Sairé: confira quem é o maior vencedor do Festival dos Botos

Publicado em por em Educação e Cultura, Pará, Política, Santarém

Sairé: confira quem é o maior vencedor do Festival dos Botos
Botos Cor de Rosa e Tucuxi em show no Largo dos Botos em Alter do Chão. Fotos: reprodução

O duelo entre os botos Cor de Rosa e Tucuxi todos os anos incendeia o Lago dos Botos. As duas torcidas vibram diante do espetáculo que acontece há 26 anos. Dessa rivalidade que contribui na movimentação o Sairé, qual é o boto que mais conquistou título até o momento?

A Festa do Sairé será realizada na próxima semana – de 18 a 22 – no distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA). Será a 52ª celebração do evento profano-religioso de relevância nacional.

Leia também sobre o Sairé:

A primeira apresentação dos dois grupos aconteceu em 1998. Mas não valeu título. Somente no ano seguinte seria pra valer. Essa dinâmica proporcionou uma nova forma de entretenimento para realização do Sairé. Seria o evento profano que daria ênfase ao folclore, descentralizando e amplificando ainda mais a festa, que era focada unicamente no evento religioso.

O surgimento do Festival dos Botos foi muito importante, pois levou mais adiante a cultura borari. A tradicional festa resistia firmemente com as dificuldades existentes, contudo, a presença dos botos foi uma oportunidade para que festa ganhasse maior projeção nos meios de comunicação.

Confrontos acirrados entre Cor de Rosa e Tucuxi

O Grupo Sociocultural Boto Tucuxi tornou-se o primeiro campeão do Festival dos Botos, em 1999. Mais do que isso, conquistou dois títulos seguidos (primeiro bicampeão da história), sendo o único campeão do festival no século XX. Já a Associação Folclórica Boto Cor de Rosa conquistaria o primeiro título em 2001.

Boto Cor de Rosa ainda fez história, sendo o primeiro campeão do século XXI e primeiro tricampeão da história do festival, vencendo, além de 2001, os duelos de 2002 e 2003, um feito inédito. Começava aí uma disputava acirrada entre as duas agremiações, que faziam espetáculos memoráveis em Alter do Chão.

A pontuação, atrás, do festival de 2024, quando o Tucuxi conquistou o seu 13º título

Nas edições seguintes, os dois botos passaram a revezar os títulos, até que nos anos de 2007, 2008 e 2009 o Cor de Rosa conseguiu mais um tricampeonato, chegando a ficar com três títulos a mais que os adversários. Mas o Tucuxi não deixou se abalar. No ano seguinte, o boto cinza conquistou mais um bicampeonato (2010 e 2011) e após revezarem nos festivais seguintes, alcançou seu primeiro tricampeonato nos anos de 2015, 2016 e 2017.

Boto Cor de Rosa foi bicampeão em 2018 e 2019. Mas nos dois anos seguintes não teve festival devido a pandemia de Covid-19. No dia 06 de julho de 2020, o Sairé foi cancelado após reunião do Comitê de Crise em razão da pandemia. Essa foi a primeira interrupção da festa desde que havia retornado em 1973.

O boto Tucuxi é o único campeão desde que o Sairé retornou após o fim da pandemia. Desde então, conquistou seu segundo tricampeonato (2022, 2023 e 2024), em busca do tetracampeonato, feito que nenhum grupo ainda conquistou, desde que o festival iniciou.

Atualmente, o Tucuxi é o maior campeão do Festival dos Botos, com 13 títulos. O Cor de Rosa permanece estacionado com os 11 títulos desde 2019, antes de a festa ser interrompida e quando, até então, havia superado com o rival com uma conquista a mais.

O último troféu levantado pelo Cor de Rosa, em 2019. Em 2020 e 2021 não houve disputa devido a pandemia de covid-19

Acompanhe a seguir os duelos de Cor de Rosa e Tucuxi, desde o primeiro confronto, com seus temas apresentados no Lago dos Botos:

1999

1º- Tucuxi | Tema: Boto Tucuxi, cultura viva atravessando milênios (1)
2º- Cor de Rosa | Tema: O Rei da Amazônia aperfeiçoava sua produção (0)

2000

1º- Tucuxi | Tema: Histórias e lendas tapajônicas (2)
2º- Cor de Rosa | Tema: Um fascinante mergulho na cultura paraense (0)

2001

1º- Cor de Rosa | Tema: A cultura Borari (1)
2º- Tucuxi | Tema: Quando o amor se faz folclore (2)

2002

1º- Cor de Rosa | Tema: Tradições: Boraris em busca de um novo tempo (2)
2º- Tucuxi | Tema: Santarém, além dos teus encantos (2)

2003

1º- Cor de Rosa| Tema: Ipirangauá Borari (3)
2º- Tucuxi | Tema: O clamor das águas (2)

2004

1º- Tucuxi | Tema: Burary, nossa origem, nossa gente (3)
2º- Cor de Rosa | Ciborari, mãe das matas, mãe das terras, mãe das águas (3)

2005

1º- Cor de Rosa | Tema: Boto encarnado, a cor da miscigenação (4)
2º- Tucuxi | Tema: Santarém, história e sedução (3)

2006

1º- Tucuxi | Tema: O lendário mundo caboclo (4)
2º- Cor de Rosa | Tema: Boto Cor de Rosa no encontro das águas (4)

2007

1º- Cor de Rosa | Tema: Amazônia, pátria cabocla (5)
2º- Tucuxi | Tema: Apologia cabocla (4)

2008

1º- Cor de Rosa | Tema: Reinado Tapajônico (6)
2º- Tucuxi | Tema: A ópera das águas (4)

2009

1°- Cor de Rosa | Tema: Esse rio é minha rua (7)
2º- Tucuxi | Tema: O suspiro da Amazônia (4)

2010

1°- Tucuxi | Tema: A lenda (5)
2º- Cor de Rosa | Tema: O boto do amor (7)

2011

1º- Tucuxi | Tema: Imaginário Tapajó (6)
2- Cor de Rosa | Tema: Santarém, um poema de amor (7)

2012

1º- Cor de Rosa | Tema: A fé e a cultura do povo Borari (8)
2º- Tucuxi | Tema: Imaginário Tapajó (6)

2013

1º- Tucuxi | Tema: Boto Tucuxi: A festa (7)
2º- Cor de Rosa | Tema: Sairé: Cultura Ancestral (8)

2014

1º- Cor de Rosa | Tema: Puxirum da Amazônia (9)
2º- Tucuxi | Tema: Sairé pra dançar (7)

2015

1º- Tucuxi | Tema: Encantos da Amazônia (8)
2º- Cor de Rosa | Tema: Carimbó, a festança do Sairé (9)

2016

1º- Tucuxi | Tema: Festa das cores (9)
2º- Cor de Rosa | Tema: Encantos de Santarém (9)

2017

1º- Tucuxi | Tema: A expressão do Sairé (10)
2º- Cor de Rosa | Tema: Arte do som (9)

2018

1º- Cor de Rosa | Tema: A origem borari (10)
2º- Tucuxi | Tema: Identidade Tapajônica

2019

1º- Cor de Rosa | Tema: Alter do Chão, berço da vida (11)
2º-Tucuxi | Tema: Resistência Borari

2020 – Não houve

2021 – Não houve

2022

1º- Tucuxi | Tema: Amor que faz a tradição (11)
2º- Cor de Rosa |Tema: Macacauá: celebrar a vida

2023

1º- Tucuxi | Tema: Yandé, o Sairé! (12)
2º- Cor de Rosa | Tema: A grande festa do Sairé

2024

1º- Tucuxi | Tema: Morada Pirajaguara (13)
2º- Cor de Rosa | Tema: Rikwé e tradição

2025 – ?

Tucuxi, campeão das 3 últimas edições do festival

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *