Ministro é alvo de ataque de deputado bolsonarista. 'Fachin, você integra a nata da bosta do STF'
Daniel Silveira, deputado bolsonarista: ataques aos ministros do STF. Foto: Reprodução/Facebook

Investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por participação em atos antidemocráticos, o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) publicou um vídeo em suas redes sociais fazendo ataques, com xingamentos e palavrões, ao ministro Edson Fachin e aos demais ministros da corte, após as críticas feitas ontem por Fachin à interferência de militares no Judiciário.

No vídeo, segundo o O Globo, o parlamentar faz apologia à realização de agressões aos ministros e cita nominalmente, além de Fachin, os ministros Alexandre de Moraes, Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Dias Toffoli.

 

Diante dos ataques, a oposição já estuda fazer uma representação ao Conselho de Ética da Câmara solicitando que Daniel Silveira tenha seu mandato cassado.

“Por várias e várias vezes já te imaginei (Fachin) levando uma surra. Quantas vezes eu imaginei você e todos os integrantes dessa corte aí. Quantas vezes eu imaginei você, na rua levando uma surra. O que você vai falar? Que eu tô fomentando a violência? Não, só imaginei. Ainda que eu premeditasse, ainda assim não seria crime, você sabe que não seria crime. Você é um jurista pífio, mas sabe que esse mínimo é previsível. Então qualquer cidadão que conjecturar uma surra bem dada nessa sua cara com um gato morto até ele miar, de preferência após a refeição, não é crime”, afirmou.

Silveira, que é bolsonarista e se tornou conhecido na campanha eleitoral por rasgar uma placa com o nome da vereadora assassinada Marielle Franco, saiu em defesa do general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército.

Deputado provoca o ministro Fachin

Villas Bôas fez uma manifestação nas redes sociais em 2018 antes do julgamento de um habeas corpus do ex-presidente Lula no STF citando que o Exército tinha “repúdio à impunidade”, o que foi visto como uma pressão nos ministros.

Em um livro recém-lançado, o ex-comandante relatou que a manifestação foi discutida com o Alto Comando do Exército antes de ser publicada naquela ocasião. Em nota divulgada ontem, Fachin classificou a manifestação de Villas Bôas de “intolerável e inaceitável” pressão das Forças Armadas no Judiciário. Daniel Silveira, no vídeo, provoca Fachin a “prender” o general.

“Vá lá, prende Villas Bôas. Seja homem uma vez na tua vida, vai lá e prende Villas Bôas. Fala pro Alexandre de Moraes, o homenzão, o fodão, vai lá e manda ele prender o Villas Bôas. Vai lá e prende um general do Exército. Eu quero ver, Fachin. Você, Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, o que solta os bandidos o tempo todo. Toda hora dá um habeas corpus, vende um habeas corpus, vende sentenças”, disse em um dos trechos.

LEIA também: Polícia identifica homem que ameaçou jogar gasolina e tocar fogo em Nélio; é radialista

No vídeo, o parlamentar faz ataques nominais aos ministros Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Marco Aurélio e Alexandre de Moraes. Chega a fazer elogios ao presidente Luiz Fux, dizendo que respeita seu conhecimento jurídico, mas o inclui nas críticas genéricas que fez sobre os onze ministros.

“Fachin, um conselho pra você. Vai lá e prende o Villas Bôas rapidão, só pra gente ver um negocinho. Se tu não tem coragem, porque tu não tem culhão pra isso, principalmente o Barroso que não tem mesmo. Na verdade ele gosta do culhão roxo. Gilmar Mendes… Barroso, o que é que ele gosta: culhão roxo. Mas não tem culhão roxo. Fachin, covarde. Gilmar Mendes… (faz gesto esfregando os dedos para simbolizar dinheiro) é isso que tu gosta né Gilmarzão? A gente sabe”, disse.

Em trecho final do vídeo, o parlamentar disse achar “que vocês não mereciam estar aí” e defende a “destituição” dos onze ministros com a nomeação de novos.

“Eu sei que vocês vão querer armar uma pra mim pra poder falar ‘o que é que esse cara falou no vídeo sobre mim, desrespeitou a Supremo Corte’. Suprema Corte é o cacete. Na minha opinião, vocês já deveriam ter sido destituídos do posto de vocês e uma nova nomeação convocada e feita de onze novos ministros. Vocês nunca mereceram estar aí. E vários que já passaram também não mereceram. Vocês são intragáveis”, afirmou.

 

Prosseguiu o parlamentar em seus ataques:

“Ignóbeis, é o que vocês são. Principalmente você, Fachin. Você integra a nata da bosta do STF”, disse.

Em outro momento, o parlamentar disse concordar com um discurso feito pelo ex-ministro da Educação Abraham Weintraub durante uma reunião ministerial, na qual defendeu a prisão dos ministros do Supremo.

“Vocês não têm caráter, nem escrúpulo nem moral pra poder estar na Suprema Corte. Eu concordo com o Abraham Weintraub quando ele falou ‘eu pra mim botava esses vagabundos todos na cadeia, começando pelo STF’. Ele estava certo”, afirmou.

Daniel Silveira também critica a Constituição, que chama de “porcaria”, e diz que os ministros não estão agindo para protegê-la.

“Você e os seus dez amiguinhos aí não guardam a Constituição, vocês defecam sobre a mesma Constituição que é uma porcaria. Ela foi feita para colocar canalhas sempre na hegemonia do poder. E claro, pessoas da sua estirpe evidentemente devem ser perpetuadas pra que protejam o arcabouço dos crimes do Brasil, que se encontram aí na Suprema Corte. E vocês acharam que iam me calar, é claro que vocês pensaram”, afirmou.

Ataque é estratégia calculada

Ministros do STF que viram o vídeo interpretaram o gesto do deputado como uma reação às investigações contra ele, buscando se escudar na figura do general Villas Bôas.

Na opinião de um ministro, Daniel Silveira busca o “costado do general” para se proteger. Esse mesmo ministro entendeu que não caberia aos integrantes do Supremo se manifestarem individualmente, nem mesmo processar o deputado pelo discurso de ódio, por entender que a estratégia de Silveira é justamente tentar forçar que os ministros que vão cuidar de sua investigação sejam declarados impedidos caso entrassem em uma disputa judicial com o parlamentar.

O mesmo ministro considera as declarações graves o suficiente para afastar a imunidade parlamentar. Ou seja, Daniel Silveira não teria como se proteger de eventual ação penal por conta dos insultos proferidos contra todo o STF.

LEIA também: Esquema de honorários na PFM ocorre há pelo menos 10 anos, revela documento obtido pelo blog

Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi já procura o apoio de partidos de oposição para fazer uma representação ao Conselho de Ética para que Daniel Silveira tenha o mandato cassado. 

“Fiquei enojado com o vídeo. É a fotografia do pensamento de uma direita raivosa que desrespeita as instituições. Ou punimos com a cassação do mandato ou mais pessoas vão aparecer fazendo os mesmos ataques. O STF é a instituição responsável por garantir o cumprimento da Constituição Federal. Mesmo que não se concorde com todas as decisões do Supremo, é preciso sempre respeitá-lo”.

Leia a matéria na íntegra neste link (assinantes).

Com informações de O Globo


📹 Confira no canal do Blog do Jeso no Youtube as CINCO notícias mais acessadas da semana de 06 a 12 de fevereiro de 2021. Além de dezenas e dezenas de vídeos.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

7 Comentários em: Ministro vira alvo de ataque de deputado bolsonarista. ‘Fachin, você integra a nata da bosta do STF’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Manuel disse:

    Já que esse lixo de deputado faz apologia e quer o nefasto AI5, agora que está preso é só começar por em prática e ligar esse imbecil em uma tomada com 220 volts.

  • Ozzy disse:

    Com a esquerda envolvida até o pescoço em roubalheira, agora temos que aguentar essa direita antivacina. A Terra é Plana.

  • Nil disse:

    Tá certo, me dê um pau e uma pedra e baixo o cacete nestes covardes do STF.
    Tenho paciência para estes ditadores não, povo tem que ir pra cima e derrubar estes não eleitos que se acham os Deuses na Terra.

  • Ronaldo disse:

    O que o STF está fazendo mesmo que não coloca esse bandido na cadeia?…um cara desse não tem nem um moral para representar o Brasil na camara dos deputados,isso é uma vergonha

  • Antonio Ribeiro disse:

    Fonte: “O GLOBO” tá explicado!!!

  • Jose roberto dos Santos disse:

    Esse é o nivel dos bostonaros.

    1. Laurimar Leal disse:

      Penso que tudo isso é calculado. Bozo está mais perdido que piloto da latam, então através dos filhos criam a cortina de fumaça pra esconder esse desgoverno e todas sua inépcia. Lembrando que o Bozo continua Armando suas milicias pra criar o caos social no Pais e dar o golpe. Esse deputado está falando pela boca do Eduardo.