Petrobras conclui centro de reabilitação de animais no AP para explorar Margem Equatorial

Publicado em por em Boa Notícia, Negócios

Petrobras conclui centro de reabilitação de animais no AP para explorar Margem Equatorial

De olho na nova mina de petróleo brasileira, a Petrobras concluiu a construção de um centro de reabilitação de animais silvestres no Amapá. Agora, o Ibama ainda precisa vistoriar o local. Essa era a última exigência para tentar, mais uma vez, obter a licença do Ibama para perfurar seu primeiro poço na foz do rio Amazonas, região que integra a chamada Margem Equatorial.

Em 2023, o Ibama já havia barrado o pedido. Técnicos seguem contra, alegando poucas mudanças no projeto. Ambientalistas temem que a liberação abra precedentes em uma das áreas mais biodiversas do planeta.

∎ Leia também: Belterra lança maior programa de regularização fundiária da sua história; terá apoio do Fucape

Mas por que isso é importante? A Margem Equatorial é vista como a nova fronteira do petróleo brasileiro. A estimativa é que a região concentre entre 10 e 30 bilhões de barris, o que pode dobrar ou até triplicar as reservas do país.

Só este bloco tem potencial de produzir até 1,1 milhão de barris por dia a partir de 2029. Hoje, o Brasil produz cerca de 3,2 milhões diários.

Com um custo de US$ 400 mil por dia e um gasto de mais de US$ 174 milhões com os preparativos, a Petrobras corre contra o tempo para conseguir a licença, já que o contrato da sonda selecionada para a atividade vence em outubro.

Com informações The News e Bloomberg Línea

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *