Sucessor de Bento 16 não deve sair amanhã

Publicado em por em Internacional

papa
Bento 16: sucessor não deve ser anunciado amanhã
Agência Brasil

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, indicou hoje (11) que o sucessor do papa emérito Bento XVI não deverá ser escolhido amanhã (12), quando começa o conclave.

Em tom bem-humorado, Lombardi indicou a tendência ao descrever como será emitida a fumaça, que ocorre após cada votação.

“Provavelmente, a fumaça escura deverá durar alguns minutos [amanhã]”, disse ele, ao fazer um balanço sobre a décima e última reunião que antecede o conclave, realizada hoje.

O porta-voz referiu-se à emissão da fumaça, na Capela Sistina, assim que é encerrada a votação no conclave. A fumaça na cor escura surge quando não há consenso. A fumaça branca é emitida quando é eleito o papa – aquele que obtém dois terços da maioria, no caso 77 votos favoráveis.

Lombardi disse que 152 cardeais estiveram presentes, dos quais 115 têm direito a voto no conclave. No total, 28 cardeais fizeram intervenções nessa última reunião. Mas, no total, durante as dez reuniões, 161 falaram ao longo dos últimos dias.

Na última reunião preliminar, o administrador interino da Santa Sé, Tarcísio Bertone, fez um balanço da situação financeira do Banco do Vaticano. No momento, há uma série de informações, publicadas na imprensa internacional, sobre desvios de recursos na institutição. Mais uma vez, os cardeais discorrerram sobre o perfil do sucessor de Bento XVI. Mas Lombardi não entrou em detalhes.

Leia mais em Escolha de sucessor de Bento XVI dificilmente sairá amanhã, indica porta-voz.

Leia também:
Bento 16 muda regras de sua sucessão.


Publicado por:

3 Responses to Sucessor de Bento 16 não deve sair amanhã

  • ELEIÇÃO NO VATICANO:
    As eleições para Papa estão entre as mais misteriosas da história, sem candidatos declarados e com mais blefes do que num jogo de pôquer. Nenhum cardeal pode fazer campanha abertamente por um cargo cuja eleição seria inspirada pelo Espírito Santo,que Espírito é esse, em ? O Espírito que habita no Vaticano é o Espírito do Demônio, do Satanás, só pode: O Vaticano, que é um Estado. E como tal tem suas mazelas, seus subterrâneos, suas podridões. O grande fantasma que assombra o Vaticano é o envolvimento com o submundo do crime e crime pesado.
    Quanto Hipocrisia…..quanta hipocrisia, seu Papa ( ainda bem já vai tarde)
    Mas, nos bastidores, em reuniões por detrás das espessas muralhas vaticanas e em jantares nos mais elegantes Restaurantes de Roma, os cardeais-eleitores avaliam potenciais candidatos entre seus pares e lançam sutis sugestões a observadores da Santa Sé na mídia sobre quem está em alta ou em baixa.
    Farei como os romanos irreverentes como “totopapa” (algo como “loteria papal”).
    Minha aposta será…… será ….. um dos dois:
    1)-Cardeal Tarcisio Bertone.
    2)- Cardeal Gianfranco Ravasi.

  • Jeso só agora entendi porque o Papa vai virar vice papa, olha só a cruz de malta.

  • Que o espirito Santo ilumini no caminho da melhor direção.
    E ate o Papa renunciou ao cargo e Edie Boçal Ribeiro e Milton Cipoal Maia não renunciam?
    Pergunta não quer calar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *