Maria José Maia, titular da Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Santarém (PA), é quem assina os contratos fechados entre a pasta e a Sollos Engenharia, operada pelo engenheiro civil André Douglas Lourido Lira. Os dois tem laços familiares.
A maioria desses contratos, inclusive, leva a assinatura deles. Só no ano passado, na Semed, a Sollos ganhou 4 licitações. A de maior valor, acima de R$ 2 milhões, tem no contrato, a assinatura de André Douglas e Maria José Maia.
A Sollos Engenharia é apontada como uma das empresas que fazem parte de um cartel de construtoras que são contempladas com a maioria das obras e serviços de engenharia licitados pela Semed. Ela tem como sócios, segundo a Receita Federal, Geraldo Lira Santana e Firmino Lima de Lira. Mas é André Douglas Lira que está à frente da EPP (empresa de pequena porte).
➽➽ Assinatura de Maria José e André Douglas Lira em um dos contratos
— ARTIGOS RELACIONADOS
Perfuga
O engenheiro, primo do deputado federal Henderson Pinto (MDB), e foi processado pelo Ministério Público do Pará (MPPA) por desvio de recursos públicos e fraude à licitação no âmbito da operação Perfuga.
Para se livrar de ação penal ajuizada contra ele em 2018 por conta da fraude, e que veio à tona na operação Perfuga, o engenheiro aceitou pagar R$ 40 mil, no âmbito de um acordo de não-persecução penal fechado o MPPA.
André Douglas Lira assumiu ter fraudado uma licitação na Câmara de Vereadores de Santarém quando o seu primo, Henderson Pinto, então vereador, dirigiu a Casa – 2013/2014.
Os 40 mil reais, conforme a cláusula 3 do acordo, teriam que ser pagos solidariamente com 3 outras pessoas envolvidas na fraude. Eis:
- Reinaldo Jati de Sousa, genro do ex-prefeito Lira Maia;
- Henderson Pinto, hoje deputado federal, primo de André Douglas, e
- Francisco de Araújo Lira, o Chiquinho, tio de Henderson Pinto, pai do André Dougla
Quem é Maria José Maia
Maria José Maia da Silva, professora, é irmã do ex-prefeito multicondenado Lira Maia, que controla a Semed desde que o prefeito Nélio Aguiar foi eleito para o primeiro mandato (2017-2020). Foi ele quem indicou a irmã para dirigir a secretaria.
Outra empresa da família que faz parte do cartel que atua na Semed é a DPV Engenharia e Serviços, operada pelo engenheiro Douglas Jordan de Almeida Costa – filho do vereador Erasmo Maia (União Brasil), sobrinho de Maria José Maia.
Para dar continuidade à atuação do cartel na Semed, a família Lira Maia trabalha para candidatura a prefeito de Zé Maria Tapajós (MDB). O vice do emedebista é Carlos Martins (PT), médico e vereador, irmão da deputada estadual Maria do Carmo.
A dobradinha Zé Maria e Carlos Martins para Prefeitura de Santarém nas eleições deste ano tem o endosso do União Brasil, cujo diretório municipal é presidido pelo prefeito, reeleito em 2020, Nélio Aguiar.
Contraponto
Procurada, a Semed não se manifestou sobre o caso – como sempre. O espaço fica aberto para o devido contraponto, quando, então, essa matéria será atualizada.
➽➽ Lista de licitações ganhas pela Sollo Engenharia em 2023 na Semed
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Por tudo isso, esqueçam as “Marias e Josés” e vamos de Isabel, para desmontar e desarticular esses conlúios e panelas existentes na PMS.
A família Maia enriqueceu e pelo visto continua enriquecendo à custa do dinheiro público! Infelizmente, boa parte da elite política local se rende aos seus mandos e desmandos.
JÁ JÁ ESTOURA OUTRA PERFUGA E ESSA MARIA PEGARÁ UNS 25 ANOS DE CADEIA O MPF, MPE, PF ,AGU, CGU ,ABIN E CIA JÁ FORAM ACIONADOS QUALQUER DIA ÀS 6 HORAS DA MANHÃ ANTES DO GALO CANTAR OS HOMENS DE PRETO CHEGARAO EM SUA RESIDÊNCIA AGUARDEM
Quando não é Maia, é Lira, imagina se fosse feito um levantamento os cargos de responsabilidade, como Unidades de saúde, escolas entre outros. Qual seria os sobre nomes. E o cidadão comum, não tem sorte. Chega desse domínio e covardia nossa como Povo.
Cirúrgica! Parabéns pelo comentário!