!!!

  • JOSÉ ANTONIO ROCHA – SEC. TRANSPORTES, lUCINEIDE PINHEIRO – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, INÁCIO CORRÊA SECRETÁRIO DE GOVERNO,EVERALDO MARTINS- SEC DE PLANEJAMENTO, KÁSSIO PORTELA- SEC DE ADMINISTRAÇÃO. NOMES QUE SANTARÉM DEVEM MANTER NO SEU QUADRO POLITICO LOCAL NA MINHA CONCEPÇÃO!

  • Com super projetos super tudo super Parabéns super sec de turismo prof de matematica arildo . Tai a prova que quando se coloca alguem que entende da area a coisa funciona. Professor vá prasala de aula de voce nunca deveria ter saida la voce entende.

  • Indiscutivelmente a melhor Secretária de Educação já teve em toda a sua história, parabéns a Professora Lucinheira… Merecedora de todo e qualquer elogio.

  • Parabéns a Lucineide Pinheiro pela conquista……………Projeto também piloto no Brasil que apesar de não ter muita divulgação na mídia local foi o PSF FLUVIAL primeiro do Brasil a ser implantado pelo então secretário de saúde José Antonio Rocha, capetaneado pelo ministro temporão PMDB o que levou santarém a conseguir mais um navio de ferro que esta sendo construido no estaleiro gamboa!!! Lucineide Pinheiro esta ofuscando Inácio Corrêa. vaselinal, só é bom no ínicio da relação e a mulher pode ser o nome que os partidos aliados devem sugerir para ser a candidata a prefeita!!!!!!

    1. rochinha e lucineide/////////////// lucineide e rochinha. boa chapa a ser estudada!!!!!!! jeso sou também moradora da cohab e a nossa UPA esta desacelerando chegando até a parar em alguns dias. O Q ESTA ACONTECENDO????????

  • Lucineide, sem dúvida, você merece nosso reconhecimento. E nos orgulha também por seres egressa do Campus da UFPA/Santarém e integrante do corpo docente da “nossa” federal. Isso também demonstra que é importante que os governantes coloquem na gestão educacionais pessoas que conhecem o assunto, e não apenas políticos profissionais (com ou sem mandatos) ou suas esposas, como ocorria em tempos passados. Claro que aquelas “espécies” nunca estariam nestes espaços de discussão, pois nem teriam o que discutir.

  • Não sei não, mas o Tartarugão do Alessandre Vão, do jeito que ele anda a passos de cágado e escudeado pelo seu parceiro político que não lhe dá suspiro. Até parece que não fez uns três ou cinco cursos universitários. Vou pensar mais um pouco, se essa senhora Professora e educadora das melhores de Santarém – Lucineide Pinheiro. Parabéns, que você é merecedora dos seus próprios méritos profissionais. Espera aí, parece até que já estive na casa dela, acompanhando o professor José Alves Sobrinho. Ela é gente fina sim senhor. Se a eleição fosse como a corrida de São Silvestre, a professora seria a futura prefeita de Santarém. Mesmo assim, que ela seja candidata e tire a Empáfia de quem acha que já está eleito. Poderei até pedir votos para ela, pois, ela tem minha simpatia e admiração.

  • Está provado que quando se trabalha com pessoas competentes e sérias a frente dos orgãos públicos os resultados são sempre de qualidade para a população. Se Maria tivesse colocado gente com o perfil de Lucieneide nas outras secretarias Santarém estaria muito melhor, para além do que disse Nelson Vinennci aqui neste blog e que concordo com todas as suas afirmações. Imaginem a SEMAB sem os “Figueiredos”; a SEMMA sem os “Correas”; A sec. de Portos sem os “Coimbras”, a sec. de habitação sem os “Frazão”, não tinha pra niguém nas próximas eleições. O dia que essa senvergonice de os cargos servires os interesses das oligarquias o povo será bem mais servido. Temos que acabar que esse processo do poder servir aos interesses dos que menos precisam.

  • So falta melhorar o tratamento as pessoas na semed que é o pior dentre as secretarias do governo da Maria II

      1. A IGNORÂNCIA CAMINHA JUNTO COM A SUA PERFORMANCE SOU MAIS O INÁCIO CORRÊA E ZÉ ANTONIO ROCHA, PARA COMBATER VON E NÉLIO AGUIAR!!!!!!É SO TAPAR OS BURACOS ASFALTAR NOVAS RUAS E A PROPAGANDA SERÁ A COMPARAÇÃO DE 8 ANOS DE MAIA COM 8 DE MARIA. ALIADOS DOS DOIS QUE TIVER A MELHOR AVALIAÇÃO SERÁ O PREFEITO EM 2013!!!!!!

  • “Porque não basta compreender, é preciso fazer. O nosso fim, o fim último, não é desenvolver em nós ou em torno de nós o máximo de consciência, o máximo de sinceridade, mas assumir o máximo de responsabilidade e transformar o máximo de realidade à luz das verdades que tivermos reconhecido.” (Emmanuel Mounier).

    Parabéns Professora Lucineide. Com o pensamento de um de teus filósofos preferidos, felicito-te por mais uma conquista em tua trajetória profissional.
    Nunca dantes na história da Educação em nosso município fomos tão longe… Fico feliz de um dia ter trabalhado com você e visto com meus próprios olhos sonhos tornando-se realidade. Pois “Quase se poderia dizer que só existo na medida em que existo para o outro e, no limite: ser é amar”.

    1. Everaldo, essa notícia só vem confirmar o que escrevi a respeito desta respeitada gestora pública, está aí o reconhecimento nacional pelo trabalho desenvolvido por Lucineide.

      “Só Lucineide e mais 3 secretários municipais em todo o país integraram a equipe comandada por Jacqueline Moll, diretora de Currículo e Educação Integral do MEC”.

      Olha só, quanto orgulho para os santarenos. Só não percebe os avanços do governo Maria, quem é um verdadeiro idiota, perdido no ranço partidário politiqueiro imbecil, que veda os olhos do caboclo, obrigando o enjoado a só ver buraco na frente dele, perecendo um descendente do pré histórico tatu.. rs!
      Um abraço irmão!

      1. Li ALGUNS comentários criticando seu texto ressalvando a professora Lucineide como uma das exceções.
        Só um mordomo mal humorado que chega se apropriar de obras e conquistas das outras esferas, enxerga só virtudes em uma administração que deixa a desejar, ao ponto de incentivar comparação imbecil quem mais jogou asfalto nas ruas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *