Jader se diz sócio de afiliada da Globo

Publicado em por em Negócios, Oeste do Pará, pessoas, Política

No sentido horário, Joaquim Pereira, Vânia Maia e Jader Barbalho

O quase senador Jader Barbalho (PMDB) acaba de entrar na disputa do espólio apontado como a “jóia da coroa” deixada aos filhos do empresário Joaquim da Costa Pereira: o STC (Sistema Tapajós de Comunicação), formado pela TV Tapajós, afiliada da Rede Globo em Santarém, e mais a rádio Tapajós FM e o portal Notapajós. As 3 empresas estão avaliadas entre R$ 15 a R$ 20 milhões.

Leia também:
Luzes na disputa da afiliada da Globo.

O ingresso de Jader na partilha do STC foi oficializado na 1ª Vara Cível de Santarém há poucos dias. Mais precisamente no último dia 2. Ou seja, 1 ano e 3 meses depois da morte do empresário santareno.

Quem deu entrada no documento “Fato Novo Importante” foram os advogados de Vânia Pereira Maia, atual gestora do STC e uma das herdeiras e inventariante dos bens deixado por Joaquim Pereira.

O blog teve acesso ao documento.

Nele, Vânia Maia relata que no dia 29 de março último recebeu na sede da rádio e TV Tapajós “um representante” de Jader Barbalho, chamado Luziel Guedes, com documentos em que comprovavam que o político paraense de maior expressão nacional é “detentor de 50%” do capital social do STC.

O ingresso de Jader na empresa, ainda de acordo com o documento, teria sido ratificado há 10 anos (3 de janeiro de 2001) pelo casal Joaquim e Vera Pereira, então sócios únicos. A partir daí, o STC passou a ter o seguinte quadro societário:

# Jader Barbalho – 50%

# Joaquim Pereira – 49%

# Vera Pereira – 1%

Sobre essa nova sociedade, no entanto, Joaquim Pereira não teria deixado aos filhos nenhum documento comprobatório do negócio. Ainda que, segundo Vânia Pereira, o empresário tenha dito à filha em certa ocasião que “possuía um outro sócio com 50% de participação no capital social” da TV e rádio Tapajós, sem, todavia, nomeá-lo, já que o “assunto não poderia aparecer”.

O sigilo perdurou até a visita de Luziel Guedes no mês passado a Santarém, a pedido de Jader Barbalho.

Presidente do Imep (Instituto de Metrologia do Pará) desde o início do governo Simão Jatene II, Luziel é aliado de Jader. Foi ele que entregou a Vânia Pereira Maia o documento que supostamente prova que o líder do PMDB paraense é dono de 50% do STC.

Leia ainda:
Partilha bélica.
TV Tapajós assina concessão digital.


Publicado por:

28 Comentários em Jader se diz sócio de afiliada da Globo

  • Ilustres, tais sentimentos se dão por anseios a satisfazer vossas invejas ou por acharem mesmo que utopias governamentais e de direito sairiam do sonho?

  • Isso não é mais nenhuma novidade, pelo menos para pessoas que já tinham conhecimento a respeito. Agora é que a briga vai ficar feia até por que o Sr. Joaquim, em 2001, já estava com problemas de saúde e quem “respondia” por ele era a Sra. Vânia Pereira e então em alguma coisas por trás disso tudo. Pode-se considerar um complô? Está parecendo.

  • Na declaração de Imposto de Renda de Jader consta esta compra? Ele, Jader, quando candidato, inclusive na última eleição para o senado, declarou esse patrimônio à Justiça Eleitoral? Eu acho que, se o Paulo Rocha quiser, vai embolar a posse do Jader. Outra coisa misteriosa: o Jader recebeu da Tv Tapajós algum dividendo desde 2001 quando diz ter comprado 50% das ações? Sei não, mas a Vânia sabia dessa jogada e quer errolar os irmãos.

  • Santarem nao tem geito, a inveja e uma merda mesmo. so reconhecem quem nao trabalha.tem gente q se enbriagam com esse fato.essa cidade ta na hora de dar valor as pessoas trabalhadoras com a vania.

  • Santarem nao tem geito, a inveja e uma merda mesmo. so reconhecem quem nao trabalha.tem gente q se enbriagam com esse fato.essa cidade ta na hora de dar valor as pessoas trabalhadoras com a vania.

  • O jader teve que sair da sobra, com a briga dos mano, e tudo podendo ir para o ralo, ele se espertou pra não perder os milhoes que pagou, ou voçes acham mesmo que o finado joaquim ia pegar essa merreca de 28.000,00 esse valor é so pra receita ver o resto foi caixa dois.

  • espertesa camarada 21 é falir as empresas do pai e agora querer ficar com a unica que continuou crecendo. espertesa é nunca ter contribuido com nada e agora querer a joia da coroa.

  • Jeso o grupo O LIberal corre pela lateral, já mexe os pausinhos com a Globo no Rio. Esse espólio vai ficar pequeno.

    Agora outro fato é que a CF/1988 veda político ser dono de veículo de comunicação. Cadê o MPF, o STF e as autoridades que não fazem nada. Ops! tão de rabo preso mesmo.

  • Jeso,

    O nome correto do emissário do Jáder é Luiziel Guedes, tabelião e político de Belém. Ele é, digamos assim, o PC Farias do Jáder, o operador, o homem da mala.

    Abraços,

    D.T.

    1. Deep Throat, vc. tem razão Luiziel. Ou, na pia batismal: LUIZIEL HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA. A devida correção já foi feita.

      1. Jeso, sempre bem informado! Diga lá, foi isso que a equipe do Domingo Espetacular, da Record, veio investigar?

  • Deve ser um “acordo” entre Vania e Jader..Pra depois ela ficar com a maior parte…espertinha ela não???

  • Agora pelo menos os irmãos terão MENOS motivo pra brigar. Na verdade apenas metade dos motivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *