Comitiva da CNI visita espaços da COP 30 em Belém

Publicado em por em Belém, Pará

Comitiva da CNI visita espaços da COP 30 em Belém
Os integrantes da comitiva da CNI em Belém

Representantes da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) visitaram nesta terça-feira (18) os espaços que autorizam a programação da Conferência das Nações Unidas sobre o clima, a COP 30, em novembro na cidade de Belém (PA). A visita foi acompanhada por membros da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e da Jornada COP+.

A CNI apresentará na conferência a partir da COP 30 de Negócios Sustentáveis, a SB COP, iniciativa que quer garantir o papel do setor privado nas negociações climáticas globais.

O secretário-executivo da SB COP e superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bontempo, destacou a importância do projeto para uma nova agenda na indústria.

“A SB COP é uma oportunidade dentro de todo esse ambiente de mostrar que a indústria, ela é parte da solução climática. Nas COPs podemos mostrar o que as empresas têm feito para a transição para uma economia de baixo carbono”, enfatizou.

Alinhamento entre SB COP e COP+

Os propósitos da SB COP estão alinhados à Jornada COP+, movimento coletivo pela transição energética justa e desenvolvimento sustentável da Amazônia realizado pela Fiepa.

Para o presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da Federação, Deryck Martins, todas as ações caminharam para um objetivo comum: a participação da indústria frente à agenda climática global.

“Tanto a Jornada COP+, quanto a SB COP têm esse marco da Conferência 30, mas continuam pra além dela. Principalmente com o objetivo de que a indústria alcance uma economia de baixo carbono, que a gente tenha uma indústria cada vez mais adequada às agendas climáticas, aos desafios globais que são colocados”, destacou.

Roteiro de visita

O primeiro local visitado foi o Parque da Cidade. O espaço, com mais de 552 mil m2 e que abrigava um antigo aeroclube, está sendo construído para ser o principal palco da conferência. A obra que contém equipamentos como áreas esportivas, espaços de economia criativa, teatro, centros de gastronomia e ecoturismo terá soluções sustentáveis como sistema de reutilização de água, energia solar e jardins filtrantes para o sistema de esgoto.

Responsável pela apresentação do espaço, a gerente de Meio Ambiente e Relacionamento da Vale, Daniela Genu, destacou a importância de receber a comitiva.

“Além de acompanharem todo o processo da obra, os visitantes trazem para a gente também um outro olhar, com outras ideias, outras propostas que quando é possível a gente inclui no projeto”, afirmou.

A equipe da Fiepa também se apresentou para a comitiva da CNI como dependências do Teatro do Sesi, do Sesi Almirante Barroso e do Senai Getúlio Vargas.

Esses espaços devem receber programas da indústria durante a Cop 30. “Estamos muito felizes em poder contribuir com todas as ideias, com toda a inovação e tudo o que a indústria vai trazer para que essa seja uma das melhores Cops”, afirmou Elen Néris, gestora executiva da Jornada Cop+.

A Jornada COP+ tem o apoio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), da Ação Pró-Amazônia, SESI, SENAI, IEL e Instituto Amazônia+21. O projeto tem como patrocinadora master a mineradora Vale.

Com informações e foto da Fiepa

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *