Bolsonaro e o exercício da ideologia como inversão de valores. Por Válber Pires
Bolsonaro, presidente do Brasil: discursos que invertem os sentidos da realidade. Foto: Reprodução/PR

“O conceito de ideologia é atual e eficiente para explicar os discursos de Bolsonaro… Como ensina a fórmula do materialismo dialético: não é no discurso, mas nas ações práticas e nos interesses práticos que estas satisfazem que se encontra a verdade da história”.

Válber Pires *

Após o revisionismo feito por Mannheimer, Aron, Ricoeur e Geertz do conceito marxista de ideologia, Eagleton e Mészaros repõem a importância do seu uso como o discurso do poder, isto é, discurso que inverte os sentidos da realidade, oculta interesses práticos e legitima a dominação, a exploração e a opressão, como categoria explicativa do poder nas sociedades de classe.

O discurso de Bolsonaro sobre a proteção do meio ambiente foi seguido de ações que estimulam a destruição ambiental; seu discurso sobre a vacina é seguido de ações que dificultam o acesso e a vacinação; seu discurso de combate à violência é seguido de ações que estimulam a violência; seu discurso de estímulo à economia é seguido de ações que pioram a economia; seu discurso de melhoria da ciência é seguido de ações que destroem a ciência brasileira; seu discurso de combate à pobreza é seguido de ações que aprofundam a pobreza e a miséria.

— LEIA também de Válber Pires: Por que ricos estão cada vez mais ricos e pobres mais pobres no Brasil?

Em síntese, o conceito de ideologia é atual e eficiente para explicar os discursos de Bolsonaro: discursos que invertem os sentidos da realidade, cuja função é ocultar os verdadeiros interesses que comandam sua política e legitimar, assim, a exploração e opressão – material e subjetiva- das massas destituídas de consciência crítica.

 

E, como ensina a fórmula do materialismo dialético: não é no discurso, mas nas ações práticas e nos interesses práticos que estas satisfazem que se encontra a verdade da história.

— Válber Pires é professor universitário, doutor em Sociologia, com pós-doutorado em Socioeconomia e Sustentabilidade. Escreve regularmente no Blog do Jeso.


Assine e participe, comente no canal do Blog do Jeso no Telegram

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

4 Comentários em: Bolsonaro e o exercício da ideologia como inversão de valores. Por Válber Pires

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *