
A Semas (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) disponibilizaram, na sexta-feira (19), para consulta pública, o pré-edital de concessão florestal voltada à prática de restauração ecológica em 10,2 mil hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, no município de Altamira, próximo a São Félix do Xingu.
O objetivo é apresentar os detalhes da concessão aos interessados e proporcionar um espaço para que diversos segmentos sociais possam tirar dúvidas e oferecer comentários e sugestões sobre o edital de licitação e seus anexos.
“Queremos assegurar que todos os interessados possam contribuir para a construção deste edital, garantindo que ele reflita as necessidades e expectativas dos diversos envolvidos”, explicou a diretora de Gestão de Florestas Públicas de Produção, Ana Claudia Simoneti.
Regras e obrigações
— ARTIGOS RELACIONADOS
Entre os anexos do edital estão as regras e obrigações da concessão, distribuição espacial, forma das unidades de manejo e seus limites geográficos, além dos critérios e indicadores para a seleção da melhor oferta. Esses documentos atestam a clareza e transparência do processo, facilitando a compreensão dos interessados.
A Semas e o Ideflor-Bio incentivam a participação ativa da sociedade, reforçando a importância da consulta pública para um processo democrático e inclusivo.
“Esta é uma oportunidade para que todos os setores possam contribuir e assegurar que a restauração ecológica seja conduzida de maneira eficiente e sustentável”, destacou Ana Claudia Simoneti.

Sugestões e dúvidas
Os interessados podem encaminhar suas dúvidas, comentários e sugestões até o dia 30 de agosto de 2024, por meio do e-mail: unidadederecuperacao.semas@gmail.com – canal aberto para garantir que todas as contribuições sejam devidamente consideradas no processo final de elaboração do edital.
Mais informações também podem ser conferidas em https://ideflorbio.pa.gov.br/consulta-publica-pre-editais/.
A partir desta iniciativa, o Governo do Pará busca fomentar a participação cidadã e a transparência na gestão ambiental, promovendo práticas sustentáveis e a recuperação de áreas degradadas, essenciais para a conservação da biodiversidade e a redução dos impactos ambientais na APA Triunfo do Xingu.
Com informações da APN (Agência Pará de Notícias)
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário