Vitrine “Princesa do Trombetas” em Oriximiná

Publicado em por em Eventos, Oeste do Pará, Oriximiná, Política

Layout Vitrine cultura finall

A Secretaria de Cultura de Oriximiná realizará hoje (13) o evento “Vitrine Cultural Princesa do Trombetas”, com abertura prevista para as 9h, no Ciaca.

O evento incluirá uma série de palestras promovida por professores e pesquisadores acerca da história da cidade. Terá ainda três amostras fotográficas:

“De Uruá-Tapera à Oriximiná”, que será exibida na Praça Santo Antônio e apresentará 20 peças fotográficas de acervos familiares organizados pela Diretoria de Cultura;

“Noturno”, um ensaio documental assinado por Hamilton Souza e que retrata a cheia 2013 na orla da cidade vista à noite, e

“Oriximiná em Miniaturas”, um trabalho do fotógrafo santareno Ádrio Denner, que comanda o Fotoclube Tapajós e em nome da instituição desenvolve o incentivo a prática artística da fotografia na região.

Há na programação uma especial apresentação dos compositores nativos Tirson Givone e Nelson Vinencci, que convidam demais participações especiais de artistas que cantam à Princesa do Trombetas.

Marcio Couto Henrique, da UFPA (Universidade Federal do Pará), apresentará em sua palestra um trabalho dedicado a biografia do padre Nicolino José Rodrigues de Souza, que nasceu índio, foi acolhido em meados do século 19 pelo pai do escritor Inglês de Sousa – fundador da Academia Brasileira de Letras. Nicolino é tido como fundador de Oriximiná.


“Nosso trabalho é trazer a luz da ciência a discussão a cerca da história do município”, diz Hamilton Souza.

As exposições fotográficas serão exibidas nas escolas do município durante o mês de junho, em julho a exposição virá à Santarém e findará no primeiro sábado de agosto com um leilão das peças em Oriximiná. O recurso será revertido para as ações da Secretaria de Cultura.

O evento é uma realização da Prefeitura de Oriximiná e tem o patrocínio do Projeto Conexão Comunidade, MRN e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e parceria com Foto Clube Tapajós.

Fonte: Prefeitura de Oriximiná


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *