Ex-vice-prefeito comandará Saúde em Belterra

Publicado em por em Oeste do Pará, Política

Blog do Jeso | José Antônio RochaQuando outubro raiar em Belterra, a pasta municipal de Saúde (Semsa) deixará de ser naco do PT na gestão de Dilma Serrão (PT).

Ela entregará, conforme acerto fechado há poucos dias, a secretaria para o PMDB.

Com o gesto, Dilma pretende fortalece mais e mais sua base na Câmara de Vereadores, e assim evitar xeque-mate do DEM na Casa contra o seu mandato.

O PMDB já tem os nomes que serão apresentados à prefeita nos próximos dias:

– Secretário: José Antônio Rocha (foto), ex-prefeito de Santarém e ex-titular da pasta de Saúde no governo da ex-prefeita Maria do Carmo.

– Secretária adjunta: Cristina Chagas, ex-titular da Semsa em Belterra (gestão Oti Santos) e em Aveiro (gestão Maria Goreth).

Será a 2ª pasta do governo Dilma Serrão sob o controle do PMDB.

Hoje, o partido já dirige a Semtras (Trabalho e Assistência Social), cujo titular é Reginaldo Lobo.

Leia também:
Google e Facebook na mira de Dilma.


Publicado por:

31 Responses to Ex-vice-prefeito comandará Saúde em Belterra

  • Passei quase três anos do segundo mandato da prefeita Maria do Carmo fora de Santarém. Considero o primeiro governo dela dez. O segundo, motivado pelos trampolins políticos, foi ruim demais. Porém, não posso deixar de destacar o papel do ex-vice- prefeito José Antônio Rocha. Ele fez muita coisa, deveria ter feito mais, mas só o fato de ter ampliado o PSM, humanizado o atendimento, já foi um bom começo. Assim que cheguei a Santarém, precisei ir ao PSM, com suspeita de dengue, e fui atendido sem ficar tanto tempo na fila. Saí de lá medicado.
    O cargo que ele exerceu e agora exercerá em Belterra exige além de ver, mas sentir; sentir as dores de quem as sofre. Saber humanizar um local onde as pessoas vão porque precisam, se não precisassem, passariam longe. E, justamente, por ser essencial, há que se fazer até o impossível para que o atendimento seja o mínimo humanitário possível.
    Não conheço a realidade de Belterra, mas sei que carece de alguém que enfrente o problema da saúde com olhar clínico, ainda que não seja médico, pois exige cuidado. E, por ter experiência de sua passagem pela SEMSA, José Antônio Rocha parece ter alguma característica que lhe concede o préstimo para o cargo. O que não pode é fazer do cargo um trampolim político. A saúde, assim como a educação, deveriam ser tratadas sem viés político, mas com viés de estado, o que não o é.
    Que o ex-vice-prefeito possa fazer um bom trabalho em Belterra, pois, se fizer isso, ajudará, e muito, a desafogar o PSM, que, além de atender aos nossos, atende também aos de tantos outros municípios.

  • Jeso
    Que tal colocar do lugar doTonho essa Priscila Maia, pelo menos por um dia? Será que ela ia mudar um centímetro das cagadas existentes na saúde do município?
    Ora me faça um favor dona Priscila. Vá ver se o Dr. josé Antônio Rocha ta lá na esquina e não enfresca com minha paciência. Bobinha.

  • Isso e perseguição politica. José Antonio vai aquecer Dilma o PT e o PMDB com as ações de saúde conheço seu trabalho , faz a politica da boa Vizinhança logo o PMDB e a PREFEITA vão dar credito ao seu trabalho. Em Santarém tanto na SMT quanto na SEMSA fez um Otimo trabalho. A UPA que ele deixou quase pronta o Prefeito VON até agora não funcionou. O Hospital e o Pronto Socorroooo tá um caos . E a SEMSA nada faz Pra mudar o quadro. José é mais conheçido no grupo como PMDB vermelho.

  • No governo da Maria do Carmo, quem fazia a SEMSA andar era outra Maria. A Maria Elci. O Rocha fazia o de sempre: política.

  • Eleição 2014 a vista PMDB/ PT juntos. Contra os traidores da causa Simão Jatene. No meu ver essa Ida do ROCHA Pra Belterra é um marco para o fortalecimento da Dupla na região, mais parcerias começaram a ser costuradas com o Aval do governo federal.

  • Realmente Jeso, concordo contigo a SEMSA de Santarém esta na UTI sem direito a LEITO e agora o VON tem Prazo Pra funcionar a UPA , e não é mais de 90 dias. Ou funciona ou será cancelado convenios federais. Kd o Prefeito Jeso q ia fazer 3 UPAS? Se ele funcionar essa que a Maria deixou, já esta de bom tamanho

  • Claro você tem toda razão eu admito, mas em meio a tudo que estamos discutindo, você acha que a indicação dele está se dando por questões de mérito? ou apadrinhamento político? eu conheço um vendedor de banana que também é filiado ao PMDB, e que ele sabe muito bem administrar a banca de banana dele. Isso significa que basta ser filiado ao PMDB para que o partido indique alguém dos seus quadros para assumir tamanha responsabilidade? pelo amor de Deus Jeso não estou falando de favorecimentos ou favorecidos, mais sim, de um importante órgão do governo e de sua respectiva população, que será como sempre a principal vítima desta politicagem.

    1. Priscila, o senhor José Antônio Rocha é do PMDB e tem experiência na área de Saúde na terceira maior cidade do Pará. Acha que esses requisitos não são suficientes para ele gerir a pequena Semsa de Belterra?

      Qual o nome do PMDB que você sugere?

      1. Experiência é uma coisa e competência é outra, são absolutamente distintas, e não devemos levar em conta o tamanho das cidades, mas sim a população correspondente ao órgão de cada secretaria pois cada uma recebe recursos de acordo com o número de habitantes, ou seja, não é poque o município é pequeno que vai ser fácil gerenciar a SEMSA, até porque se o município é pequeno a verba também é, pô Jeso me ajude ai né. Tudo bem se na sua opinião ele é o melhor nome dentro do PMDB para assumir o cargo, mas eu continuo a reiterar que não é porque ele é o único, não é porque ele é competente e sim, porque ele é o filho de Antônio Rocha, e quando foi feita essa negociata a prefeita não pensou em melhorar a saúde do município, ela pensou em agradar o PMDB enquanto que a qualidade da saúde para a população que se dane.

        1. Priscila, aponte o nome dentro do PMDB que, na sua opinião, é o melhor para ocupar a Semsa. Já externei a minha opinião.

  • Caro Jeso, a Lucilene perguntou se ele tem alguma formação na área da saúde, ela não afirmou em momento algum que para ser secretário de saúde tem que ser médico, tudo bem que isso não vem ao caso mas cá pra nós, quando o “competente” José Antônio Rocha esteve a frente da SEMSA/STM foi um grande desastre, inclusive com direito a caso de polícia. Na verdade o que está em jogo em Belterra não é a qualificação em prol da melhoria da saúde daquele município, mas sim, as negociações políticas que irão gerar as devidas beneficias ao PMDB em troca do apoio a base do governo de Dilma do PT, ou seja, pouco interessa se quem vai assumir a pasta da saúde tem capacidade ou não de gerir o orgão, onde o que importa mesmo é a satisfação de uma meia dúzia.

    1. Priscila, discordo de você. José Antônio, à frente da Semsa, foi mto melhor que a atual gestora da pasta. Com um detalhe: ele não tinha secretário(a) adjunto(a). Caso de polícia a Semsa nunca deixou de ser, cara leitora.

      Quanta à pergunta de Lucilene, tonifico a resposta: não precisa ter qualquer formação da área de saúde para se exercer com competência a direção da pasta.

