Maria lidera, Nélio encosta e Valdir Matias Jr. assume a 3ª posição em pesquisa para prefeito
Maria, Nélio, Valdir e Tomaso ocupam os primeiros lugares da pesquisa Gold. Foto montagem: BJ

Pesquisa da Gold Solution, de Ananindeua (PA), realizada semana passada, aponta a liderança da candidata Maria do Carmo (PT) na disputa deste ano para Prefeitura de Santarém, o 3º maior colégio eleitoral do estado. Nélio Aguiar (DEM), candidato à reeleição, ocupa a 2ª posição.

A surpresa da pesquisa é a presença do economista Valdir Matias Jr. (PV) na 3ª posição, com quase 10% dos votos válidos. Há 25 dias, em outra pesquisa, Matias Jr. aparecia com pouco mais de 1%.

O levantamento domiciliar foi feito entre os dias 20 e 23, tem margem de erro de 4 pontos percentuais (para mais ou menos) e está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará sob o número PA-01079/2020. João Ulisses Silva é o estatístico responsável.

 

Na pesquisa espontânea, a Gold perguntou aos entrevistados em que eles votariam para prefeito de Santarém se as eleições fossem hoje – sem mostrar-lhes o nome dos candidatos.

Ex-prefeita por 2 mandatos, Maria aparece à frente com 28,1% das intenções de voto. Em 2º, Nélio, que cravou 22,6%.

Valdir Matias Jr. ocupa a 3ª posição, com 6,5%. Logo abaixo, aparece Coronel Tomaso (Patriota), que tem 6,3%.

No terceiro bloco de candidatos, há registro de outro empate técnico: Ney Santana (PSDB), 3,3%; João Pingarilho (PSC), 3%; Paulo Barrudada (PSL), 2,5%, e Jesson Santos (PRTB), 1,8%.

Os votos brancos, nulos e leitores indecisos somam neste cenário pouco mais de 25%.

 

Estimulada

Na pesquisa estimulada, isto é, apresenta-se aos entrevistados os 8 candidatos registrados para a disputa a prefeito, Maria crava quase 30,5% das intenções de votos e ocupa a 1ª posição, à frente de Nélio, que obteve 24,1%.

Valdir Matias Jr. tem 7,8% e Coronel Tomaso, 7,5%.

Embolados na 4ª posição, também em empate técnico, estão Ney Santana (3,6%), Pingarilho (4%), Barrudada (2,8%) e Jesson Santos (2,3%).

Os eleitores flutuantes (brancos/nulos e indecisos) somam 17,8%.

Votos válidos

Quando se computa apenas os votos válidos, isto é, sem os brancos, nulos e indecisos, deixando apenas os votos nominais, que é como a Justiça Eleitoral calcula a votação oficial, depara-se com o seguinte resultado.

Maria, com 37,1%, aparece em 1º lugar, seguido por Nélio, com quase 30%. Valdir, com 9,5%, ocupa a 3ª posição, seguido de perto pelo Coronel Tomaso (9,1%).

Na 4ª posição, novamente empate técnico: Ney Santana (4,4%), Pingarilho (4%), Barrudada (3,4%) e Jesson Santos (2,8%).

 

Rejeição

Quanto à rejeição, a candidata do PT é a mais rejeitada, com 31%. Nélio tem 22,6% de rejeição e Ney Santana, 8,6%.

Depois aparecem Barrudada, com 7,5%, seguido de Coronel Tomaso, 4,8%. Valdir Matias cravou apenas 4% de rejeição.

Pingarilho (2,5%) e Jesson (1,1%) são os menos rejeitados.

Pesquisa eleitoral. Maria, Nelio e Valdir

Quem é Gold Solution

A Gold Solution Estatítisca (CNPJ: 32.088.661/0001-07), com sede em Ananindeua, atua desde 2018 no mercado. É uma empresa de consultoria especializada em pesquisas e levantamentos de dados.

O responsável técnico é o mestre em Matemática e Estatística João Ulisses Barata da Silva, com quase 15 anos de experiência no setor. Foi responsável técnico por 40 pesquisas, com abrangência em 20 municípios do estado Pará entre 2016 e 2020.

LEIA também: Registro do candidato a prefeito de Curuá pelo Podemos é impugnado

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

4 Comentários em: Maria lidera, Nélio encosta e Valdir Matias Jr. assume a 3ª posição em pesquisa para prefeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Darlisson cunha disse:

    Quantas pessoas participaram dessa pesquisa ?? Santarem tem cerca de 300 mil habitantes

  • Augusto disse:

    essa pesquisa não reflete uma amostra populacional. Das 3 pesquisas todas mostram resultados muito diferentes. Nélio e Maria de Belém estão fora dessa disputa!!!!

  • Reginaldo disse:

    Ainda temos 19 dias pra se tomar uma decisão precisa sobre a eleição de 2020 para Prefeito,vereadores,
    Então temos muito a pensar sobre qual candidato vamos votar para não cometemos deslizes na votação,pois as consequências são muito grande na escolha de um candidato que tenha um perfil de gestão pública administrativa,em se tratando de cargos públicos a exercerem por um período se quatro anos consecutivos
    independente de opção partidária a que o candidato é filiado.
    Pense e repense pela consciência e não pela amizade ou opção partidária.
    Boa votação até 15/11/2020.

    1. Augusto disse:

      Falou a verdade Reginaldo!!! Parabéns. Vote em candidatos que estejam realmente comprometidos com a cidade. Não vote em pessoas de fora da cidade que não contribuem para a economia local. Não não reeleja nenhum candidato nem para prefeito e nem para vereador. Descarte candidatos que se sujaram com a população santarena. Vamos pessar em escolher pessoas que tem capacidade administrativa e de gestão municipal. Vamos a luta !!!! O povo unido jamais será vencido !!! Pense bem e vote vonsviente!!!