Ex-ministro passa mal, CPI da Covid é suspensa e será retomada nesta 5ª

Publicado em por em Política, Saúde

Ex-ministro passa mal, CPI da Covid é suspensa e será retomada nesta 5ª
Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde: síndrome vasovagal. Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello passou mal no intervalo de seu depoimento à CPI da Covid, nesta quarta-feira (19/5). O senador Otto Alencar (PSD-BA), médico, o socorreu e afirmou que o general foi acometido pela síndrome vasovagal, que é uma perda transitória da consciência.

Por causa disso, e considerando o extenso número de senadores inscritos para a oitiva, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), suspendeu a sessão, que será retomada nesta quinta-feira (20), a partir das 9h.

 

Segundo Alencar, Pazuello sentiu-se mal no “cafezinho”, que é uma antessala da comissão onde ocorre a CPI.

“Ele estava bem pálido, quase desmaia. Procurei colocar ele na posição correta, elevando os membros inferiores. Logo depois, ficou corado, está muito bem. O ex-ministro ficou muito tempo em pé, emocionado. É uma síndrome muito comum”, explicou o senador.

Ainda de acordo com o senador baiano, Pazuello poderia ter retomado seu depoimento, porque já estaria recuperado. Aziz, no entanto, optou por cancelar a sessão, remarcando-a para esta quinta-feira.

— LEIA AINDA: TJ anula sentença favorável a senador em ação de paternidade ajuizada em Santarém

O adiamento do depoimento dará mais tempo para os integrantes da CPI. Ainda há 22 senadores inscritos para a oitiva do ex-ministro. A sessão teve que entrar em intervalo, devido à ordem do dia no Senado.

Dessa forma, a oitiva da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”, deve ficar para a próxima terça-feira (25/5).

Ao deixar o Senado, Pazuello desmentiu Alencar. “Não passei mal. Amanhã continua. Não houve nada. Nada disso”, assegurou o ex-ministro, que estava sendo escoltado pelo senador governista Marcos Rogério (DEM-RO) e por seguranças.

O Senado Federal, no entanto, contradisse o ex-ministro. No Twitter da Casa legislativa, foi publicada a confirmação de que Pazuello realmente passou mal.

Ex-ministro: 8º depoente

Pazuello é o oitavo depoente do colegiado e principal testemunha, por ser o ministro mais longevo dos quatro que passaram pela pasta da Saúde durante a pandemia da Covid-19 até aqui. O depoimento dele já durava cerca de 7 horas.

A CPI da Covid-19 tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.

Com informações do site Metrópoles


Publicado por:

Uma comentário para

  • O BozoNero desejava invadir a Venezuela e acabar com o regime do Maduro. Convenhamos que com esses generais que tem o exército, um revelou que tomou vacina escondido do Bozo, outro mente, inventa doença, como se fosse um menino do ensino fundamental quando quer matar aula. Haja desperdício de dinheiro público com os salários desses inúteis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *