O projeto Transferência Tecnológica de Mudas Micropropagadas de Mandioca/Macaxeira, implementado em Santarém (PA), irá concorrer a 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Inovação e Sustentabilidade.
O prefeito Nélio Aguiar avalizou a inscrição do projeto na disputa e ele representará Santarém na fase estadual. O resultado da premiação será anunciado no dia 22 de maio de 2022.
— Esporte radical: Pista de skate de alto padrão será construída em Santarém.
A 11ª edição do prêmio reconhece a capacidade administrativa dos gestores públicos regionais que tenham implantado projetos com resultados comprovados com o foco no desenvolvimento de pequenos negócios e na modernização da gestão pública.
— ARTIGOS RELACIONADOS
“O nosso objetivo é implementar políticas públicas que possam alavancar o desenvolvimento econômico da região, como é o caso da cadeia produtiva da mandioca. O nosso sentimento é de gratidão pela união de vários parceiros, tanto da pesquisa, extensão, gestão e privado que uniram forças para idealizar o projeto. Vamos torcer para mais essa conquista para Santarém”, destacou Nélio.
Em Santarém, o projeto Transferência Tecnológica de Mudas Micropropagadas de Mandioca/Macaxeira vem promovendo a inovação e sustentabilidade da cultura da mandioca, através de resultados importantes.
Entre eles, aumento da produtividade da cultura, com maior geração de renda e agregação de valor aos produtos e derivados da mandioca/macaxeira, proporcionando o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva.
O projeto surgiu pela importância da cultura da mandioca/macaxeira na região e da necessidade da ampliação ao atendimento aos produtores de outros municípios.
As ações se deram por meio da transferência tecnológica das variedades micropropagadas resistentes ao fusarium e a multiplicação deste material por meio do programa Maniva Tapajós, com formação de maniveiros, permitindo assim a permanência das famílias no meio rural e estimulando a produção da agricultura familiar na região com sustentabilidade e geração de renda.
A ideia também se estendeu para inovação e aproveitamento dos subprodutos da mandioca em transformação de outros produtos para cadeia alimentar.
O projeto tem a integração das secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) e de Agricultura e Pesca (Semap), e é desenvolvido junto com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), além da Cargil.
Com informações da Agência Santarém
Deixe um comentário