A elevada rejeição ao condomínio MDB-PT em Itaituba. Por João Salame

Publicado em por em Itaituba, Pará

A elevada rejeição ao condomínio MDB-PT em Itaituba. Por João Salame
Vista aérea noturna de Itaituba, onde o prestígio do prefeito Valmir Climaco declina. Foto: Reprodução

As ações do Ibama e da Polícia Federal contra mineração ilegal em Itaituba, sudoeste do Pará, está fortalecendo de forma aparentemente irreversível a balança política para as forças bolsonaristas, lideradas pelo deputado estadual Wescley Tomaz (Avante).

Ele aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de votos que estão sendo realizadas no município. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também é citado como o político mais importante quando os entrevistados são questionados sobre quem tem o poder de influenciar o seu voto.

Nessas pesquisas, o prestígio do prefeito Valmir Clímaco (MDB) vem experimentando declínio, por estar aliado aos governos que executam a repressão contra os mineradores. E seu candidato, Nicodemos Aguiar, sofre os reflexos desse desgaste, amargando um elevado grau de rejeição e uma distância significativa em relação a Wescley Tomaz.

Nesse momento, os levantamentos indicam que o nome em melhores condições de pelo menos endurecer a disputa contra o líder nas pesquisas é o do ex-deputado Hilton Aguiar. De preferência tendo o presidente da Câmara, Dirceu Biolchi, como vice.

No entanto, se Wescley Tomaz realizar algum tipo de aliança mais ao centro, envolvendo lideranças como os empresários Dadinho do Posto e Ivan Almeida, que também são citados nas pesquisas, é muito difícil lhe tirar a vitória, haja visto que, em todos os levantamentos que estão sendo realizados, ele supera o patamar dos 40% das intenções de voto.

Itaituba, que possui um grande colégio eleitoral, se tornou um desafio para o condomínio PT-MDB, que governa o país e o Pará.

Em cadeia com a TV Carajás

As entrevistas semanais da TV JC, do jornalista Jeso Carneiro, com o também jornalista João Salame, a respeito das eleições municipais no Pará em 2024, está ganhando corpo.

O empresário Adamilton Martins Oliveira, proprietário da Rede TV Carajás, que opera nos municípios de Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e Tucumã, decidiu retransmitir o programa, que ocorre sempre às 9h30 da manhã de todas as sextas-feiras.

» » Assista abaixo o programa sobre as eleições de 2024 na cidade Vigia de Nazaré (PA), que foi ao ar na sexta-feira passada (6):

— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *