Anísio Quincó é urbanista e arquiteto santareno. Mora na Argentina, onde faz pós-graduação em ‘Proyecto Urbano’, pela Universidad de Buenos Aires.
O curso, segundo ele, trata de projetos na escala da cidade, de planos de transporte, de desenvolvimento, de requalificações de áreas degradadas, enfim, rever os conceitos da cidade.
“Além de gerir a parte projetual, temos que estar preparados para conversar com os diversos setores da sociedade com os quais o projeto tenha relação”, explica.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Ele é o 2º protagonista da nova seção do blog denominada No raso, cuja estreia ocorreu na semana passada com a jornalista Márcia Reis.
Depois do curso, não sabe ao certo o que vai fazer. Mas acalenta uma certeza: “Quero voltar ao Brasil e colocar o que aprendi em prática”.
Nome: Anísio Lima Quincó
Idade: Vinte e poucos anos.
Natural de … Santarém!
Decidiu que seria arquiteto quando…. Aos 10 anos, fiz um ‘plano’ (pueril) de vida: sair de casa, mudar de cidade, cursar arquitetura. Tinha que perpetuar aquilo que gostava de fazer desde os cinco, que era desenhar, dar uma ‘cara’ melhor às coisas.
Um projeto arquitetônico que marcou sua vida: E urbanístico também: Brasília. Um lugar cheio de história do país, e fruto de políticas de interiorização do desenvolvimento, saído das pranchetas de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, e que hoje ainda pulsa, respira e inspira arquitetura e urbanismo.
Um herói: Todos aqueles que ajudaram no caminho. Mãe, família, amigos, chefes… Todo mundo é um pouco herói da vida do outro.
Livro favorito: Steve Jobs (escrito por Walter Isaacson). Sempre tive uma admiração pela figura dele, por suas apresentações, pela busca da perfeição formal do que produzia. Ainda mais quando soube que ele não quis ler o que foi publicado, para seus filhos saberem o que aconteceu na vida do pai. Sem censuras.
Uma viagem marcante: A última, quando fui à Santarém. Foi uma emoção inenarrável voltar para casa, pela primeira vez, com o título de arquiteto.
Lugar para descansar: De molho nas águas do Tapajós. Tem coisa melhor?
Fugiria para... Perto do que traz felicidade e desperte paixão.
Um momento que gostaria de reviver: O que acontece por esses tempos: o folclore do Dom Amando. Era o máximo ir às comunidades do interior, pesquisar, conversar com os moradores e, depois, reproduzir tudo na área do colégio. Na época, não tinha muito a noção de quanto aquilo era importante para a vida. Havia interdisciplinaridade (envolvendo história, geografia, física etc.), algo que deveria ser o objetivo/ferramenta da educação formal.
O presente mais legal que já recebeu? A oportunidade de estudar e realizar sonhos. Um dia também quero ter a oportunidade de dar presentes como esse.
Não sai de casa sem… Uma câmera. Seja a de celular, ou tradicional. As melhores fotos são aquelas do cotidiano.
Especialidade na cozinha: Uma suculenta… farofa de ovo. Ok, não sei cozinhar nada além disso.
Sempre visita na internet: Fontes de informações de diversas opiniões (de Santarém, Pará, Brasil e Argentina); blogs de arquitetura/design/urbanismo; portfólios de notáveis escritórios de arquitetura e, ultimamente, sites de economia (conceitos de importação, exportação, inflação…).
O melhor de Santarém: As belezas naturais! Não posso deixar de citá-las… Mas algo que chama mais a atenção, é ver um povo que, mesmo em meio às dificuldades, se mantém esperançoso. Nós santarenos, quando defendemos o Estado do Tapajós, temos algo muito parecido com o patriotismo dos argentinos.
Com quem gostaria de fazer um projeto arquitetônico: Com um mestre. Meu eterno professor e chefe, o arquiteto Aurélio Meira.
Sempre na torcida… De fazer tudo aquilo que esteja ao alcance.
O que seria se não fosse arquiteto: Publicitário ou comandante de barco. Não necessariamente nessa ordem.
Um recado curto e elegante: Gostaria nessa época de eleições municipais, que houvesse candidatos preocupados com o desenvolvimento através do planejamento de médio e longo prazo. Uma pessoa, ou um grupo, que estivesse intimamente ligado ao zelo da cidade e da região. Alguém se habilita?
Filho como falou sua tia somos suspeito tecer qualquer elogio,mas n posso deixa-lo de fazer, vc realmente esta procurando da melhor maneira possivel encher sua caixa de lápis de cor,para que no futuro vc tenha todas as cores disponivel p fazer um bom trabalho. O aplauso de um unico ser humano tem grande importancia,a minha!!…Parabens!!!
Como sempre,me enchendo de orgulho.Meu futuro esposo:)
Obrigado, Manu! E como sempre brincalhona, hein? hehe
Abraços!
Anísio, eu sou suspeita pra falar de vc, Pq sempre soube que seria um profissional competente e lendo essa sua entreviste então, fico mais orgulhosa desse arquiteto que é você.
Sem dúvida vai ser um dos melhores arquitetos do nosso Pará.
Parabéns e muito sucesso.
Abraço!
Muito obrigado pela torcida! Só espero que possa estar à altura dela.
Abraços!
Anisio
Parabéns, assim que você voltar a Santarém nosso escritório está à sua disposição.
Competência não lhe falta.
Ary RAbelo
Muito obrigado, Sr. Ary. Fico lisonjeado com a oferta!
Grande abraço!
Muito interessante ver a história de um jovem arquiteto deixando sua marca mundo a fora, pois com certeza esta levando um pouco das nossas riquezas sejam elas do Pará ou do Brasil.
Parabéns pela coragem de ter saído do nosso país e encarar o aprendizado mundo a fora.
Com certeza ainda vamos escutar ouvir muito em seu nome.
Gracias a Vos ….Dale
A gente não pode esquecer de casa, não é Andrey? Seja da nossa cidade, do nosso bairro e do que a gente leva no coração.
Dale,
Gracias a VOOOS y suerte, che!
Já lhe fiz uma proposta neste blog e volto a renová-la, neste momento, como desafio profissional: a eleboração de um projeto urbanístico a ser seguido pelo poder público e fiscalizado pela sociedade. Como se trata de aspiração dos santarenos, de grande complexidade, que exige a participação do município e da coletividade, sugira, pelo menos, alguns pontos iniciais que devarão servir de base ao debate, a fim de que possamos dar início a essa empreitada.
Envolver tantas pessoas, orçamento limitado (o da Prefeitura) e opiniões, torna essa uma tarefa um grande desafio, de fato.
Estou disposto a contribuir nesse processo, mas gostaria de voltar a conversar acerca disso depois das eleições municipais, para que a conversa não tome nenhum tom que não seja a discussão de ideias para o desenvolvimento em geral.
Saludos, Sr. José Ronaldo!
Ok!
Sem envolvimento político partidário, desde que não caia no esquecimento.
Arquiteto Anísio Quincó, é realmente indescritível o momento de voltar à Terrinha depois do título (espero que seja o primeiro de muitos) conquistado. Só isso já valeria a pena um dia termos deixado família, amigos, lugares queridos. Comungo com sua esperança no “Um recado curto e elegante”. No entanto, sem querer deixar de aplaudir a íntegra da entrevista, gostei muito e ainda estou refletindo sobre “Todo mundo é um pouco herói da vida do outro”. Esta frase me ajuda a entender porque que eusempre digo que a coisa mais importante que existe é gente. Torço que v. continue fazendo sucesso, nunca esquecendo de nosso Dom Amando, de nossa Santa Santarém e nosso Estado do Tapajós. TAPAJOARAMENTE AZUL,
Não dá pra esquecer esse pedaço de terra abençoado, Santarém. Muito obrigado e sucesso a você também.
Grande abraço.
Parabéns, meu amigo…
Que um dia você possa aplicar aqui em nossa “Pérola do Tapajós” os conhecimentos que estais adquirindo aí em seu estudo…