Supremo deve decidir hoje se liberta o ex-ministro José Dirceu da prisão

Publicado em por em pessoas, Política

Supremo deve decidir hoje se liberta o ex-ministro José Dirceu da prisão, José Dirceu

O STF (Supremo Tribunal Federal) pode determinar nesta terça (25) que José Dirceu [foto] saia da prisão.

O habeas corpus apresentado por seus advogados será apreciado por cinco ministros de uma das turmas do STF. A informação é da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Leia também
Sérgio Moro decide adiar depoimento de Lula marcado para o dia 3 de maio

Há uma grande expectativa na comunidade jurídica em torno do julgamento: caso os magistrados determinem que Dirceu seja posto em liberdade, será uma sinalização de que o STF estaria disposto a rever as “alongadas prisões que se determinam em Curitiba, termo já usado por um dos ministros da turma, Gilmar Mendes.

Caso Dirceu permaneça detido, o resultado será visto como um endosso da Corte às detenções determinadas pelo juiz Sergio Moro.

O argumento para que Dirceu seja solto é o de que, embora condenado por duas vezes pelo juiz Sergio Moro, o caso dele ainda não foi julgado em segunda instância. E a lei determina que o acusado responda em liberdade até que isso ocorra.

O mesmo fundamento embasou a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, que colocou o goleiro Bruno em liberdade em fevereiro.

Fazem parte da segunda turma os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Edson Fachin.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *