Em Nova Ipixuna, o Partido Progressista (PP) já tem dono. Será do candidato a prefeito Carlos Cezar, o Carlinhos do Mário.
A decisão é do prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, que assume a presidência do PP em substituição ao ex-deputado e atual prefeito de Viseu, Cristiano Vale.
A intenção de Ogawa é fazer com que o partido se consolide como um dos maiores do estado e lance o maior número possível de candidatos a prefeito, além de chapas de vereadores.
- Leia ainda de João Salame: Em Nova Ipixuna, sucessão da prefeita Graça Matos deve ser acirrada.
Marco temporal
— ARTIGOS RELACIONADOS
Senador Beto Faro (PT) se articula no Senado para impedir a aprovação do chamado Marco Temporal. Esse Projeto de Lei, já aprovado na Câmara Federal, define que uma comunidade indígena só pode reivindicar a demarcação de área se estiver provado que tinha sua presença física na mesma até 5 de outubro de 1988.
O parlamentar alerta que, caso aprovado, esse PL, além de absurdo e inconstitucional, pois tenta inviabilizar a demarcação de terras indígenas, abre essas áreas para a grande exploração agropecuária, com inúmeros danos socioambientais.
Latifúndio
Segundo Faro, a iniciativa visa desmantelar os territórios indígenas, para disponibilizar mais terra ao latifúndio, mediante o argumento grotesco de que os indígenas detêm muita terra.
O senador informa que os 152 mil grandes proprietários rurais do Brasil acumulam 471 milhões de hectares de terra ou 55,4% da área territorial do País, enquanto os 1,7 milhão de indígenas ocupam 118 milhões de hectares.
Ou seja, 152 mil proprietários possuem 353 milhões de hectares a mais e querem, com esse PL, avançar ainda mais sobre essas áreas.
João Salame
É jornalista, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Marabá, onde nasceu. Tem 61 anos e é o editor-chefe do site Opinião em Pauta, onde o artigo acima foi publicado originalmente. Ele pode ser encontrado também no…
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário