Bolo e réplica do Tucunaré pelos 103 anos da Capitania dos Portos em Santarém
Bolo e réplica do Tucunaré, mais uma embarcação da família Mota da Silva. Fotos: Arquivo familiar Mota da Silva

por Nerivaldo César Mota da Silva (*)

Simbolicamente parabenizamos a Capitania dos Portos de Santarém pelos seus 103 de existência. Somos um família advinda do interior, mais precisamente da região de várzea.

Nossa história com os rios e, portanto, com a navegação é muito forte. Afinal, os rios sempre foram nossas ruas.

 

Ao longo de décadas, desde meu avô, pai, tios, sobrinhos e agora meu irmão, sempre tivemos barcos. Mais de duas dezenas deles, acredite.

Para registrar nosso carinho e respeito por tão importante instituição que é a Marinha do Brasil na Amazônia, mais especificamente a Capitania de Santarém, levamos a réplica do nosso barco denominado Tucunaré até a frente da capitania e lá, com um bolo, a parabenizamos.

Com isso, reconhecendo sua importância na defesa da navegação amazônica, na valorização da vida dos seus ribeirinhos, enaltecendo sua preocupação com a prevenção aos casos de escalpelamento e salvando vidas quando doa coletes salva-vidas aos navegantes.

LEIA também: A Sentinela do Tapajós: 103 anos de existência. Por Eládio Delfino Neto

Um dos meus irmãos, inclusive, do primeiro casamento do papai, nasceu dentro daqueles antigos “batelões”, quando papai viajava trazendo a esposa para realizar o parto aqui na cidade. Nasceu em plena navegação.

O bolo foi entregue ao sargento que estava na portaria da delegacia e foi ofertado, simbolicamente, a todos os marinheiros que são lotados no órgão atualmente.

Em meu nome, do meu irmão Marcos Adriano (dono do Tucunaré) e da nossa matriarca, Maria do Socorro Silva (que conhece esse rio Amazonas como ninguém), os nossos parabéns à Capitania dos Portos em Santarém.

Nerivaldo César e o bolo dos 103 anos entregue à Marinha

— * Nerivaldo César Mota da Silva é oficial de Justiça do TJ do Pará


📹 Confira no canal do Blog do Jeso no Youtube as CINCO notícias mais acessadas da semana de 13 a 19 de fevereiro de 2021. Além de dezenas e dezenas de vídeos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *