Cresce o neonazismo no Brasil. “É como se uma parte perdesse o contato com a civilização”

Publicado em por em Política

Cresce o neonazismo no Brasil.
Neonazistas presos no RJ: extremistas em curva ascendente Foto: Veja

Grupos extremistas que propagam discursos de ódio contra minorias, embasados por argumentos nazistas e fascistas, estão aumentando no Brasil, informa Deutsche Welle.

Pesquisadora há 18 anos sobre movimentos do tipo, a antropóloga Adriana Dias, doutora pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), identificou crescimento tanto no número de células neonazistas quanto no engajamento de seus integrantes nos últimos 6 meses.

 

No fim do ano, segundo ela, estavam em atividade 334 grupos no país. Em junho, são 349. Mas o que mais aumentou não foi a quantidade de células, e sim o número de membros de cada grupo. Se há 6 meses os engajados nesses grupos não passavam de 5.000 no Brasil, agora já são cerca de 7.000.

Dias monitora periodicamente o cenário por meio de rastreamento das atividades desses grupos pela internet.

“É como se uma parte do país tivesse perdido completamente o contato com a civilização“, comenta ela, em conversa com a DW Brasil.

Sua pesquisa vai ao encontro de um levantamento da organização não governamental SaferNet Brasil, entidade brasileira que promove e defende os direitos humanos na internet.

Série histórica

Dados levantados com exclusividade para a DW Brasil mostram que este mês de junho de 2020 foi o período em que a ONG mais recebeu denúncias de neonazismo desde o início da série histórica, em janeiro de 2006. Foram 3.616 denúncias recebidas pela SaferNet sobre o assunto, referentes a 1.614 páginas diferentes, segundo números consolidados no dia 28 de junho.

Em junho de 2019, foram 31 denúncias, referentes a 25 páginas. O aumento, portanto, é de 11.564%. E a curva é ascendente. Em abril, foram 307 denúncias, referentes a 109 páginas; em abril de 2019, 87 denúncias e 46 páginas. Em maio deste ano, foram 498 denúncias e 204 páginas, frente a 53 denúncias e 42 páginas do mesmo mês do ano passado.

De acordo com a administração da ONG, depois de recebidas as denúncias, são coletadas evidências da materialidade dos crimes e disponibilizadas para análise e investigação do Ministério Público Federal, com quem a organização possui convênio.

 

Nazismo é crime no Brasil. O artigo 20 da Lei 7.716/1989 ressalta que “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo“, é passível de reclusão de 2 a 5 anos e multa.

O material deve ser recolhido imediatamente, e as mensagens ou páginas respectivas na internet devem ser retiradas do ar.

Neste link, leia a íntegra da reportagem.

LEIA também: PF prende secretária de Saúde do Amazonas e vasculha casa do governador


Publicado por:

3 Comentários em Cresce o neonazismo no Brasil. “É como se uma parte perdesse o contato com a civilização”

  • São grupos extremistas da chamada direita, tudo sem noção, que precisam de punição bem maior do que a Lei determina. Acho que 15 anos sem progressão de pena já seria de bom tamanho.

  • Ja foram petralhas, estão subempregados ou na vagabundagem, agora se acham nazistas, não sabem o que é mas acham bacana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *