
Membros da família Pingarilho, que atua no ramo de panificação em Santarém (PA) e que tem na Massamix sua marca mais famosa, estão envolvida em um esquema de fraude fiscal superior a 2,6 milhões de reais.
O débito da empresa-mãe (L. de Oliveira Moreira Panificadora, a Massamix nº 1) da família criada em dezembro de 2015 é de exatos R$ 2.691.168,06, segundo cálculo mais recente do fisco estadual (Sefa).
Para não pagar a dívida tributária (relativo a ICMS declarados e não pagos), os envolvidos na fraude começaram, a partir de 2017, criar novas empresas – com funcionamento no mesmo endereço, mesmo nome de fantasia (Massamix), mesmo e-mail, idêntico número de telefone e atividade comercial (comércio varejista padaria e confeitaria com predominância de revenda) comunicada à Receita Federal.
Ao todo, já foram criadas 4 novas empresas.
— ARTIGOS RELACIONADOS
“Essa é uma fraude usada para burlar o fisco em caso de empresas que estão endividadas. O modus operandi é o seguinte: cria-se uma ou mais empresas novas, e elas assumem as operações da empresa devedora, mas não assumem as dívidas. A nova empresa assume os negócios, trazendo com ela os clientes e os direitos da devedora. Assim, as dívidas e a má reputação continuam com a empresa mais antiga, e a nova fica com o nome limpo na praça”, explicou um especialista ouvido pelo JC.
O Estado do Pará foi à Justiça em Santarém e, em ação cautelar fiscal, com pedido de liminar (decisão urgente), para ordenar uma série de ações com objetivo de barrar a continuidade do esquema criminoso.
Em liminar nesta terça-feira (30), o juiz Claytoney Ferreira, da 6ª Vara Cível e Empresarial, decretou, entre outras medidas, o bloqueio dos bens de todas as pessoas físicas (4 no total) envolvidas na fraude.
O magistrado reconheceu, ainda, que a empresas criadas fazem parte de um só “grupo econômico”, para fins de cobrança da dívida tributária de R$ 2,6 milhões.
Os acusados
- Lucas de Oliveira Moreira, cunhado de João Pingarilho.
- João de Nazaré Pingarilho Neto;
- Larissa de Oliveira Moreira Pingarilho, irmã de Lucas e esposa de João.
- João Victor de Oliveira Pingarilho, filho de João.
Outro lado
O JC tentou contato os citados na matéria, mas não conseguiu. O espaço está aberto para o contraponto da família.
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Sem querer defender estas empresas, mas os Impostos caríssimos e a explicação é simples. Empresa deste tamanho é taxada em 30% ou mais sem falar na folha de pagamento que custa 51% a mais em média que empresa comum mas o detalhe é que em Santarém 90% não recolhe nem 1%, ou seja, praticamente nada, empresa de caráter informal, deveria diminuir os impostos dos que realmente produzem para dai o estado ter moral pra cobrar. O Jeso mesmo duvido que paga um real de imposto, desafio mostrar sua declaração e se topar o desafio, mostro a minha.
Agora falar de Ladrão, já vêm na nossa mente o santo anjo 😇 de 19 dedos. Esse rouba até pano de Ferida. Pt partido das trevas.
Empresários petistas se existem estão pendurados nas torneiras do estado. Pra empresas grandes, fora do simples os impostos são impagáveis e a sonegação é uma arma.
Gente vocês tem um ódio bem grande no coração de vocês
Não se trata de bolsonarista ou lulista
E sim de um crime fiscal
Vocês estão doentes demais
Esse tipo de crime só acontece por brechas no fisco e nas leis
E o crime da verdade não é somente dele tem outros profissionais envolvidos.
E infelizmente não é somente ele que faz isso em Santarém e no Brasil essa prática é bem simples (infelizmente ).
O comentário do Waldir exemplifica bem o bolaonarismo. Ele exalta o crime praticado pelos que ele defende, encoerentemente diz que falta pessoas sérias na justiça e política e como não poderia faltar coloca a culpa no Lula. Hipocrisia!
O comentário do Waldir exemplifica bem o bolaonarismo. Ele exalta o crime praticado pelos que ele defende, encoerentemente diz que falta pessoas sérias na justiça e política e como não poderia faltar coloca a culpa no Lula. Waldir é típico “cidadão de bem” aqueles que atribuem aos outros aquilo que lhes é peculiar.
Isso porque os evangélicos se dizem justos, sem pecado, tementes a Deus, mas………….
Waldir, muito “nobre” da tua parte assumir que és ladrão, que tu farias a mesma coisa que os Pingarilhos estão fazendo. Ou tu és muito burro a poste de perceber que quem burla o fisco, e deixa de pagar tributos e ainda usa meios fraudulentos para escapar da dívida, ladrão é. Aliás, tu tens todas as características de bolsonarista, logo, concluo que és ladrão burro.
Waldir, o Lula não deve nem dormir preocupado contigo, e o ladrão de joias, não fala nada?
Se isso for verídico, PARABÉNS para os Pingarilho. Eu faria muito mais para não estar FOMENTANDO O LADRÃO DE 9 DEDOS E SUA QUADRILHA, e agora chegou o chefe do Cartel. Falta de Hemens sérios na política e na justiça no Brasil.
Gente de bem,patriotas, Deus,pátria e família.
Meu voto nunca teve e jamais vai ter. Bora votar certo meu povo.