Folha destaca entreposto da ZFM em Santarém

Publicado em por em Negócios, Oeste do Pará

O jornal Folha de S. Paulo publicou na sua edição de hoje (18) matéria sobre a criação do entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM) em Santarém, cujo protocolo foi assinado há 8 dias entre os governos do Pará e Amazonas na capital baré.

A oficialização do entreposto deve ser anunciada no próximo mês de outubro, em reunião ordinária do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

Abaixo, a íntegra da reportagem.

Estrelinha

Entreposto da ZFM em STM

Os governos do Pará e do Amazonas assinaram um protocolo para a criação de um entreposto da Zona Franca de Manaus no município paraense de Santarém.

A nova estrutura de armazenagem e distribuição poderá reduzir em até dois dias a entrega dos produtos com destino às regiões Sul e Sudeste, segundo os Estados.

O objetivo é movimentar as cargas por navio até Santarém e, em seguida, por rodovia até Cuiabá (MT). Hoje, o transporte fluvial tem de ser feito até Belém (PA).

O acordo formalizado prevê a suspensão do ICMS das mercadorias fabricadas no polo industrial amazonense e estocadas no entreposto por um período de até 180 dias.

“Na saída dos produtos de Santarém, eles serão faturados como se fossem despachados de Manaus”, diz o secretário da Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo Moraes.

“O Pará vai lucrar com o ISS na armazenagem e o ICMS sobre as transportadoras”, afirma o vice-governador paraense, Helenilson Pontes.

A oficialização depende de aval do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que deve se reunir em outubro. “Como é um assunto que diz respeito só aos dois Estados, não deve haver problemas”, diz Moraes.

Há outros dois entrepostos em operação, em Uberlândia (MG) e Resende (RJ).


Publicado por:

5 Responses to Folha destaca entreposto da ZFM em Santarém

  • Na verdade, e a Folha errou por isso, são 3 entrepostos da ZFM em operação hoje no país. faltou acrescentar Ipojuca, em PE.

  • Pelo que entendi desse blá blá blá todo, nós vamos apenas ser guardas do Tesouro do Rei, ou seja, Santarém vai contribuir para o estado do Amazonas continuar a se desenvolver e enriquecer. E nós mais uma vez ficaremos literalmente a “VER NAVIOS” saírem carregados daqui.

    1. Não é bem assim não, Manuel. O município irá auferir divisas com a cobrança de ISS, por exemplo, das transportadoras e demais empresa da cadeia de negócios que aqui se instalará com o entreposto.

  • TOMARA QUE NÃO DEMORE ESSA REALIZAÇÃO QUE COMEÇOU QUANDO O PT ERA GOVERNO DO ESTADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *