Seminário discutirá aproximação entre a univerdade e os movimentos sociais

Publicado em por em Eventos

A universidade e os movimentos sociais é o tema do seminário promovido pela UES (União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém) e que será realizado na sexta (13) e sábado (14) no auditório central da campus local da UEPA (Universidade Estadual do Pará).

O evento é 2º módulo do I Circuito Universitário de Seminários e Debates, iniciativa da UES  que aborda temáticas variadas, tendo como pano de fundo a situação da educação superior brasileira e sua conexão com as grandes questões da realidade social brasileira.

O objetivo do seminário é proporcionar um espaço de aproximação da comunidade universitária de Santarém com militantes e entidades do movimento social, permitindo a elaboração de propostas de atuação conjunta entre esses dois segmentos.

Para o coordenador UES, Ib Sales Tapajós, a universidade e movimentos sociais devem estar unidos na construção de um novo projeto de sociedade, mais justo, solidário e inclusivo.

– O conhecimento científico produzido pela comunidade acadêmica deve se somar aos conhecimentos empíricos e populares produzidos na realidade social que está além dos muros da universidade – defende o líder estudantil.

As inscrições para o seminário podem ser feitas na sede da UES (Trav. Turiano Meira, 187, altos, entre São Sebastião e Mendonça) no valor de R$ 5,00, com direito a certificado de 16 horas de atividades.

PROGRAMAÇÃO

Dia 13/08 (Sexta)

14h – Mesa de abertura

15h – Palestra de abertura: A Universidade, os Movimentos Sociais e a construção de um novo projeto de nação
Prof. Dr. Florêncio Vaz (Antropólogo)

16h30min – Mesa de exposição: Experiências de interação da Universidade com a sociedade na Amazônia

Solange Ximenes (Doutora em Educação e Coordenadora do Projeto Fomazon)
Representante do Projeto Operação Sorriso, do curso de Medicina da UEPA
Representante da Divisão de Educação no Campo do INCRA – a confirmar
Sheila Braga (Diretora da UES e participante do 1º EIV-Pará)
Representante do Projeto “UEPA na comunidade”

19h – Debate: Movimentos sociais da educação e ensino público no Brasil
Bruno Lima (Coordenador geral do DCE da UEPA)
Alípio Gomes (Presidente do Conselho Municipal de Educação)
Representante do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (SINTEPP)
Ib Sales Tapajós (Coordenador geral da UES)

Dia 14/08 (Sábado)

9h – Oficinas temáticas:
I) Reforma urbana e direito à moradia em Santarém
II) Reforma agrária na Amazônia
III) Organização estudantil

14h – Fórum Social Pan-amazônico em Santarém
Comissão organizadora do V FSPA

15h – Debate: A construção de Hidrelétricas na Amazônia: ontem o rio Madeira, hoje o Xingu, amanhã o Tapajós.
Pe. Edilberto Sena (Aliança Tapajós Vivo)
Tibério Allogio (Sociólogo, diretor do Projeto Saúde e Alegria)
Dilaelson Tapajós (Engenheiro civil, doutor em Recursos Hídricos)
Representante da Diretoria de licenciamento ambiental do IBAMA – a confirmar
Gilson Costa (Doutor em Ciências Sociais, professor da UFOPA) – a confirmar


Publicado por:

6 Responses to Seminário discutirá aproximação entre a univerdade e os movimentos sociais

  • “Santareno”, você quer uma mudança?!
    O estudante paga hoje em Santarém R$ 0,65 por uma passagem de ônibus, enquanto a tarifa normal é de R$ 1,70.
    Através das inúmeras manifestações do movimento estudantil contra os reajustes tarifários, a maior parte delas liderada pela UES, a prefeitura de Santarém resolveu em 2008 congelar a meia-passagem estudantil em R$ 0,65. E desde lá esse preço não sofreu alteração.
    Bondade da gestora municipal? Não. Pressão estudantil!

    1. Srs. Ib e José Wilson, qual foi o resultado desse I Circuito Universitário de Seminários e Debates?

      Estudante santareno.

  • Santareno,

    O evento nem ocorreu e você já está criticando.
    Normalmente quem tem medo das propostas de mudanças para nossa sociedade, é porque lucra com a atual situação ou é alienado político.

    1. José Wilson,

      Que mudanças vc pode citar que a UES fez na sociedade? Essa entidade só faz agitar e nada mais!

      Santareno.

  • É interessante notar que todas as vezes que este blog divulga matérias sobre a UES aparece um ou outro comentário desvirtuando nossas atividades.
    Mas quem conhece a entidade sabe que não passam de críticas sem fundamento. Tanto é que, apesar das dificuldades, sempre conseguimos aglutinar um bom número de participantes nos nossos eventos.
    Por exemplo, ano passado realizamos o V Congresso Universitário de Santarém no campus da então UFPA, que contou com cerca de 400 acadêmicos de várias instituições.
    Este ano o primeiro módulo do Circuito, realizado na ULBRA, contou com mais de 300 participantes.
    Nossa principal diretriz é ampliar o movimento estudantil, sempre envolvendo novas pessoas. Por isso esses seminários, debates e eventos do tipo.

  • Sinceramente, essa classe é muito radical em seus pensamentos, nesse seminário vai comparecer meia dúzia de estudantes, e alguns agitadores pedindo voto! A classe estudantil de Santarém deveria ser melhor representada.

    Santareno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *