Secretário de Von ainda não foi empossado

Publicado em por em pessoas, Política

* Com sérios problemas de saúde, ainda assim Tito Viana foi nomeado para a PJM

tito viana e von
Tito Viana, tratamento em SP; Alexandre Von e José Maria Lima

Já se passaram 17 dias do início do governo Alexandre Von (Santarém) e até agora o titular da PJM (Procuradoria Jurídica do Município), o advogado Tito Viana, ainda não tomou posse.

O cargo tem status de secretário.

Não foi empossado e não qualquer previsão de que Tito assuma o comando da PJM a curto prazo, em decorrência de sérios problemas de saúde que enfrenta.

Semana passada, por exemplo, o advogado estava em São Paulo, em busca de tratamento mais especializado para o pâncreas, afetado por um tumor.

Quando Tito foi  anunciado como novo número 1 do procuradoria, no dia 31 dezembro de 2012, em entrevista coletiva à imprensa, Alexandre Von tinha pleno conhecimento da impossibilidade do advogado exercer cargo, justamente por causa da saúde abalada dele, tornada pública aqui no blog no início de dezembro.

Ainda assim, o prefeito escalou o aliado para a PJM.

Na ausência de Tito Viana, quem tem dirigido o órgão é José Maria Lima, nomeado por Von para tocar a Procuradoria Fiscal do Município. Quase todos os dias, ele vai a sede da PJM, vasculha papeis e dá orientações aos servidores ali lotados.

Lima é o advogado do ex-prefeito e deputado federal Lira Maia (DEM) na ação ajuizada pela PJM em 2007 (gestão da ex-prefeita Maria do Carmo) e que resultou no sequestro dos bens do parlamentar santareno.

Na ação, o réu Lira Maia é acusado de desviar recursos do extinto IPMS (Instituto de Previdência do Município de Santarém) que somam, em valores atuais, cerca de R$ 60 milhões.

José Maria Lima chegou a arrancar folhas dos autos desse processo, conforme revelou o blog em denúncia feita no ano passado (novembro).


Publicado por:

14 Responses to Secretário de Von ainda não foi empossado

  • Gostaria de pedir nesse momento orações e pensamento positivo, e disso que o Dr. Tito Viana precisa, vamos deixar as especulações que exploram as questões políticas para serem tratadas dentro do momento e espaço devidos. E lamentável que a postura que deveria ser só humana acabe dando carona à intrigas de quem se coloca no comando das informações que não tem a menor importância por hora. Reze para nunca passar por situação semelhante. Esclareça o conteudo das noticias antes de publica-lãs para não ter o arrependimento que conspira contra a ética. Sou santarena, moro em São paulo e estou acompanhando de perto o caso e posso ser uma fonte real do ques esta acontecendo. Muito obrigada.

    1. Tereza, o Tito Viana é homem público – e foi com esse enfoque que ele foi tratado . Não há nada de exploração humana ou desvio ético no post ao qual você se refere.

      Desvio ético é, isso sim, e não vi nenhuma crítica sua com relação a isso, o lugar do Tito Viana ser ocupado, ainda que interinamente, por uma pessoa do naipe do advogado José Maria Lima, com um prontuário de fazer corar qualquer pessoa preocupada com “desvios éticos”. Quanto a isso, reforço, não vi um único aí seu no seu comentário.

      Em relação à saúde de Tito Viana, o blog, amigos, conhecidos – todos – estão torcendo para que ela seja recuperada. Até porque Tito Viana encarna ética como poucos nessa atual gestão.

      1. Apesar de sua experiência jornalística, lamento profundamente vc não ter entendido o propósito do meu comentário, sequer aceitando reparos à aspectos que nada tem a ver com a figura pública de ninguém, mas de um dado humano que está acima de tudo isso: a saúde que é o bem mais valioso de todos e que não pode ser explorada com questiúnculas politicas mal resolvidas entre terceiros. Quanto ao papel que quis me impor de analisar a biografia moral de alguem que eu nem conheço, rejeito a atribuiçao que jamais poderia caber a mim. Sem pretender nenhum tipo de polêmica, agradeço e sugiro que os comentários subam para o degrau do plano humano.
        Mais uma vez pedimos oraçoes e continuo a sua disposição para tratarmos o assunto de modo elevado.
        Abs.

