Santarém ganha um novo point turístico: Mirante da Serra do Saubal, inaugurado na 6ª por Nélio

Publicado em por em Pará, Santarém, Turismo

Santarém ganha um novo point turístico: Mirante da Serra do Saubal, inaugurado na 6ª por Nélio
O Mirante da Serra do Saubal foi inaugurado na sexta-feira (23), com a presença de Nélio Aguiar e Helder Barbalho. Fotos: ASN

Um lugar com cenário paradisíaco, localizado no topo da serra do Saubal, no coração de Santarém (PA). O novo mirante da cidade foi inaugurado no fim da tarde de sexta-feira (21), e contou com a presença do governador Helder Barbalho, prefeito Nélio Aguiar, deputados estaduais e federais, vereadores, secretários municipais e estaduais, além da população em geral.

“Desde o início de nosso mandato sempre falamos que iríamos fazer de Santarém o maior polo turístico do oeste do Pará, e graças a Deus e ao esforço de uma equipe dedicada nós conseguimos trazer para cá obras revolucionárias que alavancam ainda mais o turismo em nossa cidade. O mirante que está sendo entregue hoje é fruto do suor de cada membro de nossa equipe que se empenhou para que isso pudesse sair do papel, e, sem dúvidas, esse sonho só foi possível porque temos ao nosso lado um governador como o Helder, deputados como esses que estão ao meu lado, uma equipe extraordinária que trabalha pelo bem e pelo desenvolvimento de Santarém”, exaltou o prefeito Nélio Aguiar.

Visão da cidade

No primeiro dia de inauguração, mais de 500 pessoas contemplaram o pôr-do-sol, em sua maioria famílias dos bairros que ficam próximo à serra. Com uma área de grama e diversos pontos específicos voltados a capturas de imagens do local com vista privilegiada, o mirante incentiva a prática do esporte e com certeza já é um dos mais belos pontos turísticos.

“O Mirante da Serra do Saubal tem uma das melhores visões do município de Santarém, do encontro das águas e a perspectiva que aquele ponto turístico possa receber de 50 a 60 mil pessoas por ano. Então isso é um potencial muito grande, gigantesco, todo mundo que vier para Santarém vai ter agora um novo atrativo turístico para poder visitar”, disse Eliziário Bastos, secretário municipal de Turismo. 

Nélio Aguiar e Helder Barbalho avistam Santarém do alto do Mirante da Serra do Saubal

Custo da obra

O Mirante da Serra do Saubal é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Júnior Ferrari (PSD), por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e com contrapartida da Prefeitura de Santarém. 

Orçada em mais de 2,3 milhões de reais, conta com uma área urbanizada, com praça, playground, bicicletários, estacionamento, arborização, uma escultura para registro fotográfico em formato de Muiraquitã, além de um anfiteatro.

A empresa Tupaiu foi a responsável pela construção do Mirante, após vencer um processo licitatório comandado pela Seminfra.

O secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões, enalteceu o trabalho de equipe e, também, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), responsável pela implantação da iluminação no local. 

Políticos em torno da placa de inauguração da obra na tarde/noite de sexta-feira

“Foram meses de empenho, trabalho e dedicação de toda nossa equipe para que hoje a gente pudesse estar aqui e contemplar o pôr do sol de um dos lugares mais lindos da nossa cidade. Não tenho dúvidas de que o mirante será palco de grandes espetáculos e todas às vezes que eu vier aqui em cima com minha família, lembrarei de cada pessoa que suou e se empenhou de corpo e alma para que esse projeto ficasse pronto”, disse Simões. 

Gestões articuladas

O governador do estado, Helder Barbalho, em seu discurso enalteceu a beleza do Mirante da Serra do Saubal e lembrou que obras como essas são possíveis graças a gestões articuladas. 

“Fico muito feliz com essa obra que vai alavancar não somente o turismo, mais a economia do povo de Santarém, desde os vendedores de salgados aos taxistas. E isso foi graças a articulação de um time composto por essas pessoas que estão aqui hoje, sem o pontapé inicial desse time aqui nada disse seria possível, esse é um lindo presente para a Pérola do Tapajós, um dos melhores mirantes do Pará”.

O acesso à serra do Saubal encontra-se asfaltado. Para conhecer este espaço de integração, basta seguir pela avenida Sérgio Henn ,sentido Serra do Saubal. 

Vista aérea do Mirante da Serra do Saubal

Com fotos e informações da ASN (Agência Santarém de Notícias)

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

9 Comentários em Santarém ganha um novo point turístico: Mirante da Serra do Saubal, inaugurado na 6ª por Nélio

  • Aproveitem o que nos oferecem com sabedoria. Vivam com intensidade esse local pois ficou maravilhoso. Sou de Santarém e estou feliz com o seu crescimento espetacular. Parabéns a todos pelo feito.

  • Boa tarde! O trabalho de vocês está muito lindo. Lembrando que não agrada a todos, mas sim a maioria
    Parabéns a empresa e todos da equipe.
    Faço um pedido ao prefeito de Santarém
    Sr. Prefeito sou de Santarém, mas no momento estou em Manaus a trabalho.
    Olhe pelos bairros da cidade
    Marinha onde minha mãe mora
    Peço do senhor que mande asfaltar os bairros da cidade, principalmente os bairros mais antigos
    Matinha, nova república e outros
    Esse é um exemplo querido prefiro de Santarém.
    Sou Silvia Maia.

  • já que o povo já tem área de laser, tá na hora de privatizar o lago de alter para servir de piscina privada para condomínio que irá ficar no morro da piroca

  • Essa Tupaiú não estava proibida de participar de licitações? Se não me engano tinha uma bronca com telhado da câmara, quando Henderson era presidente. Se não me engano. Bom, pelo jeito tava apta.

  • Paisagismo zero, Mania de Santarém colocar cimento em tudo, não tem um lugar de refúgio, sem árvore , somente ao redor, um vergonha , mal feito, tudo em Santarém vira cimento, a Orla só cimento sem paisagismo,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *