Médica veterinária deve ser a nova titular da Secretaria de Saúde de Santarém, dayane silva

Dayne Lima, médica veterinária e ex-chefa de gabinete na Semsa

Dayane da Silva Lima, que trabalhou como chefa da gabinete do ex-secretário de Saúde Edson Ferreira Filho, é o nome mais cotado para assumir o comando da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde).

Ela é médica veterinária.

A opção pelo nome dela, se confirmada, será puramente técnica. Dayane não está filiada a nenhum partido político e tem experiência em gestão hospitalar.

Na partilha de secretarias entre os aliados do prefeito Nélio Aguiar (DEM), a Semsa ficou com o MDB.

O advogado emedebista Luiz Alberto Mota Figueira, o Pixica, foi convidado para substituir Edson Filho. Mas recusou o convite. Pixica é titular da Secretaria Municipal de Cultura.

Ele é apontado como um dos melhores secretários da atual gestão.

“Fui convidado, mas não aceitei. Acho que fazer o que gostamos é bem melhor. Gosto de fazer acontecer cultura em Santarém”, declarou Pixica ao portal Jeso Carneiro na manhã de hoje, 1º.

“Ainda tenho muita coisa por fazer aqui na [Secretaria de] Cultura”, emendou.

Dayane Lima trabalha hoje como assessora da diretoria do Instituto Panamericano de Gestão, a OS (Organização Social) responsável pela gestão do HMS (Hospital Municipal de Santarém) e da UPA 24h.

Outro nome especulado para o comando da Semsa é o do médico Jornes Pontes.

José Antônio Rocha, ex-titular da Semsa na gestão da ex-prefeita Maria do Carmo e filho do presidente do MDB em Santarém, vereador Antônio Rocha, também tem sido especulado para o cargo.

Oficialmente, o novo titular  da Saúde dever ser anunciado até segunda-feira, 4.

Leia também:
Titular da Secretaria de Saúde de Santarém pede exoneração do cargo

  • 1
    Share

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

43 Comentários em: Médica veterinária deve ser a nova titular da Secretaria de Saúde de Santarém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Piru di Fora disse:

    Lamentável
    Tão novinha e já vai se complicar pro resto da vida assinando documentos e licitações cabulosas, daqui algum tempo prestações de contas futuras com problemas de aprovação etc, etc, coisa que talvez ela nem tenha noção…certamente quando aceitou, deve ter pensado no “status” do cargo… Esse cargo aí é pra raposa velha…. veja que os mais experientes (safos) – independente da formação acadêmica – pularam fora…Se fosse algo bom, teriam aceito…
    Imagino a loira negociando com equipe de médicos, conselho de saúde, sindicatos etc, gaguejando na frente do MPE….a galera arrocha e os ânimos se exaltam!!!

    A loirinha adora um whatsapp, espero que saia da sala e visite os postos de saúde, e receba as pessoas em reunião, pq o que saiu, foi certamente um dos piores que esta cidade já teve.
    Assume a secretaria com um rombo gigante, devendo tudo e todos, daqui uns dias será somente a OS pq os demais não recebem há meses.

  • não li não gostei disse:

    não sei se a moça tem capacidade pra essa função mas com certeza não é uma função para fazer testes. se ela tiver competência que seja nomeada senão passa a vez. o que espanta é que tem gente aqui que acha que ela pode fazer um “teste”

    1. BRASIL e BRASILEIROS disse:

      Assim como tem gente que acha que ela não é capaz pelo fato de ser Médica Veterinária

  • Marcel disse:

    Eu também prefiro aguarda. As pessoas pegaram mania de dizer q não presta, que não vai dar certo sem ainda ter começado. A propósito ja vi mesmo vários municípios terem como Gestor da Saúde um profissional da Enfermagem (sem especialização alguma) e nem por isso “deu merda”…

  • Altino disse:

    Vamos esperar, pois a responsabilidade é de que nomeia! Portanto, prefiro aguardar!

  • Andreia disse:

    Como pode uma cidade como Santarém rica em cultura e pontos turísticos ser esse calamidade publica. 0% de rede de esgoto, a rede de tratamento de água, nao tem um laboratório próprio que demanda os hospitais e posto de saúde, as escolas com salas precárias sem ventiladores para as criancas. Rede de esgoto a céu aberto e já vi até atoleiro dentro de Santarém. Sabe o q mais me surpreende é a população acomodada com isso, é por isso q ele e todos os outros q administra a Cidade nao faz nada. Vamos reclamar, vamos pra rua, protestar. Vamos cobrar o dinheiro de impostos que pagamos. Vergonha seu Nélio vc um médico e essa saúde um caos.

  • Edy disse:

    Será mesmo que para assumir cargos, faz-se necessário ter ligação com a FORMAÇÃO ACADÉMICA? Se for isso mesmo, talvez por isso que muitas famílias não tem dado certo também, onde temos pais e mães que “pregam” a moral e os bons costumes (principalmente nas redes sociais) e o testemunho de vida tem sido péssimo dentro de casa, imperando o adultério, a embriaguez, a falta de diálogo, e assim o matrimônio vai vivendo de aparências. Eu quero um BRASIL decente mas quando se propõe um nome novo, eu mesmo logo aciono os “velhos mandões” da política santarena: Antonio Rocha, Ezequiel, Lira Maia e tantos outros citados nos comentários que ainda dizem que estão sendo passados pra trás. Isso é postura de quem quer mesmo ver o nossa Santarém melhor?

  • Marilene disse:

    Nossa como o preconceito reina, será que o fato de A Sra Daiane ser Mulher,graduada em medicina veterinária deve impedi-la de exercer um papel de gestão só por isso? Será q quando houve votação de Presidencia o Sr Iula, se fosse mulher analfabeto ia subir ao palanque??A negativa ao meu ver está todo lotado que ela é mulher.. o fato de ser graduada em veterinária pode impedir ela de ter um lado mais humano com os humanos,só pq ela pode cuidar de animais irracionais??? Ser gestor na saúde significa que sou obrigado a ser médica para trabalhar?? Não poderia então ser formada em matemática, biológia,serviço social,enfermagem,letras ou etc?? Até onde eu sei o que pleteia a rede SUS existe a equipe multidisciplinar que haje por trás de todas as esferas justamente pra se fortalecer a rede. O fato de ser veterinária não vai impedi-la de entrar em contato com qualquer um da rede em atendimento. Não impede a mesma de exercer sua experiência como assessora do nosso ex secretário de Edson,pelo contrário faz apta a dar continuidade ao trabalho que o mesmo estava iniciando.

  • Irlaine Figueira disse:

    Meu apoio à indicação do nome da Dayane Lima. Inteligente, resolutiva, sensível às causas justas e muito técnica. Não vejo o porquê de uma médica veterinária não poder assumir também cargo público. Que seja para o bem da saúde pública!

    1. Jeso Carneiro disse:

      Irlaine, concordo. O importante nesse tipo de cargo é ser boa gestora. Com certeza será um bom teste para Dayane. Que ela tenha sucesso!

  • SÓ ACHO disse:

    Só acho uma coisa, quando vem alguem que passou a vida toda atuando na vida pública as pessoas reclamam porque é sempre o mesmo, nada muda.
    Quando indicam um nome novo, sangue novo, la vem o povo com a ladainha do pessimismo.
    Custa apostar na capacidade da Médica Veterinária? Acredito que exista possibilidade dela administrar a saúde sim.

  • PRONTO, FALEI disse:

    Não entendi o impedimento de uma Médica Veterinária assumir tal função!!!
    Que dizer que se eu for professor, eu não posso exercer a função de diarista?
    Gente, estamos sempre levando as coisas para o lado do pessimismo. Será que alguem sabe algo sobre o caráter e profissionalismo dessa moça? Será que pelo fato de ela ter formação em Medicina Veterinária a deixaria incapaz de pensar e agir em outros “campos” da Saúde?
    Acredito que não!!! Então vamos parar com tanto ACHISMO e esperar os resultados.

  • Flor disse:

    O que não podemos é julgar as pessoas sem conhece-las, E sem se quer dar oportunidade, se ela passou mais de um ano na Semsa e fez um bom trabalho, com certeza como secretaria não será diferente.

    1. Carlos Souza Aguiar disse:

      Só tu pra achar, que em 01 ano um profissional adquire experiência em Atenção Básica pra administrar um Município do tamanho de Santarém com sérios problemas na área da saúde. O que ela vai fazer bem é empurrar com a barriga. Assim é fácil!

      1. Marcel disse:

        Atenção Básica? Vc também ta meio aereo… a saúde se faz com 3 níveis de atenção. Por isso que nada muda, quem é novo ou jovem jamais terá oportunidade nesse país, pois querem experiência mas a oportunidade nunca é dada para se ter o que é exigido.

  • BRASIL e BRASILEIROS disse:

    É impressionante a forma como o PRECONCEITO fica evidenciando em certas situações. Pessoas com formação acadêmica (não desmerecendo quem não têm) acabam deixando-se levar pela “emoção”, pegam o embalo e escrevem absurdos nas redes sociais fazendo pré julgamentos sem se quer saber ou conhecer a história de vida, o caráter, a capacidade, a personalidade, a experiência profissional… a força de vontade de profissionais, de seres humanos, de gente, de pessoas.
    Não me refiro apenas a este caso em que comentários maldosos a cerca de uma PROFISSIONAL DA ÁREA VETERINÁRIA poderá assumir um cargo público, mas tantos outros que circulam nos meios de comunicação e que simplesmente vão fazendo comentários mesquinhos, sabe porque, porque parece o que importa é diminuir os outros, é querer “pisar”… e quanto mais eu diminuo alguém, mais eu me sinto grande, mais eu alimento o meu ego.
    Quê que é isso gente?! Vamos parar com esse tipo de atitude. Sabe porque tudo vai mal? Porque as coisas nem começaram e já estamos dizendo que não vai dar certo, que ninguem presta, que nada funciona. Ta na hora de recolhermos o “dedo” que condena para estender a mão que ajuda, a mão que acolhe.
    Seja quem for: Veterinário, Médico, Padre, Pastor, administrador, Advogado, Juiz, Psicólogo, Enfermeiro, Vendedor, Professor… o que vai fazer a diferença não é a profissão ou a formação e sim o CARÁTER, a determinação, o compromisso e a força de vontade de cada um.
    Pense nisso!!!

  • Elaine Sorriso disse:

    Para trabalhar na direção da secretaria de saúde, tem que ter no mínimo a faculdade de administração com especialização em gestão em órgãos públicos, ou gestão em saúde. Então aceitaria a afirmação que essa pessoa seria competente para o cargo. Prefeito Nélio eu não votei em você, mas pensei que pelo menos a saúde melhoraria, mas está caótico a situação do sus em Santarém. Mas enfim, se juntar com o lira mais multiprocessado e condenado, e helder investigado na lava jato junto com seu papai, eu não podia esperar muita coisa de vc.

    1. BRASIL e BRASILEIROS disse:

      Onde ta escrito que pra ser secretário de saúde precisa dessa FORMAÇÃO? Em vários municípios do Brasil muitas secretarias de Saúde são administradas por ENFERMEIROS e conduzem o trabalho com muita responsabilidade e competência.
      A formação da pessoa da pessoa nem sempre revela se é ou não bom profissional, se tem ou não competência para assumir determinado cargo ou função.
      Entendeu?!

      1. Laura Diniz disse:

        Sou Assistente Social, e me admiro de você comparar uma profissão com a de Enfermeiro. O profissional ENFERMEIRO estuda 5 anos de ATENÇÃO BÁSICA, e é por isso que que quando são convidados a assumir um Cargo de Gestão, acabam se saindo bem.

        1. BRASIL e BRASILEIROS disse:

          Secretaria de Saúde não é só ATENÇÃO BÁSICA… tem média e alta complexidade.
          Equivocada você, não está sabendo interpretar o que escrevi. Antene-se!!!

  • Esperança disse:

    Não podemos julgar as pessoas sem conhecer. A Dayane sempre se envolveu com as causas de pacientes enquanto estava no hospital junto ao IPG. Como chefe de gabinete sempre reuniu com comunidades e atendia as demandas solicitadas. Portanto, não devemos julgar as pessoas sem antes conhecer seu trabalho. Tenho certeza que ela fará um ótimo trabalho.

  • Rosalinda disse:

    Conheço o trabalho dela dentro do hospital municipal, muito resolutiva , sempre ajudando os pacientes , é a melhor indicação para a secretaria de saúde !!! Parabéns Nelio!!

    1. Luciano Portela disse:

      Também conheço o trabalho dela dentro do Hospital Municipal. É casca grossa, prepotente, derrubados pra subir de cargo. Nem de tratar de animal ela entende porque nunca teve a capacidade de trabalhar como Veterinária. O que ela faz muito é andar na cola dos Diretores da OS. Tá puxando saco dela. Leva ela pra tua casa.

    2. Alberto Marques disse:

      Isso é piada ou puxaria de saco. Leva ela pra tua residência. Ela NÃO tem experiência de Atenção Básica. Pergunta se ela sabe o que é Bipartite e Tripartite.

  • Alo Alo disse:

    Este cara ta brincando com o povo santareno, já basta um prefeito irresponsável, como ele pro pio, um secretario de infra estrutura fininho de papai, que não intende nada, agora quer colocar uma veterinária, pra cuidar de pessoas mano manda prender este prefeito.

  • Sulamita Aguiar disse:

    Meu conterrâneo Nélio Aguiar, votei em você, porém estou muito decepcionada com o seu Governo. Essa Veterinária não é eleitora de Santarém. Ela é eleitora de Uruará. É Veterinária, mas nunca trabalhou na área dela. Que experiência Técnica ela tem? Trabalhou por 01 ano e 02 meses na SEMSA/STM e quando foi implantada a OS no Hospital Municipal ela largou a SEMSA e foi para o Hospital. Lá ela está a uns 03 meses. A mesma NÃO tem experiência Hospitalar. O que ela sabe bem, é posar de que sabe tudo. Lá na OS ela não ACOLHI bem as pessoas que procuram aquele Hospital. É prepotente e grossa. O senhor quer acabar com o seu Governo? Então coloque ela como Secretária.

  • Patrícia Azevedo disse:

    Atenção Vereador Antônio Rocha (MDB) responsável pela Pasta da Saúde em Santarém. Você vai deixar que essa sobrinha do Vereador Celinho de Uruará assuma o Cargo de Secretária de Saúde de Santarém. Ela vai trabalhar para o Eraldo Pimenta. Abra seu olho. Valorize a prata da casa.

  • Fagner disse:

    Ê, eô, vida de gado… povo marcado êêê, povo feliz!

  • Maria disse:

    Nota 1000 para o Pixica em ter recusado, excelente gestor na cultura. Esse entende de gestão. Parabéns Pixica

    1. Lysik do 140 disse:

      PIXICA O MDB NÃO É MAIS O MESMO, ELA É SOBRINHA DO VEREADOR CELINO MARIZEIRA, DO MDB DE URUARÁ, , INDICAÇÃO DO DEPUTADO ERALDO PIMENTA, CHECA ISTO OU ESTARÃO ENTREGANDO A SECRETARIA NAS MÃOS DO ERALDO

  • Mineiro disse:

    PIXICA, ANTÔNIO ROCHA, EZEQUIEL VOCÊS ESTÃO MAU INFORMADOS ELA É DE URUARÁ TODOS DA FAMÍLIA DELA SÃO DO MDB DO ERALDO CONTRA O ANTÔNIO ROCHA, O VELHO MARUJO JÁ NÃO TEM MAIS O FARO DE SENTIR SEUS ADVERSÁRIOS POLÍTICOS, SE SE CONFIRMAR O NOME DELA TODOS OS DIAS SEU TIO VEREADOR VAI ENCAMINHAR 15 PACIENTES DE URUARÁ PARA SEREM ATENDIDOS AQUI PARA FAZER POLÍTICA PARA O ERALDO PIMENTA,QUEM TE VIU QUEM TE VIU VELHO MARINHEIRO

  • Silvia frota disse:

    AGORA ACABOU DE VEZ NÉLIO CHAMOU TODOS DE SANTARÉM DE BURROS, JUMENTOS, CAVALOS,BOIS E VACAS , PREFEITO PEDE PARA C——- E SAIA RENUNCIA FICA MAIS ELEGANTE

  • Dan dan disse:

    Indicação política, do deputado estadual Eraldo PIMENTA,de Uruará ela é sobrinha do vereador Celinho marizareira do MDB CHUPA ESTA ANTÔNIO ROCHA

  • Sabrina disse:

    A opção pelo nome dela será puramente técnica kkkkkkkkkk
    Mais um fantoche 👈

  • IndiretasJá disse:

    experiência em gestão hospitalar… qual o hospital que ela geriu?… quanto tempo?… pô tão de brincadeira …

  • Cristina disse:

    Jeso!
    Pq está censurado a 77 dias o seu blog?
    Sou a Cristina que trabalhou com sua esposa no Barrudada.

    1. Jeso Carneiro disse:

      Cris, clica na expressão sob censura que vc terá a explicação.

  • Bruno Ricardo disse:

    O que uma médica veterinária entende de saúde pública?
    Meu Deus do Céu, não consigo entender a facilidade que o governo Nélio tem de só fazer merda. Veterinário não entende de recursos da saúde, de postos, de hospitais, de TFD, de regulação. É como pedir a um encanador para erguer um edifício. Ainda bem que estou indo embora de Santarém. Tenho dois filhos e a tendência disso é só piorar. #Fora Nélio.

    1. Raimundo Silva disse:

      Bruno Ricardo, impressionante a incompetência do gestor municipal em colocar uma pessoa inexperiente para comandar um sistema complexo e problemático, que exige experiência e competência que nem o SUS, levando em consideração que esse prefeito já passou por ele e foi um péssimo secretário. Estamos passando pelo mesmo problema em Óbidos, um prefeito corrupto e marinheiro de 1a viagem, levou a Saúde pra UTI.

    2. BRASIL e BRASILEIROS disse:

      É impressionante a forma como o PRECONCEITO fica evidenciando em certas situações. Pessoas com formação acadêmica acabam deixando-se levar pela “emoção”, pegam o embalo e escrevem absurdos nas redes sociais fazendo pré julgamentos sem se quer saber ou conhecer da história de vida, do caráter, da capacidade, da experiência profissional… da força de vontade de profissionais, de seres humanos, de gente, de pessoas.
      Não me refiro apenas a este caso, mas tantos outros que circulam nos meios de comunicação e que simplesmente vão fazendo comentários mesquinhos, sabe porque, porque parece o que importa é diminuir os outros, é querer “pisar”… e quanto mais eu diminuo alguém, mais eu me sinto grande, mais eu alimento o meu ego.
      Quê que é isso gente?! Vamos parar com esse tipo de atitude. Sabe porque tudo vai mal? Porque as coisas nem começaram e já estamos dizendo que não vai dar certo, que ninguem presta, que nada funciona. Ta na hora recolhermos o “dedo” que condena para estender a mão que ajuda, a mão que acolhe.
      Seja quem for: Veterinário, Médico, Padre, Pastor, administrador, Advogado, Juiz, Psicólogo, Enfermeiro, Vendedor, Professor… o que vai fazer a diferença não é a profissão ou a formação e sim o CARÁTER, a determinação, o compromisso e a força de vontade.
      Pense nisso!!!

      1. Emanuel Bentes disse:

        tb um discurso preconceituoso e incompetente contra o nome de uma profissional veterinária para assumir a semsa. A administração e gestao São
        dinâmica .

      2. Agnaldo Cunha disse:

        Deixa de ser Anta. Não é preconceito pelo fato dela ser Veterinária. Podia ser qualquer ser humano que tivesse Experiência Técnica e Política sôbre Gestão Pública. Essa jovem NÃO TEM EXPERIÊNCIA para comandar a SAÚDE de um Município da magnitude de Santarém. Tem profissionais dentro da própria SEMSA, com larga experiência de várias Gestões que estão lá se perdendo e não são valorizados.

    3. Patricia disse:

      Vc conhece a palavra zoonoses ?
      Ignorância gera atrito, antes de falar qualquer coisa pesquise mais