Prefeitura inaugura escritório em Santarém para prestar serviços a pescadores

Publicado em por em Política, Santarém

Celso Sabino, Nélio Aguiar e Celsa Brito participaram da inauguração do escritório. Fotos: AgSTM

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), inaugurou na tarde desta quinta-feira (24) o Escritório da Pesca de Santarém. A iniciativa é fruto de parceria entre a gestão do prefeito Nélio Aguiar e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

— LEIA: Semed tira da sala de aula professor com histórico de predador sexual.

O escritório contará com o Sistema Informatizado do Registro Geral da Atividade Pesqueira – SisRGP 4.0, que é um novo sistema, mais seguro, rápido e com cruzamento de dados, que beneficiará os profissionais da pesca.

Além disso, combaterá fraudes e permitirá a desburocratização do processo e a garantia aos direitos, como a retirada de carteirinhas de pescador, o pedido de licenças para embarcações e o envio de documentos. Antes esses serviços eram oferecidos somente Belém.  

A cerimônia contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, da primeira-dama Celsa Brito, além do deputado federal Celso Sabino, os vereadores Elielton Lira e Adriana Almeida, assim como do secretário de Agricultura e Pesca (Semap), Bruno Costa, e a coordenadora de Incentivo à Produção Familiar, Silvia Rebelo.

Em seu discurso, Celso Sabino (União Brasil) parabenizou a classe pela conquista, e disse que os pescadores poderão agora realizar o cadastramento ou recadastramento diretamente pelo SisRGP 4.0 de forma gratuita. Na oportunidade, anunciou uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para equipar todo o escritório que funcionará na Secretaria de Agricultura e Pesca.

Emenda de 100 mil reais irá ser liberada para o escritório

“Um momento importante para os pescadores da região que passarão a ter agora um local fixo para agilizar o processo de cadastramento e recadastramento. É importante destacar que esse espaço contará com o SisRGP. A nova plataforma promete que todos os trâmites de cadastro sejam realizados de forma virtual”, destacou o parlamentar.

Avanço e conquista

De acordo com o secretário Bruno Costa, a secretaria dispõem de servidores que foram capacitados em Belém pelo Ministério da Agricultura para o acompanhamento e realização dos serviços.

“É importante destacar que foi disponibilizado um treinamento e um manual para nossos servidores. Enquanto município, estaremos sempre abertos para discutirmos políticas públicas e projetos que beneficiem essa categoria”, discursou Costa.

“É mais um avanço, mais uma conquista para a categoria dos pescadores e pescadoras de Santarém. A classe antes se deparava com uma situação muito complicada, pois tinha que ir até Belém realizar esses serviços e onde demorava bastante”, disse Nélio Aguiar.

“O nosso objetivo é aumentar o apoio aos pescadores e auxiliar na regulamentação das atividades da categoria de forma efetiva na região”.

Com informações da Agência Santarém


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *