Por que JK do Povão não foi eleito deputado estadual. Por Jeso Carneiro

Publicado em por em Opinião, Política, Santarém

Por que JK do Povão não foi eleito deputado estadual. Por Jeso Carneiro
JK do Povão, do PSDB: razões pelas quais não foi eleito apontadas por Jeso Carneiro. Foto: CMS

Segundo mais votado para deputado estadual em Santarém (PA), o vereador JK do Povão (PSDB) era apontado como favorito para uma das vagas à Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) nas eleições deste ano.

Abertas as urnas, apesar de ser o segundo mais votado na cidade, o prognóstico não se confirmou. O parlamentar tucano somou apenas 27.736 votos, insuficientes para garantir o cargo almejado.

Ficou na 2ª suplência do PSDB, que elegeu 3 candidatos – Cilene Couto, Erick Monteiro e Ana Cunha – e tem na primeira suplência Dra. Heloísa Guimarães (35.315 votos).

A seguir, aponto razões que considero decisivas para que JK não tenha obtido êxito nessa sua empreitada política:

1 – JK superdimensionou a sua provável votação em Santarém (PA), seu maior reduto eleitoral. Prevendo, exageradamente, ser possível amealhar até 40 mil votos no município. Resultado: os 24.868 votos que teve na cidade representam pouco mais de 60% da previsão feita por ele.

2 – O tucano, 4º mais votado nas eleições de 2020 para Câmara dos Vereadores, por conta da premissa dos 40 mil votos em Santarém, quase não fez campanha nos municípios vizinhos. Sem o lastro dos votos de fora, perdeu a chance de subir no cavalo selado da Alepa que passou à sua frente. Os 2,8 mil votos obtidos lá fora representam pouco mais de 11% da sua votação total.

3 – JK fez campanha com um grupo político reduzido, que pode garantir à sua reeleição de vereador, mas é incapaz de lhe dar tração para voos mais altos, como Alepa, Câmara dos Deputados ou até a Prefeitura de Santarém. Se quiser voar mais alto, terá que reforçar, desde já, o grupo no seu entorno.

4 – O vereador tucano concentrou quase toda sua campanha em Santarém na zona urbana, congestionada de candidatos da terra e de fora. Na zona rural (ribeirinha e planaltina), os votos para o parlamentar minguaram.

5 – JK não modulou seus discurso na campanha para além da bolha do morador da periferia que mora em Santarém em rua esburacada, sofre problemas de falta d’água, serviço de saúde precário e afins – e que tem caracterizado a sua atuação de vereador. Outros segmentos da sociedade não se viram representado nele para deputado estadual.

<strong>Jeso Carneiro</strong>
Jeso Carneiro

Repórter e editor do portal JC. Pai, avô do João e do Joaquim, botafoguense, saofranciscano e leitor voraz.

  • JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

2 Comentários em Por que JK do Povão não foi eleito deputado estadual. Por Jeso Carneiro

  • Sorte que Santarém não elege praticamente ninguém fora do Município!
    Já na ALEPA tinha uma representação de araque, imaginem acrescentar um bagulho pesado do calibre do JKu e/ou uma figura insossa como Celsa Brito.
    Mesmo a maioria dos mocorongos votando em Bolsonaro neles e não querendo outros …. o Município graças a nossa região estará bem representado pela Maria do Carmo na Alepa e por Airton Faleiro na Câmara Federal.

  • Jeso, não seria pelo fato de que ele e outros candidatos como a Adriana Almeida apoiarem publicamente o bolsonaro? Porque essas pessoas acham que bolsonaro é Deus no céu e ele na terra, eu por exemplo não voto em quem apoia esse marginal que está presidente da república.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *