Ministro revoga prisão de blogueiro bolsonarista, mas impõe restrições
Osvaldo Eustáquio, blogueiro bolsonarista. Foto: Arquivo pessoal

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (5) a prisão de Oswaldo Eustáquio, blogueiro e jornalista que milita a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Ele foi detido em 26 de junho no âmbito da operação Lume, que investiga o financiamento de atos que pedem o fechamento do Supremo e do Congresso Nacional.

 

Em 30 de junho, Moraes prorrogou a prisão temporária de Eustáquio por mais 5 dias, após pedido da PGR (Procuradoria Geral da República) e da Polícia Federal.

Na decisão, Alexandre de Moraes estabeleceu medidas restritivas ao blogueiro considerando “estar demonstrado o risco à investigação”. O ministro cita o fato de Eustáquio ter sido localizado pela PF na fronteira com o Paraguai e as “sucessivas evasões” na intenção de evitar diligências decretadas.

“A gravidade e reprovabilidade das condutas até agora a ele atribuída, entendo ser suficiente para a garantia da ordem pública e a regularidade da instrução criminal, a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, como bem constou da representação policial”, afirmou.

Quem é

O jornalista é a 7ª pessoa detida na operação Lume. Sara Winter, uma das primeiras ativistas presas nas investigações, afirmou que a prisão do colega foi “política” e que se vive “a verdadeira caçada aos conservadores” no país. Ela foi solta em 25 de junho sob a condição de usar tornozeleira eletrônica.

Tanto Winter quanto Eustáquio são lideranças do “300 do Brasil”. O movimento ameaçou invadir o Senado Federal e a simulou um bombardeio em frente ao STF com fogos de artifício.

Com informações do Poder360

LEIA também: Esposa de ex-prefeito com 8 imóveis recebe auxílio emergencial pago pela União

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

2 Comentários em: Ministro do STF revoga prisão de blogueiro bolsonarista, mas impõe restrições

  • nunca que a justiça e a força irá impedir que uma pessoa exerça sua fé. Se fosse assim, Cristo teria mudado sua fé para não ser mais torturado,

  • É jornalista, não blogueiro. Ou é mesma coisa? Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *