por Sidney Canto

Dia 16 de setembro

Blog do Jeso - selo históriaNa Amazônia
1925 – O Padre Antonio Maria da Cunha e Silva, natural da cidade de Prainha, é nomeado cônego do Cabido Metropolitano do Pará e o cônego Irineu Modesto Rebouças, ex-pároco de Santarém, passa de honorário a efetivo do mesmo cabido.

No Brasil
1854 – É inaugurado, no Rio de Janeiro, o Instituto dos Meninos Cegos, criado pelo imperador Dom Pedro II e do Visconde de Bom Retiro. O primeiro diretor do instituto foi o dr. José Francisco Sigaud.

No Mundo
1769 – O rei Dom José I, de Portugal, concede o título de “Marques de Pombal” ao seu primeiro ministro, Sebastião José de Carvalho e Melo. Apesar de receber o alto título, a nobreza portuguesa não via com bons olhos a atuação personalista do ministro, e bastou que o rei morresse para que sofresse o ostracismo.

Leia também:
Anunciada a descoberta da penicilina.
Pedro I toma posse na Maçonaria do RJ.
Inicia a “Semana da Lepra” em Santarém.
Navio leva jesuítas deportados para Portugal.
12 anos do 11/9.
Mendonça Furtado “entrega” jesuítas a Pombal

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Ministro recebe título de Marques de Pombal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Elbio Pedroso disse:

    1769 – O rei Dom José I, de Portugal, concede o título de “Marques de Pombal” ao seu primeiro ministro, Sebastião José de Carvalho e Melo

    Não houve, Não há e nem haverá, em Portugal, um Estadista como este VARÃO.

    O legado que deixou para seu pais é extraordinario.

    Será Eternamente o ” Cara” de PORTUGAL.