Filhos, só existe uma chance de deixá-los 100% protegidos. Por Luanna Silva
Filhos, como protegê-los para vida toda. Foto: Reprodução

Todos temos consciência de que estamos em um mundo imperfeito. Sabemos que precisamos tomar cuidado com situações, pessoas, lugares. Nossa vida depende da atenção que damos a esses detalhes.

Mas existe uma preocupação ainda maior do que por nós mesmos, maior do que a própria vida: os filhos.

 

Não só com sua segurança deles. Mas com seu bem estar, com suas atitudes, escolhas e, principalmente, com sua felicidade. É impossível estar sempre por perto, para evitar qualquer deslize. É perder a sua vida, e também a dele.

Luanna Silva *

Só existe uma chance de deixá-lo 100% protegido, o tempo todo: você precisa ensiná-lo a amar. E isso só se ensina amando.

Se você o amar e demonstrar respeito por ele, por quem ele é, ele vai aprender a se respeitar. E só vai aceitar por perto, pessoas que o respeitem e o amem também. Isso vai acarretar a ele bons amigos e bons relacionamentos. Ele vai estar protegido de pessoas que possam feri-lo.

Se você demonstrar que quer escutá-lo e é capaz de compreendê-lo, é a você que ele vai procurar quando se sentir perdido e solitário. Ele estará protegido de más influências e da ideia de dar um fim definitivo à dor, de uma forma que eu prefiro nem mencionar aqui.

Quando você demonstra seu amor e respeito por ele, também permite que ele se sinta à vontade para ser como é, sem precisar usar máscaras para se sentir aceito.

— LEIA também de Luanna Silva: Ansiedade, como agir quando ela bate à tua porta.

Isso vai deixá-lo a vontade para construir sua história de forma verdadeira, e ele escolherá, por exemplo, a carreira profissional que realmente o realiza e, portanto, fará um bom trabalho. Ele estará protegido de uma vida infeliz e frustrante na fase adulta.

Suas ações são a melhor medida, o exemplo é o melhor professor. Trate-o como espera que o tratem, em qualquer lugar.

Não grite com ele, muito menos o agrida. Mostre o cuidado que o mundo pede, mas mostre também o bom caminho e o que faz valer a pena.

A vida é mais bonita por ele estar aqui e ele precisa saber disso.

— * Luanna Silva, mora em Santarém, onde se fez curso superior em Psicologia (Iespes, 2016).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *