De parada cardíaca, morre ex-dirigente do Incra em Santarém; Kokai tinha 83 anos

Publicado em por em Memória, Obituário

De parada cardíaca, morre ex-dirigente do Incra em Santarém; Kokai tinha 83 anos
Masayoshi Kokai com o neto Carlos Alberto e a esposa Rosilda. Morte de parada cardíaca. Foto: Arquivo familiar

Aos 83 anos, morreu nesta quarta-feira (10) o procurador federal aposentado e ex-dirigente regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Santarém (PA) Masayoshi Kokai. Estava em casa, quando teve um mal-estar nesta manhã. Foi levado às pressas ao hospital municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, onde faleceu de parada cardíaca – diversas e consecutivas.

CONFIRA: Justiça determina que União retire Alenquer da lista de “nomes sujos” no Cauc.

Nascido em Parintins (AM), tinha 83 anos. Era casado há 42 anos com a santarena Rosilda Kokai. Tinha 3 enteados que os considerava como filhos: Roberta Merabet, Roberto e Alberta Riker.

Formou-se em Direito na UFPA (Universidade Federal do Pará) e trabalhou como servidor público federal efetivo na AGU (Advocacia Geral da União), onde se aposentou no topo da carreira há 12 anos. Sempre atuou no Incra.

O velório está sendo realizado na capela da Pax Jardim e o sepultamento foi marcada para amanhã (11), às 9h no cemitério de N. S. dos Mártires, área central da cidade.

No Incra, Kokai teve atuação exemplar na condução da reforma agrária no oeste do Pará na década de 1980, quando seu nome virou referência em Brasília (DF) em direito agrário na Amazônia. Sua competência e retidão no comando do Incra também se sobressaiu.

A subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Santarém publicou nota de pesar, assinada pelo presidente Ítalo Melo, logo após o falecimento do procurador. Eis a íntegra:

Nota de Pesar

A Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Pará-Subseção Santarém, por meio de sua Diretoria e Conselho Subseccional, expressa sentimento de profundo pesar, pelo falecimento do advogado Massayoshi Kokai, ocorrido nesta quarta-feira (10/11), no Hospital Municipal de Santarém, decorrente de uma insuficiência cardíaca.

Massayoshi tinha oitenta e três anos, exerceu ao longo da vida atividade de Procurador Federal, lotado na Advocacia Geral da União em 1976, mas desde 1975 pertencia aos quadros da Ordem no Pará.

O velório acontece na Pax Jardins e o sepultamento nesta quinta-feira (11/11), às 9:30 no cemitério Nossa Senhora dos Mártires.

Nessa oportunidade, a Subseção Santarém presta sua solidariedade aos familiares e amigos, bem como aos servidores da AGU.

Kokai, esposa e filha Alberta na festa de seus 72 anos. Foto: Arquivo BJ


Publicado por:

4 Responses to De parada cardíaca, morre ex-dirigente do Incra em Santarém; Kokai tinha 83 anos

    1. Obrigada , Sr. Edno , em nome de minha família. Muito obrigada. Já deixo aqui nossa gratidão ao Sr. Edno , e a quem mais se manisfestar de modo solidário e com amor cristão. Gratidão .

  • Jeso , externo em nome da minha família ,nossa profunda gratidão pela sua bela homenagem ao Kokai . O seu relato jornalístico verdadeiro , o seu Blog sério , honrado . O Kokai realmente combateu o bom combate. Cumpriu a Missão dele de modo simples e fantástico. Deixou saudades . Muita .Ele fez parte da história BOA de Santarém e oeste paraense . Obrigada , amigo querido . PS: ele adorava vc , Jeso , o saudoso Celivaldo., o Fabiano ,todos os seus irmãos . Nossa gratidão eterna a vc e a seus irmãos por terem sido anjos de luz na vida do Kokai .

    1. Kokai, com toda certeza, cumpriu com zelo e retidão a sua missão entre nós. Descanso eterno a ele e conforto a teu coração e de teus familiares, Alberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *