
Caso a deputada estadual Maria do Carmo (PT) não concorra em 2024 a Prefeitura de Santarém (PA), o nome mais forte para substituí-la na disputa, entre os integrantes da base do governador Helder Barbalho (MDB) no município, é o do ex-deputado estadual José Maria Tapajós (PP), segundo a Destak.
Os números constam na nova pesquisa do instituto – a 2º do ano – realizada nos dias 15 e 16 últimos, quando foram ouvidas 720 pessoas, entre homens e mulheres acima de 16 anos, residentes nas zonas rural e urbana da cidade.
No cenário sem a parlamentar petista (duas vezes prefeita do 3º maior colégio eleitoral do Pará), José Maria Tapajós é o único nome que bate JK do Povão (PSDB), vereador alinhado à direita bolsonarista e o melhor posicionado entre os nomes que transitam nesse espectro ideológico no município.
Sobre a pesquisa, leia também:
— ARTIGOS RELACIONADOS
- De olho na Câmara: Nova pesquisa Destak: os nomes mais citados para vereador em Santarém.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu Lula (PT) tanto no 1º como no 2º turnos em Santarém nas eleições presidenciais do ano passado.
No 1º, obteve 49,4% dos votos válidos (92,7 mil votos), contra 41,7% amealhados por Lula. No 2º turno, Bolsonaro ampliou o percentual para 55,7% (102,6 mil votos); o petista cravou 44,4% (82 mil votos).
Tanto José Maria Tapajós como JK disputaram vaga para Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) no pleito de 2022. O primeiro teve 32,4 mil votos; o segundo, 27,7 mil. Ambos foram derrotados.
Numa eventual disputa ao Executivo santareno em 2024 em que os dois estejam presentes, José Maria Tapajós teria 38% dos votos, enquanto JK, 31%, de acordo com a Destak.
Veja o cenário sem Maria na disputa se a eleição fosse hoje

Já fui Lula, errei por apoiar, por não aceitar Ladrão roubando minha casa, nunca mais apoiei esse político. Sou Brasileiro, Patriota, amo o meu Pais, não sou Bolsonaro, valorizo o meu País, a Família e sou contra o aborto. Apoiarei quem melhor fizer pelo nosso Município, Estado e Brasil. O resto pode se jogar na fogueira que não faz falta. Chega de ladrão comandando está Nação, roubando e corrompendo os outros corruptos sem escrúpulos como o Congresso corruptopodre que nos temos, que topa tudo por dinheiro sem pensar no amanhã do Povo Brasileiro.
Sou lula mas voto jk chegar dos mesmos políticos que não fazem nada por santarém