        1. Você parece que não entendeu o post em questão. A questão central foi um “desvio ético” que você não quis ver – e se recusa a vê-lo. A saúde do advogado Tito Viana, no post, não é o ponto central. E se fosse, repito, ele é homem público e como tal assim foi tratada aqui.

          E fique certa: a saúde do senhor Tito Viana, vice-presidente do PSDB em Santarém e secretário municipal nomeado, portanto, homem público, continuará a ser alvo de posts neste blog. Você queira ou não.

          Se isso a incomoda, pode recorrer à Justiça para reclamar dos seus supostos direitos.

  • Na verdade a nomeacao do ad. Tito viana foi mais dor de cosciencia do alexandre do que propriamente escolha tecnica, visto que de ordem do maia, o mesmo foi sacado da equipe de transicao e substituido por ze maria lima, o menino dos olhos de lira maia. Estrategicamente von aguarda o momento certo para emplacar o dito cujo na pjm. Forca dr. Tito viana, estamos orando pela sua saude,

  • Prezado Jeso e leitores,

    Permita-me corrigir as informações em relação ao Senhor Tito Viana.

    Acho que seus colaboradores não lhe não passaram as informações corretas…

    O Sr. Tito estava em Belém, desde dezembro/2012, até o dia 16 de janeiro (ontem), quando aí sim foi liberado pelo médico para tratar-se em São Paulo.

    Ainda não há um diagnóstico fechado sobre a doença dele, não pode-se falar nem em tumor ou qualquer outra coisa.

    Sou sobrinha dele, que mora em Belém, e estava acompanhando in locu todo o processo… Agora acompanho de longe, rezando sempre pra que meu tio volte logo para os seus com saúde e daí sim exercer aquilo que ele mais, servi o povo.

    Cordialmente,

    Caroline Araújo

  • Ainda não percebi diferenças reais do governo de Lira Maia com o de Alexandre Von. Até a cor da farda dos agentes de limpeza e dos predios públicos será a mesma da gestão de Lira Maia: o AZUL, porém, VON tem uma justificativa: a de que é a cor da bandeira de Santarém, aprovada na Câmara, em proposta apresentada por Erasmo eMia e)ou Henderson Pinto, ambos, fieis escudeiros de Lira Maia. Tito Viana é um excelente profissional, e com credibilidade, porém, passa por esse momento de provação em sua saúde. Está mais do que claro que sua nomeação atende interesses únicos e exclusivos de Lira Maia, senão, teriam nomeado interinamente para o cargo, um profissional indicado por Tito Viana e não, José Maria Lima.

    1. Corrigindo a amiga: a farda do Governo do Lira Maia, especificamente dos agentes de limpeza, era azul com detalhe em vermelho nos bolsos, na gola e no punho, será que estes detalhes em vermelho foram adotados para homenagear o PT? Porque o atual prefeito esqueceu destes detalhes? Sinceramente, se Alexandre tivesse adotado o verde, amarelo, laranja, ou rosa, iriam falar do mesmo jeito. Quem sabe se tivesse as cores no estilo GLS para agradar a todos? Jogava o arco-iris nos uniformes da prefeitura e aí todo mundo ficaria satisfeito, alegre, sorridente, lépido e faceiro, trabalhando sem preconceito… E tanta coisa para a gente se preocupar!…

  • Saude é saude. lamentamos o que ocorre com Tito Viana. Agora plantar o José Maria Lima na PJM é realmente curioso ou melhor desconfioso……………

  • Outro secretário que ainda não assumiu foi o de Esporte e Lazer, Erasmo Maia, até esta data as academias públicas estão fechadas no cadeado. Até qdo senhor Prefeito?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *