Arquivo e texto de João Evangelista Souza da Fonseca

Monte Alegre nos anos 1950. Frente da Cidade Baixa, hoje principal área de comércio da cidade. Ao fundo, à direita, o prédio construído por uma família de italianos que continua de pé. Logo atrás, a igreja de Santa Luzia. O prédio de dois pisos à esquerda é antiga prefeitura municipal, demolido nos anos 1980.
Veja também:
Correios e Telégrafos.
Bar Mascote.
Rua Lauro Sodré.
Trapiche em Monte Alegre.
Seminário São Pio X.
Morro da Fortaleza.
Altar de N.S. da Conceição.
Participe também da seção “Retrovisor”. Mande fotos antigas de sua cidade para o blog. E-mail: jesocarneiro@gmail.com
Jeso,
As pessoas que aparecem na foto estavam reunidas na frente do Trapiche Municipal. Em Monte Alegre até alguns anos atrás quando as praças existentes em frente a igreja matriz de São Francisco foram construídas e o centro comercial migrou para a Cidade Alta, todas as reuniões aconteciam nesse espaço. Desde comícios políticos a simples fixação de faixas de divulgação…tudo enfim, era direcionado para esse espaço. Quando menina na década de 70 frequentei esse espaço com meus familiares. A serra que aparece ao fundo na foto ainda é mantida até os dias de hoje com sua cobertura vegetal e é lá que encontramos o Pouso das Graças, uma das atrações turísticas de Monte Alegre. Infelizmente, fora o prédio citado pelo João, os demais todos foram demolidos e substituídos.
Parabéns pela iniciativa de olharmos pelo retorvisor. Nos ajuda a contar a nossa estória de vida para nossos filhos. Acredito que boa parte da população atual da cidade desconhece esse passado.
Que viagem legal ao passado, Adriana! Tuas informações, oportunas, qualificaram ainda mais a colaboração fotográfica-textual do João Evangelista. Obrigado aos dois!
Valeu Jeso, brevemente termos mais.
abraços!