Cidade estratégica para qualquer projeto político macro no Pará, Santarém respira, cada vez mais ofegante, as eleições municipais, marcadas para outubro.
Emerge nesse cenário, mais uma vez, as oligarquias Maias e Martins. Não em lados opostos, com o sangue nos olhos, como a população se acostumou a vê-las nesses quase 30 anos em que as duas famílias se revezam no poder, mas agora na mesma trincheira.
Com derrota à vista, se isolados e em duelo suicida, Maias e Martins resolveram, sem pudor e sem vergonha, unir forças em torno de um candidato comum para prefeitura: José Maria Tapajós (MDB).
Leia também de Jeso Carneiro:
∎ Inimigos, Maias e Martins se uniram pra te fazer de Zé.
∎ O PT da Maria tá te fazendo de Zé.
∎ O embusteiro PT de Maria que afaga a verde Marina e beija o agro(tóxico) Maia; vídeos.
Zé não é escolha aleatória. Representa um acordo político entre duas das mais influentes famílias do terceiro maior colégio eleitoral do estado.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Os Maias, representados pelo deputado federal Henderson Pinto (MDB), e os Martins, pela deputada estadual Maria do Carmo (PT), já esboçaram o desenho do consórcio de poder em caso de vitória de Zé nas urnas.
A divisão das secretarias municipais mais rendosas já está devidamente acertada. A Semed (Educação) deve permanecer sob o controle dos Maias. O expertise, com formidável desempenho em fraudes a licitações, que a família adquiriu em décadas à frente da pasta, foi decisivo para esse naco continue nas mesmas mãos.
A Semsa (Saúde), outra pasta com recursos milionários, deve ser destinada aos Martins. Carlos, médico e vice eleito, é o nome que se encaixa como luva sanguínea para dirigi-la. Everaldo Martins Filho é plano B.
Zé, prefeito, subirá um degrau no bolo orçamentário. Avançará para o controle da Seminfra (Infraestrutura), deixando para trás a “pobre” Semab (Agricultura).
As demais unidades administrativas, quinquilharias, são moedas de troca para abrigar os aliados de primeira hora ou, em caso de eleições com dois turnos, de segunda hora.
O acordo entre as oliquarquias, porém, vai além das eleições de 2024. Há um planejamento estratégico esboçado por Maias e Martins visando a disputa eleitoral de 2026.
Com Zé Maria na prefeitura, o planejado é azeitar a máquina pública para impulsionar as reeleições de Henderson Pinto e Maria do Carmo. Com possibilidade, inclusive, da petista ganhar upgrade e disputar também vaga para Câmara dos Deputados.
Lembre-se: Santarém já conseguiu eleger 3 deputados federais numa só eleição. Com 2 bilhões de orçamento municipal em 2026, a estratégia é repetir essa façanha histórica, por que não?
Com esse cenário, uma janela de oportunidade familiar também se descortinará para Zé Maria, inverterado nepotista: lançar seu filho, Júnior Tapajós, para Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), numa dobradinha casada com Maias (em redutos da direita, com Henderson) e Martins (em redutos da esquerda, com Maria).
Esse é o céu de brigadeiro que as oligarquias visualizam se os demais candidatos a prefeito na disputa (JK, Delegado Jardel, Izabel Sales, Hugo Diniz e Feliciano Braga) não as impedirem nas urnas.
➽➽ Por Jeso Carneiro, jornalista e editor do JC. Leia também do editor: O embusteiro PT de Maria que afaga a verde Marina e beija o agro(tóxico) Maia; vídeos.
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
sabendo que o povo ja nao aguenta mais essas duas”familias”, resolveram com um ultimo suspiro de nao largarem o osso, caminho tomado pelo nosso vice presidente que optou por nao largar o poder e se sujeitar a compartilhar um governo com um presidente que ele mesmo chamou varias vezes de ladrao, pelo jeito iremos vivenciar o mesmo em santarem?, sera epico a sena de maria cumprimentado o lira maia nos corredores das secretarias
Jk no primeiro turno.
O Zé Maria está com cara que vai ganhar no 1º turno. Com as duas maiores famílias da Província do Tapajós unidas, é difícil perderem na capital dessa Província.
JK SERÁ NOSSO PREFEITO DE SANTARÉM. O POVO SANTARENO JÁ ESTÁ CANSADO DESSA ELITE QUE ESTÁ NO PODER A ANOS E NÃO FAZ NADA PRA MELHORAR NOSSA CIDADE.
JK 2025 JÁ É CERTO.
A galera que apoia jk , se colocar no liquidificador não dá um caldo de piaba . Pro santareno mais otimista que presa pelo voto no jk é melhor votar no Zé . Delegado caveira ? De onde veio esse lepruso ??? Éder Mauro , pelo amor de Deus , junto esses dois não trouxeram nada pra Santarém , só despesa e olhe lá , pq vem as contas do jk pra cá . Tão com esperança do Bolsonaro salvar eles e ??? Mas olha já . Ele com a máquina não conseguiu reeleição ???? Mas existe esperança ??? Quais o candidatos a vereadores do lado do jk ?? Ai que o negócio fica pior ainda maninho ??? O puxador de votos o pedra 90 do lado do jk e um tar de Alessandro Drops , arengueiro que só a bexiga . Pelo amur de Deus mano, repito . Esse grupo do jk conforme foi mostrado na convenção é mais fraco que caldo de piaba , lotaram um plenarinho que cabe 350 pessoas e esse número n faz nem um vereador. Pule do barco logo , pq o futuro é lambada , igual levou na eleição pra deputado . Lambada ….
JESO FALASTES SE GANHASSE , O POVO NÃO QUER MAIS ESSE POVO AGORA É JK PRIMEIRO TURNO
…Com derrota à vista, se isolados e em duelo suicida, Maias e Martins resolveram, sem pudor e sem vergonha, unir forças em torno de um candidato comum para prefeitura: José Maria Tapajós (MDB)…. Toda matéria relata a realidade, mas esse recorde é que mais gostei. Jk no primeiro turno e Suboficial Jesson Santos para vereança