Saturação de ex-prefeito vai a 98, e leitura da biografia de Obama chega à reta final
Ronan Liberal Lira, ex-prefeito de Santarém: estado de saúde muito bom, com saturação 98, apesar de infectado por covid-19. Foto: Reprodução

Chegou neste sábado (3) a 98 o nível de saturação do ex-prefeito de Santarém (PA) Ronan Liberal, 81 anos. É o melhor índice de oxigênio no sangue desde que ele testou positivo para o vírus da covid-19, o Sars-Cov-2.

Ronan Liberal está em isolamento domiciliar há cerca de 10 dias.

 

O normal é que a oxigenação esteja em 95% ou mais. Abaixo de 95%, a pessoa precisa passar por uma avaliação médica e exames, incluindo tomografia de tórax, para avaliar o grau de comprometimento do pulmão.

Advogado, Ronan tomou a primeira dose da vacina (AstraZeneca/Oxford) em fevereiro. A segunda está programada para maio. Sua esposa, Neide, 80 anos, também já tomou a primeira dose. Ela testou negativo para doença.

No isolamento, o ex-prefeito engatou a quinta marcha nas leituras. O primeiro volume da biografia de Barack Obama, ex-presidente dos EUA, chegou à reta final. Uma terra prometida tem 764 páginas.

Conheça a vacina

A vacina injetada no braço de Ronan Liberal foi desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade de Oxford em colaboração com o laboratório britânico AstraZeneca. É uma vacina “de vetor viral”: tem como base outro vírus (um adenovírus de chimpanzé) que foi debilitado e geneticamente modificado para impedir que o coronavírus se reproduza no organismo humano.

A forma como introduz o material genético nas células, ordenando-as a atacar o SARS-CoV-2, foi classificada como “cavalo de Troia”.

“O bom estado de saúde de meu pai, de acordo com médico consultado pela família, deve-se, sobretudo, ao fato dele ter tomado a primeira dose da vacina, ainda em fevereiro deste ano”, ressaltou o também advogado Ronan Liberal Jr (MDB), atual presidente da Câmara de Vereadores e filho do ex-prefeito santareno por duas vezes.


Assine, participe, comente no canal do Blog do Jeso no Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *