
O setor da construção civil no Pará gerou, no primeiro semestre de 2021 (janeiro a junho), quase 7,7 mil postos de trabalho – o maior saldo entre os estados da região Norte do Brasil, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA).
Nos últimos 12 meses, o Pará também é o estado que mais gerou empregos formais entre as unidades nortistas da federação.
O titular da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Inocêncio Gasparim, atribui a boa performance do estado à retomada econômica, durante a qual o setor de construção aparece como um dos principais empregadores. Ele assinala que o Governo do Pará investiu em um calendário intenso, com obras contratadas no valor de mais de R$ 2 bilhões.
— LEIA AINDA: Secretário de Turismo do Pará, André Dias recebe título de Cidadão Belterrense
— ARTIGOS RELACIONADOS
“Com o início do verão, o planejamento de construção das rodovias paraenses ganhou celeridade. Logo, é possível atrelar isso às mais de 7 mil novas vagas só neste setor. Através da atração de mais investimentos, da implantação de novas empresas, a economia paraense tem ganhado impulso. Unido à instalação de grandes obras, principalmente durante o verão amazônico, o Pará registra o aumento de postos de trabalho e ganha destaque no ranking de geração de empregos na região Norte”, ressaltou Inocencio Gasparim.
O Pará ocupa o 1º lugar entre os estados da região Norte na geração de empregos, seguido pelo Amazonas (com 1.737 postos de trabalho); Tocantins (1.468); Rondônia (780) e Acre (660). O Amapá apresentou a maior queda de empregos formais, com a perda de 361 postos de trabalho, seguido de Roraima, com a perda de 64 postos.
No primeiro semestre, a região Norte apresentou 59.855 admissões contra 47.950 desligamentos, o que resultou na geração de 11.905 postos de trabalho, dos quais quase 7,7 mil somente no Pará.
Observatório do Pará
O estudo, elaborado pelo Dieese-Pará, é feito com base em informações oficiais do Ministério da Economia, segundo o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e integra o projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
Somente no mês de junho, o saldo positivo na geração de empregos formais no setor da construção, no comparativo entre admitidos e desligados, foi de 3.486 postos de trabalho. No mesmo período do ano passado, o setor já havia apresentado crescimento, ao registrar 2.480 novos postos, número já superado neste ano.
O estado com o segundo melhor desempenho foi o Amazonas, com a geração de 848 postos de trabalho; seguido pelo Tocantins (386); Rondônia (342) e Acre (223). A região Norte apresentou 12.762 admissões contra 7.454 desligamentos, totalizando a geração de 5.308 postos de trabalho formais.
O balanço sobre a flutuação do emprego formal no setor da construção, nos últimos 12 meses, considerando o período de julho de 2020 a junho de 2021, demonstra que o Pará gerou 13.330 postos de trabalho, conquistando o maior destaque entre no Norte do Brasil. O Amazonas gerou 3.824 postos de trabalho nesse período.
Com informações da Agência Pará
Deixe um comentário