      1. Parabéns por tonificar a resposta pois agora sim você esclareceu sua afirmação, e por ter plena consciência que a SEMSA sempre foi caso de polícia, afinal mesmo o mais competente secretário não teve a condição de honrar com o elogio que você o atribuiu, mudando essa situação, mas retifico a tese de que a troca de favores por meio da politicagem com relação ao caso existe, de que isso não está sendo negociado nada pelo quesito da competência, não vamos ser medíocres ou tolos admita.

        1. Priscila, vá ao BUSCA do blog e verifique que essa não é a primeira vez que elogio o senhor José Antônio Rocha. Igualmente verificarás na tua pesquisa que ele também foi alvo de críticas.

          1. Sim, eu sei que já houveram críticas e elogios por parte do seu blog a respeito de José Antônio Rocha, mas dizer que o mesmo está a quilômetros a frente da atual titular da SEMSA em STM, que também já assinou o atestado de incompetência a muito tempo, ai é um grande exagero, apesar de ser uma opinião pessoal sua a qual eu respeito sumariamente, mas volto a reiterar que o mérito que está sendo negociado em Belterra não é a competência e sim as vantagens políticas para alguns. na qual eu deixo com a palavra o PMDB do papito do futuro secretário.

          2. Priscila, a ida do secretário para a pasta de Saúde em Belterra faz sim parte de um acordo político, firmado entre PMDB e PT. Nada mais natural, portanto, que o PMDB indique alguém dos seus quadros. José Antônio Rocha é filiado ao PMDB. Assim como a senhora Cristina Chagas.

      2. Quero aqui esclarecer o ” caso de polícia ” na verdade um erro de uma promotora , que responde hoje a procedimento interno no MP e a um processo por danos morais a favor da servidora que foi detida irregularmente .
        Jeso foi tocado em um assunto interessante , hoje o Ministério Público não está mais morando no PSM por que já que pelas notícias a coisa ta pegando e o atual diretor em entrevistas reclamando do excesso de atendimentos ,que sempre foram a reclamação, e que só agora ao descobrirem a roda perceberam.

  • Concordo com Jeso, bem colocado as palavras, Médico é para atender pacientes, o Gestor não precisa ser Médico, Trabalhei na gestão do seu José Rocha e sempre o achei empenhado na secretaria de saúde, tanto é, que foi na gestão dele que foi construído o novo Pronto Socorro municipal mais humanizado, pois, o antigo pronto socorro já ia fazer 70 anos de vida e nenhuma gestão anterior fez, e quem era usuário do SUS sabe muito bem como era, os pacientes esperavam fora sentados numa pedra fria de mármore, não tinha sala de atendimento privado, espero que ele vá com esta mesma vontade de fazer as coisas acontecerem, mas bem que ele poderia ficar no lugar da atual gestora de saúde de Santarém, para colocar as Unidades de Pronto Atendimento UPA’s para funcionarem.

  • Eu acho que ele entende: o novo PSM de Santarém, UPA, CAPS AD. São trabalhos dele, pelo menos as placas na frente dizem!!!

    1. Seu Raimundo Souza é verdade foi na Gestão de José Antonio que Construiram o novo pronto socorro, as UPA’s que até o momento não estão funcionando por incompêntencia da gestão atual, o CAPS AD, Centros Ondotologicos, trouxe também novos equipamentos de hemodiálise, pois, os antigos estavam sucateados, e então ampliou-se o atendimento aos usuários, reformou o setor de obstetrícia, implantou o SAMU e outros trabalhos relevantes para a saúde do nosso município.

    1. E precisa, Lucilene? José Antônio, por exemplo, num comparativo com a atual titular da Semsa em Santarém, está a quilômetros à frente dela em matéria de competência.

      Não concordo com tese de que para ser secretário de Saúde tem que ser, obrigatoriamente, médico.

      1. Você não tem que concordar! Tem apenas que ser uma pessoa que tenha conhecimento na área e ser competente para fazer o município melhorar… Belterra sempre foi péssima na saúde! E esse senhor José Antônio, nunca fez nada que preste para Santarém como Secretário e muito menos como vice-prefeito.

        1. Repito: José Antônio Rocha se mostrou mto mais competente que a atual número 1 da Semsa/Santarém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *