Ciência e comunicação em debate na Ufopa

Publicado em por em Educação e Cultura, Eventos, Oeste do Pará

Carla Ninos e Alailson Muniz, jornalistas
Carla Ninos e Alailson Muniz, jornalistas

O curso de pós-graduação em Jornalismo Científico, da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) realiza hoje (26) à noite em Santarém a mesa-redonda Encontros e Desencontros entre Comunicação e Ciência, cujo objetivo é levar à comunidade acadêmica e ao público em geral um amplo debate sobre a atuação do cientista e do jornalista no universo da popularização do conhecimento científico.

O evento é aberto ao público.

Leia também:
Comissão vai monitorar universidades novatas.
Brasileiro pode ser eleito melhor professor dos EUA.
“Roda de Conversa” leva história para as ruas.

A iniciativa integra as atividades acadêmicas da disciplina “Discursos e práticas do jornalismo e da ciência”, ministrada pela professora Alessandra Carvalho, da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).

O debate contará com a participação dos professores da Ufopa Reinaldo Peleja, diretor do ICTA (Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas), e João Feitosa, do programa de Ciências Exatas do ICED (Instituto de Ciências da Educação), além dos jornalistas Alailson Muniz (O Estado do Tapajós) e Carla Ninos (TV Tapajós/Globo).

A mesa-redonda inicia às 18h30, no auditório Maestro Wilson Fonseca, da Ufopa, situado no campus Rondon, bairro do Caranazal.

Após o debate, será realizada a sessão de autógrafos do livro “Um jornalista no contexto do texto”, de autoria do jornalista santareno Milton José Rêgo Corrêa. Com mais de 30 anos de carreira, Milton Corrêa é aluno do curso de Especialização em Jornalismo Científico da UFOPA. O livro custa R$ 20,00.

Com informações da Ufopa

 


Publicado por:

8 Responses to Ciência e comunicação em debate na Ufopa

  • Tens certeza que a “escolha” de Carla Ninos não tem nada a ver com o fato dela ser filha de Jota Ninos, e este ser da Rádio Rural, e esta rádio ser dirigida pelo Padre Edilberto Sena, e este padre ser primo de Manuel Dutra, que é amicíssimo de Jota Ninos, que é pai de Carla Ninos, que faz oposição à Reitoria da Ufopa, assim como também o faz a Rádio Rural e seu Padre-Chefe?

    1. Amigo, que viagem… pior que isso só teu anonimato pusilânime…kkkk
      Obrigado por dar tanta importância à familia Ninos, ao Dutra e ao padre Edilberto. Não precisamos disso..
      De qualquer forma continue nos honrando com sua tietagem anônima… A reitoria da Ufopa deve estar tremendo com a gente…uhuhuhuh..

  • Jeso,boa tarde, tudo bem?
    Infelizmente nao poderei comparecer ao evento em razão de compromissos profissionais marcados para o mesmo horário. Agradeci ao convite da UFOPA e deixei os colegas à vontade para escolher outro convidado. Uma pena, gostaria muito de participar, tentarei chegar pelo menos no finalzinho para acompanhar um pouco dos debates.

    abs

    Suelen

  • Oi Jeso, boa tarde, tudo bem?
    Infelizmente não poderei participar da programação em razão de compromissos profissionais marcados para o mesmo horário. Agradeci ao convite da UFOPA e os deixei à vontade para convidar outro colega de profissão. O convite foi feito a Carla Ninos, segundo o que foi informado pelo jornalista Jota Ninos, aluno do curso de Especialização . Gostaria muito de estar presente, mas nao será possível. Tentarei chegar pelo menos no finalzinho para acompanhar os debates.

    abs
    Suelen

  • Jeso, a Suelen não irá mais participar. A Carla Ninos irá substituí-la. Vi a informação num poster do Jota Ninos, mas me diga, esse pessoal é formado em jornalismo ou aprenderam nas coxas? Para um debate desse é preciso ser especialistas no assunto, com visão da prática, mas também acadêmica. Por que não colocaram vc lá, o Celivaldo ou outros de renome. É intriga da oposição?

    1. Alailson é um dos melhores quadros da mídia santarena. Não é formado em Jornalismo, mas tem curso superior em Direito. Tem bagagem cultural sólida, como poucos na nossa área. Suelem faz curso de Jornalismo e tem longa quilometragem na profissão. Eu faço esse curso de Jornalismo Científico, estarei lá na plateia, participando ativamente do debate. Qto ao critério de escolha, não sei te informar.

      1. O critério de escolha foi dar ênfase a quem está nas redações e tem contato direto com os cientistas no dia-a-dia, realizando pautas. Todos os que fazem o curso não foram colocados, exatamente por estarem na condição de alunos. A ideia era ter um representante do jornalismo impresso e outro do jornalismo televisivo.
        Alailson e Suellen são dois dos melhores quadros do Jornalismo local. Suellen, por motivo de agenda, será substituída pela jornalista Carla Ninos, editora do Bom Dia Santarém, da Tv Tapajós e produtora de jornalismo. Formada em Letras, e formando-se em jornalismo (Iespes) e economia (Ufopa).

    2. O texto e foto já foram devidamente alterados por conta da substituição de Suelen Reis por Carlos Ninos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *