Declaração de filho de Bolsonaro é golpista, diz Celso de Mello, do STF, Celso de Mello, ministro do STF
Ministro Celso de Mello, o mais antigo do STF

O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), classificou a afirmação do deputado federal eleito Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), de que bastam um soldado e um cabo para fechar a Corte, de “inconsequente o golpista”, informa a Folha de S. Paulo.

Eduardo é filho do candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), que lidera as pesquisas para o cargo.

Ainda segundo o jornal paulista, o ministro do STF afirmou que o fato de Bolsonaro ter tido uma votação expressiva nas eleições — ele recebeu quase 2 milhões de votos — não legitima “investidas contra a ordem político-jurídica”.

O magistrado, que é o decano do STF, enviou a declaração por escrito à Folha, e pediu que ela fosse publicada “na íntegra e sem cortes”.

Escreveu Celso de Mello:

“Essa declaração, além de inconsequente e golpista, mostra bem o tipo (irresponsável) de parlamentar cuja atuação no Congresso Nacional, mantida essa inaceitável visão autoritária, só comprometerá a integridade da ordem democrática e o respeito indeclinável que se deve ter pela supremacia da Constituição da República!!!!

Votações expressivas do eleitorado não legitimam investidas contra a ordem político-jurídica fundada no texto da Constituição! Sem que se respeitem a Constituição e as leis da República, a liberdade e os direitos básicos do cidadão restarão atingidos em sua essência pela opressão do arbítrio daqueles que insistem em transgredir os signos que consagram, em nosso sistema político, os princípios inerentes ao Estado democrático de Direito”.

O vídeo com as declarações de Eduardo Bolsonaro começaram a circular logo cedo [ontem, 21] entre ministros do STF.

Celso de Mello teve uma das reações mais indignadas.

Questionado pela Folha, decidiu enviar a mensagem. Outros ministros trocaram mensagens e telefonemas entre si.

Eles aguardam a chegada do presidente da Corte, Dias Toffoli, para discutir um posicionamento. Ele estava em Veneza para compromissos profissionais e deve chegar nesta segunda-feira (22) em Brasília.

A ministra Rosa Weber, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse que a magistratura se mantém firme.

“No Brasil, as instituições estão funcionando normalmente. E juiz algum no país, juízes todos no Brasil [que] honram a toga, se deixa abalar por qualquer manifestação que eventualmente possa ser compreendida como conteúdo inadequado”, afirmou.

Marco Aurélio Mello disse que vivemos “tempos sombrios”.  “Vamos aguardar, com toda a serenidade, os acontecimentos”.

 O vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Medeiros, não comentou.

Leia também:
Lira Maia recorre ao TRF1 contra sua condenação a 12 anos e 6 meses de prisão

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

5 Comentários em: Declaração de filho de Bolsonaro é golpista, diz Celso de Mello, do STF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • j0rge moraes disse:

    Leonardo ! em primeiro lugar não sou teu camarada ! em segundo lugar o COISO É UM FILHOTE DA DITADURA! em terceiro lugar é um deputado mediocre, fanfarrão e boçal! depoimentos históricos do Ex ditador Geisel e do finado Jarbas Passarinho o consideravam um militar de merda! em quarto lugar quem precisa estudar história é você cabra safado! com certeza um bolsomínion da várzea ! lê pelo menoos seguintes livros : Os donos do Poder de Raimundo Faoro, Os Senhores da Direita de DélcioMonteiro Lima e Os Bestializados de José Murilo de carvalho… daí talvez eu possa dialogar com um energúmeno ! dois conselhos 1.te matricula num EJA e consulta um psiquiatra seguindo o conselho do teu guru COISO ! and please ! don’t bother me !!!!

  • j0rge moraes disse:

    além de estúpido o filhote de milico-ditador é louco !!!! em discurso na paulista propôs guerra contra a venezuela !!!!! santo deus !!!! está doido para fazer o jogo sujo do Tio Sam que nem a Colômbia se arriscou !!! realmente este moleque deveria seguir o conselho do pai de consultar urgentemente um psiquiatra !!!! mas a demanda de psiquiatra está em alta,já que temos que tratar milhões de bolsomínions !!!!!

  • Pedro disse:

    …acabou a moleza.

  • j0rge moraes disse:

    é assim que começou o nazismo na alemanha!!! sempre tem um louco e desvairado de plantão para manifestar o seu ódio à democracia!!! os ministros do STF deveriam mandar prender este filhote de ditador por crime de lesa pátria !!!! imaginem o COISO presidente ???? alguém ainda duvida da sua prepotência ditatorial ???? tal pai tal filho !!!!! ainda é cedo pra evitar possível eleição desse louco !!!!

    1. Leonardo Andreazza disse:

      Sabes pouco de história meu camarada. O “golpe” aplicado pelo Nacional Socialismo de Hitler chegou ao poder pela via democrática, e a partir daí implementou uma série de medidas que o levou ao poder absoluto. Quem dos dois candidatos têm propostas nesse sentido? Quem escreveu no seu programa de governo que se eleito convocaria uma nova assembleia nacional constituinte? Com o intuito de aplicar CONTROLE SOCIAL NO JUDICIÁRIO, MIDIA, LEGISLATIVO? pois é, FERNANDO HADDAD tem essa proposta autoritária conhecida e que levou países a verdadeira desgraça da ditadura e falência econômica, vide VENEZUELA.