
O presidente da Câmara de Vereadores Santarém (PA), vereador reeleito Jander Ilson Rego Pereira (União Brasil), assumiu nesta sexta-feira (9) a chefia do Poder Executivo municipal. A transmissão do cargo ocorre em caráter temporário, em virtude de viagem oficial do prefeito José Maria Tapajós à capital do estado, Belém.
Esta é a primeira vez que Jander Ilson, de 59 anos, assume o comando da prefeitura. Vereador reeleito em 2024 com 4.977 votos — o terceiro mais votado no pleito — ele preside o Legislativo santareno desde janeiro de 2025.
De acordo com a Portaria N° 034/2026, assinada em 8 de janeiro, a transferência de cargo é válida pelo período de 2 dias – 9 a 10 . O documento estipula que o retorno da titularidade ao prefeito José Maria Tapajós ocorrerá às 14h14 deste sábado (10).
O vice-prefeito, Carlos Martins (PT), está ausente do município.
— ARTIGOS RELACIONADOS
- Vereadores trocam criação de leis por ‘pedidos e sugestões’; veja quem realmente legislou em Santarém em 2025
- Fiscalização em alta: Câmara de Santarém triplica pedidos de informação em 2025; foco em Saúde
- Vereador de Santarém não “foge do plenário”, mas chega atrasado; Erasmo Maia e David Paiva são os extremos
Agenda em Belém
O afastamento do prefeito tem como objetivo o cumprimento de agendas administrativas junto ao Governo do Pará. Zé Tapajós participará de audiências na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), na Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e na Casa Civil.
A transmissão do cargo segue o rito estabelecido pelo artigo 49, parágrafo 1º da Lei Orgânica do Município de Santarém.
Para a realização da viagem, com saída registrada às 04h do dia 9 e retorno previsto para as 14h15 do dia 10, foi concedida ao prefeito uma diária para o custeio de despesas na capital, conforme as normas do Decreto Municipal n° 365/2009.
O JC mais perto de você! 📱
Gostou do que leu? Siga nossos canais e receba notícias, vídeos e alertas em primeira mão:
Sua dose diária de informação, onde você estiver.
Deixe um comentário