
Na sua nova pesquisa – a 2ª do ano – sobre cenários políticos em Santarém, o 3º maior colégio eleitoral do Pará, a Destak também aferiu os vereadores mais bem avaliados pela população do município, bem como os mais rejeitados.
No próximo ano, haverá eleições municipais em todo o país – prefeito, vice-prefeito e vereador.
Hoje, a Câmara de Santarém possui 21 integrantes, podendo chegar 23 por conta de um possível aumento no número de vagas devido o crescimento populacional do município.
- Eleições 2024: Destak: Maria lidera nova pesquisa para Prefeitura de Santarém; Nélio tem 71% de aprovação.

O levantamento da Destak, realizado nos últimos dias 15 e 16, ouviu 720 pessoas acima de 16 anos. JK do Povão (PSDB) é o nome mais citados entre os parlamentares santarenos. Na outra ponta, Didi Feleol (PP), aparece na lanterna, com apenas 0,3%.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A liderança entre os mais rejeitados é de Biga Kalahare (PT), com 17%, seguido de JK do Povão (13,2%). Os dois são estreantes na Casa e ideologicamente posicionado em lados opostos, Biga, esquerda; JK, direita.

Em comparação à pesquisa da Destak em janeiro, registrou-se pequenas mudanças que se refere à avaliação positiva e negativa dos vereadores.
Naquela, JK cravou 36,7% das citações pela reeleição, seguido por Adriana Almeida (UB), com 9,3%, e Alysson Pontes (PSD), 5,9%, e que caiu quatro posições.
Na rejeição, Alysson Pontes, que tinha 10,1%, pulou para 11,6% e assumiu a terceira posição do ranking.
Provavelmente acontecerá o contrário desta pesquisa, tendo como o mais votado para a próxima eleição municipal para o cargo político de vereador, o então parlamentar do PT, Biga Kalahare.