-1
Todos com a máscara como fez a República Theca. Por Edney Pimentel

por Edney Pimentel (*)

O que a República Tcheca fez de diferente para desacelerar a contaminação do coronavírus? Ela é uma das poucas da Europa que não deixou a curva subir.

Eles também adotaram o isolamento social e protocolos de higienização. Mas e o que mais fizeram de diferente? O uso intensivo de MÁSCARAS por toda a população tcheca.

 

Penso que essa é uma medida barata, viável e eficaz. Penso que devemos todos nos mobilizar nessa direção assertiva, principalmente o governo como indutor desse processo.

Costureiras (os), cooperativas, pastorais, igrejas, sindicatos, associações e repito o governo deveria ser o fomentador principal desse processo…TODOS juntos podemos mudar esse cenário a partir dessa decisão fundamental: qualquer máscara é melhor que nenhuma máscara.

Qualquer percentual de proteção hoje é melhor que vulnerabilidade total. Lá naquele país europeu muitas empresas, teatro e até casas de repousos se transformaram em fábricas dessa proteção facial, impedindo o avanço da doença.

Ainda fico estarrecido quando assisto a reportagens aqui em Santarém e vejo autoridades sem máscara, dando um péssimo exemplo para população. Deveria virar modismo preventivo e protetivo.

LEIA também: Cardiologista testa positivo para covid-19, e entra em isolamento; esposa também

Influenciadores, repórteres, formadores de opinião, professores, padres, pastores, dos mais simples às autoridades, todos dando exemplo e fazendo uso de fato desse recurso.

Deveriam ser realizadas pequenas blitz para intensificar o uso e reeducar a população. Somente a junção de forças pode suprir a carência desse item tão importante para a segurança.

Empresa chinesa desenvolve sistema para reconhecer rostos com máscaras

Diante da carência de respiradores, testes rápidos, poucos leitos, vamos copiar e replicar o que deu certo.

Acredito na repercussão desse blog para a criação de consciência.

Assistam esse vídeo com atenção e veja como é importante alertarmos a sociedade para tal prática. Ressalto que a República Tcheca mudou o quadro de imediato focando principalmente nessa medida, barata, eficaz, protetora e inteligente.


— * Edney Pimentel, santareno, é contador. Tem 44 anos.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

4 Comentários em: Todos com máscara como fez a República Theca. Por Edney Pimentel

  • Parabenizo o contador Edney Pimentel pelo artigo.

  • Super concordo. Acho, inclusive que a recomendação para uso exclusivo entre pessoas doentes e profissionais da saúde é considerando a pouca oferta deste EPI. No entanto, como bem menciona o artigo, proteger é o mais importante. Que seja por máscaras laváveis, de tecido. Importante é que todos se protejam. A mobilização neste sentido é perfeitamente possível, não só no que diz respeito à produção, mas instrução para o uso correto. Máscara também é sinônimo de prevenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *