Mercosul vira tema capital na Venezuela

Publicado em por em Internacional, Política, povos indígenas

Não se fala outra coisa aqui neste país.

É assunto nos jornais, chavistas ou não, nas ruas, TVs públicas, privadas… e até na aldeia indígena de Kavanayén, palco do V Congreso Gran Nación Abya Yala. O  ingresso da Venezuela no Mercosul é o tema da hora.

– Estamos convencidos que a incorporação da Venezuela no Mercosul poderá fortalecer nossa presença e nossos interesses neste bloco integracionista – escreveram os signatários da Declaração de Kavanayén, resultado do encontro dos povos indígenas da América encerrado na quinta-feira (9) naquela aldeia fincada no estado de Bolívar.

A líder indígena brasileira (e santarena) Iza Tapuia
A líder indígena brasileira (e santarena) Iza Tapuia em visita ao infocentro de Kavanayén

Os efeitos práticos da entrada da Venezuela nesse bloco já são sentidos.

Quem sai do Brasil, Argentina e Uruguai para visitar o país, seja como turista ou a negócios, basta apresentar, agora, apenas a carteira de identidade no setor de imigração para atravessar a fronteira.

Antes, exigia-se passaporte.

Para a líder indígena brasileira (nascida em Santarém) Iza Tapuia, a Venezuela terá um papel importante a desempenhar dentro do Mercosul. Qual seja, ampliar as ações do bloco, transformando-o também num indutor de políticas sociais e culturais entre os países sócios.

– Considerando a enorme e ampla participação popular nas políticas públicas da Venezuela, incentivada pelo governo de Hugo Chávez, creio que o país vai levar essa experiência para dentro do bloco, fazendo com que não se atenha apenas às questões econômicas, mas discutindo temas, propostas e ações indígenas comuns aos quatro países – explica Iza.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *