Nélio escala adversário do 1º turno como novo secretário de Planejamento; veja os demais
O novo secretariado do prefeito reeleito Nélio Aguiar. Foto: RD Notícias

Adversário do prefeito reeleito Nélio Aguiar (DEM), de Santarém (PA), no primeiro turno da eleição deste ano, o empresário João Pingarilho, 35 anos, comandará a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia a partir do próximo dia 1º.

Filiado ao PSC, Pingarilho foi o terceiro mais votado para o cargo. Teve pouco mais de 13 mil votos (8,04% do total). E empresário do ramo de panificação e assumirá o cargo no lugar do ex-prefeito Ruy Corrêa (MDB).

 

No 2º turno, Pingarilho apoiou a candidatura de Nélio contra a petista Maria do Carmo.

Nélio Aguiar também escalou para o segundo mandato:

Celsa Brito, esposa, que continuará à frente da pasta de (Trabalho e Assistência Social (Semtras);

Emir Aguiar (DEM), para Secretaria de Governo e Administração, conforme o Blog do Jeso revelou.

Josilene Pinto, que continuará à frente da pasta de Orçamento e Finanças. É sobrinha do ex-prefeito multiprocessado Lira Maia;

Maria José Maia, que irá para Secretaria de Educação (Semed). É irmã do multiprocessado Lira Maia, e nome antecipado pelo Blog do Jeso.

Daniel Simões, engenheiro, que continuará à frente da Infraestrutura (Seminfra);

Neucilene Gomes Lopes, escalada para nova Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária;

João Paiva, que vai para Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente);

Jean Murilo Marques, que assumirá a Secretaria de Urbanização e Serviços Públicos;

Vânia Portela, que deixará a Semma para ocupar o cargo de procuradora geral do município;

Alaércio Cardoso, vereador não reeleito do MDB, a ser nomeado para a Semtur (Secretaria de Turismo);

Luís Alberto Pixica Figueira, que permanecerá no comando da Secretaria de Cultura;

Marcela Tolentino, enfermeira que irá dirigir a Secretaria de Saúde, conforme o Blog do Jeso antecipou.

Bruno Costa, continuará no comando da Secretaria de Agricultura e Abastecimento;

Alberto Portela, novo chefe de Gabinete do Prefeito;

 

Darlisson Maia, que continuará no comando da Coordenadoria de Defesa Civil;

Alailson Muniz, continua à frente da Coordenadoria de Comunicação;

Elis Rebelo Freitas, escalado para Coordenadoria de Agricultura Familiar;

Roberta Merabet, continua na chefia da Controladoria Geral do Município;

José Olivar, que irá para a Procuradoria Fiscal.

Nélio Aguiar ainda falta anunciar os titulares das secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, além da SMT (Secretaria de Mobilidade e Trânsito).

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

8 Comentários em: Nélio escala adversário do 1º turno como novo secretário de Planejamento; veja os demais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • João disse:

    Com a inserção de Pigarilho no governo Nélio acaba a carreira do mesmo em eleições. Explico: ele teve muito voto como novidade e alternativa. Agora que se mostrou com uma grande Hipocrisia por estar no governo do cara que ele mais criticou as pessoas não vão votar nele. Na próxima eleição ele vai se candidatar para deputado e não vai ganhar. Depois vai tentar a prefeitura e não vai ganhar também. Talvez tente pra vereador alguma vez e ganhe algo. … Talvez. Fora que a secretaria que ele está não tem muita visibilidade e não tem capacidade de aglutinar votos… Já era pra ele

    1. Mario disse:

      Nem capital europeia tem tantos secretários, quase toda a arrecadação vai para sustentar esses apaniguados, pouco sobra pra obras.

    2. Xico disse:

      Minha leitura é diferente, João Pingarilho foi a grande novidade das eleições, a pesar de ter polarizado em Maria e Nélio, que mostra que a população não quer mudança, mas sim pessoas que de certa forma já passaram pelo governo, conseguiu ganhar destaque com sua forma inovadora de fazer política.

      O fato dele ter aceito o cargo de Secretário de Planejamento, pode soar como “foi comprado”, mas se olharmos por outro lado ele na verdade está fazendo um estágio probatório, pois de gestão pública ele ainda não tem prática, e estando na frente da secretaria de Planejamento, que é o coração da prefeitura, ele vai ter muito o que aprender.

      Na política esse jogo é extremamente necessário, pois com uma secretaria ele passa a articular e mobilizar a sua base política, ganhando força e se preparando para o próximo passo. Como um jogo de Xadres, as vezes você tem que entregar um bispo para dar o cheque-mate, Vai perder sim alguns votos de quem votou nele pela mudança e são cheio de mi mi mi, mas pode ter certeza que nessa jogada ele ganha muito mais do que perde, pois querendo ou não conquistou a simpatia dos mais de 92.000 santarenos que de certa forma não queriam a mudança, e votaram no Nélio para continuar o seu mandato.

      João está no jogo, é o único que estão falando, “falem mal mas falem de mim”, ficou ainda mais conhecido depois das eleições, consegue lembra o nome dos outros candidatos? Não né..a não ser a Maria que já voltou pra Belém e espero que se aposente por lá e nunca mais volte..rs

      João conseguiu chamar a atenção, falou sim mal da atual gestão, e não estava errado, em uma campanha política tinha que falar mesmo, mas o que mais me impressiona é o poder de articulação que ele tem, que mesmo pontuando falhas na atual gestão foi chamado pra compor o governo, mostrando que sabe fazer política.

      O fato é que, estando no governo, há uma grande chance dele ser o nome indicado para a sucessão do próximo mandato, e se fizer uma boa gestão à frente dessa secretaria, que tem muito a ver com a bandeira que ele levanta, que é a bandeira do empreendedorismo, colocando alguns projetos que estão sob a supervisão dessa secretaria “pra funcionar”, vai mostrar que está preparado para assumir a prefeitura e com certeza vai ser o prefeito de Santarém em 2024,

      1. João disse:

        Duvido. Pode anotar o que eu escrevi. Ele não ganha mais. Vai ser engolido pelo grupo Maia no Governo do Nélio Aguiar.

    3. paulo disse:

      falou tudo

  • Manuel disse:

    E o Barrudada foi “barrado” do baile?

  • José carlos disse:

    Quem ficou na Controladoria geral do município

    1. Jeso Carneiro disse:

      Roberta Merabet continuará à frente do órgão.