
Representantes da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) visitaram nesta terça-feira (18) os espaços que autorizam a programação da Conferência das Nações Unidas sobre o clima, a COP 30, em novembro na cidade de Belém (PA). A visita foi acompanhada por membros da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e da Jornada COP+.
A CNI apresentará na conferência a partir da COP 30 de Negócios Sustentáveis, a SB COP, iniciativa que quer garantir o papel do setor privado nas negociações climáticas globais.
O secretário-executivo da SB COP e superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bontempo, destacou a importância do projeto para uma nova agenda na indústria.
“A SB COP é uma oportunidade dentro de todo esse ambiente de mostrar que a indústria, ela é parte da solução climática. Nas COPs podemos mostrar o que as empresas têm feito para a transição para uma economia de baixo carbono”, enfatizou.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Alinhamento entre SB COP e COP+
Os propósitos da SB COP estão alinhados à Jornada COP+, movimento coletivo pela transição energética justa e desenvolvimento sustentável da Amazônia realizado pela Fiepa.
Para o presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da Federação, Deryck Martins, todas as ações caminharam para um objetivo comum: a participação da indústria frente à agenda climática global.
“Tanto a Jornada COP+, quanto a SB COP têm esse marco da Conferência 30, mas continuam pra além dela. Principalmente com o objetivo de que a indústria alcance uma economia de baixo carbono, que a gente tenha uma indústria cada vez mais adequada às agendas climáticas, aos desafios globais que são colocados”, destacou.
Roteiro de visita
O primeiro local visitado foi o Parque da Cidade. O espaço, com mais de 552 mil m2 e que abrigava um antigo aeroclube, está sendo construído para ser o principal palco da conferência. A obra que contém equipamentos como áreas esportivas, espaços de economia criativa, teatro, centros de gastronomia e ecoturismo terá soluções sustentáveis como sistema de reutilização de água, energia solar e jardins filtrantes para o sistema de esgoto.
Responsável pela apresentação do espaço, a gerente de Meio Ambiente e Relacionamento da Vale, Daniela Genu, destacou a importância de receber a comitiva.
“Além de acompanharem todo o processo da obra, os visitantes trazem para a gente também um outro olhar, com outras ideias, outras propostas que quando é possível a gente inclui no projeto”, afirmou.
A equipe da Fiepa também se apresentou para a comitiva da CNI como dependências do Teatro do Sesi, do Sesi Almirante Barroso e do Senai Getúlio Vargas.
Esses espaços devem receber programas da indústria durante a Cop 30. “Estamos muito felizes em poder contribuir com todas as ideias, com toda a inovação e tudo o que a indústria vai trazer para que essa seja uma das melhores Cops”, afirmou Elen Néris, gestora executiva da Jornada Cop+.
A Jornada COP+ tem o apoio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), da Ação Pró-Amazônia, SESI, SENAI, IEL e Instituto Amazônia+21. O projeto tem como patrocinadora master a mineradora Vale.
Com informações e foto da Fiepa
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário