Nélio dá emprego para irmã de secretária na pasta sob comando da esposa
Vânia Portela (Saúde), Nélio Aguiar (prefeito) e Celsa Brito (Trabalho): triangulação para abrigar Jânia Portela.

O prefeito de Santarém (PA), Nélio Aguiar (DEM), arrumou emprego para a irmã da atual titular da Semsa (Saúde), advogada Vânia Portela, na pasta que é comandada por sua esposa, Celsa Brito.

Jânia Azevedo Portela recebeu cerca de R$ 2 mil no mês de junho. Está lotada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Ribeirinho, vinculado à Semtras (Trabalho e Assistência Social).

— LEIA AINDA: Ministério Público abre investigação sobre nepotismo de advogada no governo Nélio

 

A servidora foi contratada ainda no primeiro mandato de Nélio Aguiar (2017-2020) – em julho de 2017, recebendo de salário à época pouco mais de R$ 1,3 mil.

Especialista em direito administrativo ouvido pelo BJ, qualifica essa contratação como “nepotismo indireto”.

“Esse tipo de nepotismo possui várias vertentes, todas engendradas para burlar a lei. De acordo com a Suprema Corte [Supremo Tribunal Federal], a manutenção em cargo, emprego ou função comissionados ou de confiança de pessoa que
possui parentesco com agente político do mesmo ente público configura nepotismo”, explicou.

No início deste mês, o BJ revelou que Nélio Aguiar fez uma contratação similar.

Arranjou uma vaga de procuradora do município para a advogada Anna Luísa de Sena Figueira, filha do secretário de Cultura e atual sub-prefeito de Alter do Chão, advogado Luís Alberto Pixica Figueira.

Acionado por denúncia anônima, o MPPA (Ministério Público do Pará) abriu investigação preliminar para apurar a a contratação.

Contraponto de Nélio

Procurada, a assessoria da Prefeitura de Santarém disse que “obedece a legislação vigente em todas as suas nomeações”.

Ficha funcional de Jânia Portela no Portal da Transparência da Prefeitura de Santarém

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

10 Comentários em: Nélio dá emprego para irmã de secretária na pasta sob comando da esposa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Dedo Duro disse:

    Essa versão atualizada da família “LIRA MAIA” veio com um discurso negacionista e de cumprimento das regras do jogo (só quando convém).

  • Gustavo disse:

    Eh Nélio o que é que esse pessoal te devem ou vc pra eles para vc conseguir empregar tanta gente da família desses secretários e da vereadora Alba ? Kkkkk putz quanta imoralidade desses políticos estou esperando aqui quando vierem pedir voto vou jogar essa onda de.nepotismo na cara de vcs!

  • Paulo disse:

    Tudo competente, igual ao Sr Prefeito!

  • Mário Vargas disse:

    Novidade desse desgoverno. Tenho é vergonha!.
    Essa Jania nao faz nada no Ribeitinho.
    So faz passear

  • Rita disse:

    Vai pegar taca nas urnas quando lançar a mulher como candidata a deputada na tentativa desesperada de dar continuidade a suas maluquices

  • Lauro disse:

    Prevalecendo a velha política da proteção a família, o resto que se lasque. Esse Nelio Aguiar com.essa cara de bom moço só engana os babaca, não tem palavra e gosta mesmo é desse tipo de situações complicadas e embaraçosas

  • Gicele Monteiro dos Santos disse:

    Então já vou pleitear a minha vaga p assumir o cargo de professor de português de ensino fundamental de sexto ao nono ano, visto q fui aprovada no concurso de 2008. Por força de uma liminar da justiça, todos antes de mim foram chamados. Qdo chegou no meu nome, fui informada q não há mais vaga. Q devo aguardar o próximo concurso. Pode isso???

    1. Tadeu disse:

      Não não pode, vá atrás de seus direitos, as secretarias estão cheias de familiares desses políticos em acordos de campanha, pois professora faça valer seus direitos e não fique de fora,garanta seu salário vc lutou e estudou pra ser contemplada com essa vaga!

  • Manuel disse:

    “Obedece a legislação vigente”. Qual legislação? A oficial da República Federativa do Brasil, ou a da república da rapadura?

  • Bernado disse:

    Imorais esses pestes é mulher é marido, tudo farinha do mesmo saco!